quinta-feira, 7 de junho de 2012

HISTÓRIA DE NOÉ


história de Noé (Gênesis 6,5 a 9,28) tem um prólogo (Gênesis 6,5-8) que estabelece o pano de fundo; a narrativa principal, que conta sobre a arca (6,9 a 8,18) e a aliança (8,19 a 9,17); e um epílogo (9,18-28) de degradação e morte. O prólogo menciona como Noé tornou-se um homem de destaque; a narrativa principal revela o resultado dessa distinção; e o epílogo mostra que ele não era suficientemente diferente dos demais.
Três verdades de abrangência universal são mencionadas na primeira referência a Noé: a maldade do homem, o arrependimento por haver feito o homem e a destruição do homem que ele criou. Gênesis 6,5-7.
A tradução de Gênesis 6,8 é exata: Noé, porém, achou graça / favor. Esta frase ocorre 40 vezes no Antigo Testamento. Esta palavra indica gentileza ou favor imerecido que poderia ser suspenso.
Noé tinha três características: Era justo no caráter, íntegro e tinha comunhão com Deus. Tinha uma obediência imediata à palavra do Senhor seu Deus. Ao receber a ordem para construir a arca (6,14-16), assim fez. Possuía uma sensibilidade espiritual à palavra do Senhor seu Deus, uma aceitação reverente das Escrituras seguida pela obediência da fé.
NoéDepois do Dilúvio, a aliança do Senhor com Noé foram elaborados em três formas: Houve uma consagração responsiva da parte de Noé (8,18-20); Deus estabelece as leis para uma vida obediente (9,1-7); e a aliança confirmada através de um sinal (9,8-17).
Noé é citado em pelo menos em vinte manuscritos antigos de povos como o hindu, o havaiano, o chinês etc. Manuscritos datados a. C. como o chinês por exemplo. Teve três filhos: Sem, Ham e Jafet (Sem, Cam e Jafé). Viveu de acordo com relatos da Bíblia 950 anos. 600 antes de do dilúvio e 350 depois do dilúvio.
Hoje a ciência e a arqueologia falam que este personagem não só existiu, mas que houve um dilúvio na região em que ele viveu.
Fonte de pesquisa:
“Quem é quem na Bíblia Sagrada.” Editado por Paul Gardner. Editora Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...