quinta-feira, 7 de junho de 2012

HISTÓRIA DO REI DAVI


Davi é o nome do maior rei de Israel. Sua história, suas realizações e seus problemas receberam um tratamento extensivo, de 1 Samuel 16 a 2 Reis 1 e em 1 Crônicas 2 a 29. Seu nome significa gracioso. É mais provável que esteja associado com a raiz hebraica dwd (amor).
DaviDavi era o mais novo dos oito filhos de Jessé (Yishai em hebraico), um efrateu de Belém (1 Samuel 17,11-12). Jessé era descendente da tribo de Judá e bisneto de Boaz e Rute, a moabita (Rute 4,18-22).
Na juventude, Davi cuidava dos rebanhos da família. Como pastor, aprendeu a cuidar dos animais, bem como a protegê-los dos predadores. Davi era também um bom músico (1 Samuel 16,18). Tinha talento musical, bravura, eloquência, boa aparência, mas acima de tudo, a presença do Deus de Israel em sua vida.
Davi era notável, tanto por seu amor a Deus como por sua aparência física (1 Samuel 16,12).
Depois que Saul foi rejeitado por sua desobediência, Davi foi rei numa cerimônia familiar pelo profeta Samuel e o Espírito do Senhor veio sobre ele de maneira poderosa (1 Samuel 16,13).
Davi e GoliasOs eventos que se seguem são marcados por algumas coisas: Davi triunfa sobre o gigante filisteu com uma funda e uma pedra (1 Samuel 17,50). Vai morar no palácio real e se torna comandante do exército de Israel. O amor do povo por ele causa ciúme em Saul que o persegue levando-o a se tornar um desterrado da terra de Israel. Depois da morte de seus perseguidores é ungido rei de Hebrom aos trinta anos de idade e reina pelo período de sete anos e meio. Depois é ungido sobre todo o Israel e reina por trinta anos e meio totalizando quarenta anos de reinado.
Rei DaviEm seu reino Jerusalém se torna capital e centro religioso de Israel (2 Samuel 6), desenvolvendo uma administração eficiente, pela qual era capaz de governar esse vasto império. Depois do reino fortalecido segue-se uma mistura de tragédia e providência divina. Seu pecado de adultério com a mulher do seu soldado (2 Samuel 11), seu arrependimento (Salmo 51). Incesto no meio da família, irmão matando irmão, filho o perseguindo e tentando lhe matar, mas triunfa sobre isto.
No término de sua vida realiza o objetivo de solidificar Israel. Foi um homem humilde e sua força estava no Senhor Deus, desde o princípio até o fim de seus dias.





Fonte de pesquisa:
Quem é quem na Bíblia Sagrada. Editado por Paulo Gardner. Editora Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...