terça-feira, 23 de julho de 2013

O EXEMPLO DE MARIA

MARIA, A MÃE DO NOSSO SALVADOR

Maria, a mãe do nosso Senhor e Salvador, era uma mulher jovem, fiel a Deus, seguidora da lei de Moisés, a lei, a qual Deus ordenara ao seu servo Moisés e a todo o povo de Deus. Certamente ela era obediente aos preceitos do Senhor Deus, de tal maneira que Deus achou graça na virgem que fora fiel a Deus na sua geração.
No livro de Isaias, no capítulo 8 vs 14, Deus disse que uma virgem conceberia e daria à luz um filho, e essa profecia se cumpriu na virgem Maria uma humilde serva do Senhor.
No evangelho de Lucas, vemos registrado uma linda história, onde essa virgem, fora avisada por um anjo por nome Gabriel, que fora enviado por Deus, para dar as novas à Maria.
Disse o anjo a Maria:  Salve, agraciada o Senhor é contigo:  bendita és tu entre as mulheres (Lc 1:28) e ainda disse mais no vs 30,  para que não temesse, pois ela tinha achado graça diante de Deus.  Deus era com Maria e achou graça na virgem, pois com certeza, ela era uma jovem fiel ao seu Deus, cumpridora da vontade do Senhor, na sua geração.  Assim, pôde ela alcançar da parte de Deus, essa graça, a maravilhosa oportunidade de carregar no seu ventre, o Salvador da humanidade.  Ele já existia, desde a eternidade, mas foi manifestado ao mundo, através de uma jovem fiel e temente a Deus.
Ela creu na palavra do Senhor, e alcançou dEle essa maravilhosa benção, e mesmo assim, continuou serva e humilde diante do Senhor.  Aquela que não conhecia varão, teve o privilegio, de dar à luz um filho, gerado pelo Espírito Santo de Deus.  Tudo isso, fruto da sua obediência a palavra de Deus.  E assim, veio Jesus ao mundo, o Unigênito de Deus, e o primogênito de Maria.  Deus cumpriu a promessa feita pelo profeta Isaias.
Devemos entender, que ela apesar de ser escolhida por Deus, para ser a mãe do Salvador, não deve ser cultuada e nem a ela serem dirigidas as nossas orações, pois ela foi um canal de benção, que Deus usou, para cumprir o seu propósito, que foi o de enviar o seu filho para salvar a humanidade.  Em nenhum momento ela tomou essa honra para si, pois sabia muito bem que isso foi obra do Altíssimo, a quem ela servia de todo seu coração. Precisamos por em nossa mente, que devemos cultuar somente a Deus, e em nome de Jesus, dirigir a Ele, nossas orações.
Ela foi escolhida por Deus, e O obedeceu, e hoje cabe a todos nós, que também somos escolhidos(as) por Ele, obedecê-lo e amá-lo, como fez Maria, a mãe de Jesus.  Certamente, ela foi um dos maiores exemplo de fé e obediência, que a Bíblia registra, sendo JESUS CRISTO, o maior exemplo.  Ele obedeceu ao Pai Celestial para nos salvar e nos reconciliar com Deus.  Ele foi obediente até a morte e morte de cruz(Filipenses 2:8). Portanto, que assim como Maria, somos agraciados com a benção da salvação, pois seu filho veio para salvar os que se haviam perdido, e todos nós que O aceitamos, somos filhos de Deus, assim como sua mãe era uma filha de Deus, serva do seu filho Jesus.  Ela certamente, seguia os passos de Jesus e obedecia a sua palavra, pois sabia que tinha gerado o Salvador de toda humanidade, onde ela também esta incluida.  A mãe do Salvador, foi salva pelo seu filho, e Deus nos convida a aceitar Jesus, como nosso Salvador.  Maria teve ainda, o privilégio de gerar filhos e filhas, em uma sociedade onde mulheres que não tinham filhos, eram discriminadas, Deus a abençoou abundantemente com essa benção de ser mãe, não só do Salvador, mas também de Tiago, José, Simão e Judas e também mulheres.  (Mt 13:55-56). Embora, há quem diga, que eram primos de Jesus, isso, para defenderem a doutrina da virgindade perpétua de Maria, como se fosse desonra para uma mulher, ser mãe.  A Bíblia nos ensina que os filhos são herança do Senhor(Salmos 127:3) e nos tempos bíblicos, desde o Gênesis, vemos que era considerado um opróbrio para as mulheres que não os tinham.  E Deus abençoou Maria plenamente até nesse aspecto.  Não há desonra alguma nisso, mas sim, a mão do Senhor estendida para sua serva.
Maria,  a serva do Senhor, nos deixou um grande exemplo, exemplo esse que deve ser seguido por toda a humanidade, o de ser fiel e obediente ao Salvador.  Somos fracos e falhos, mas com a ajuda do Espírito Santo, que foi enviado pelo Pai com a intercessão de Jesus depois da sua ressurreição, conseguiremos fazer a vontade do Pai amado, e juntos com Maria, estaremos um dia, para sempre juntos de Deus.  Ela fez a parte dela na sua geração e hoje está esperando a ressurreição dos mortos (há quem diga que ela já ressuscitou, mas isso é especulação, não é ensino dos apóstolos do Senhor Jesus), que se dará no arrebatamento da igreja, a qual, ela faz parte e nós também. Prossigamos nessa jornada, olhando para o alvo que é Cristo Jesus, Ele tem vitória para nós, o seu povo, e assim como Maria, podemos dizer :  A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.  (Lc 1:46-47).


Bíblia Sagrada
Edilberto Pereira (Bacharel em Teologia - FTL - FAECAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...