quinta-feira, 26 de setembro de 2013

MEU POSICIONAMENTO A RESPEITO DO SÁBADO

Há uma grande preocupação no meio de alguns grupos religiosos em se guardar esse ou aquele dia da semana. Os tais grupos se baseiam no Antigo Testamento como defesa do que pensam ou em algumas atitudes tomadas no Novo Testamento pelos apóstolos.  Algumas vezes lemos que Paulo disputava aos  sábados nas sinagogas com os judeus e que até circuncidou a Timóteo por causa desses, e que também os judeus que se converteram eram zelosos da lei(Atos 21:20), mas no Novo Testamento, não existe a obrigatoriedade de se guardar um determinado dia na semana aos que crêem em Jesus, no meio dos gentios.  Lemos no primeiro concílio da Igreja em Atos dos Apóstolos no capítulo 15 : 13 ao 29, Atos 21 : 25, que os apóstolos dirigidos pelo Espírito Santo, proibiram algumas práticas, mas nem mencionaram ou exigiram a guarda do sábado aos gentios(são todos aqueles que não são judeus) que se convertiam a Cristo, e também na Epístola do Apóstolo Paulo aos Romanos no capítulo 14:5 está escrito, que um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias.  Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo.  Seja para qual grupo Paulo escrevera,(talvez tenha sido para um grupo de judeus convertidos que congregavam na igreja de Roma), ele deixou claro que a guarda do sábado é uma questão de consciência pessoal e não de fé. Guarda do sábado não significa salvação.  Cada um esteja consciente da decisão que toma e não julguemos os que não tem a mesma opinião nossa. Com todo respeito aos que guardam o sábado,  mas a salvação não consiste em guardar esse ou aquele dia da semana, mas sim, na fé em Jesus Cristo. Creio no Antigo Testamento como a palavra de Deus, mas estamos em uma Nova Aliança, que é JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR.  Moisés foi um grande homem de Deus, o qual, Deus o usou poderosamente para libertar o povo de Deus da servidão no Egito e entregou a ele as tábuas da Lei, mas graças a Deus, hoje estamos na dispensação da graça, onde JESUS que é maior que o grande líder do povo de Israel, nos abriu o caminho.   Deus descansou da obra que fez (a Criação) no sétimo dia, mas isso não quer dizer que Ele ficou parado após ter terminado.  Antes de Moisés e da lei mosaica, não lemos se os patriarcas descansavam  nesse ou naquele dia, pois essa aliança foi feita com o povo de Israel por meio de Moisés (Dt 5:2-3), como também na Nova Aliança foi feita conosco, através de Jesus Cristo, e nessa aliança feita conosco, não nos foi imposta a obrigação de se guardar um determinado dia. Podemos citar também, o episódio ocorrido entre Jesus e o jovem rico, passagem essa que não vemos à cobrança da guarda de sábado por parte de Jesus, quando o jovem pergunta quais os mandamentos ele deveria guardar(Mt 19: 16-22). Quer seja o dia que você guarde, faça tudo para a glória de Deus e não ponha tropeço na vida do seu irmão, que como você, crê na salvação que há na pessoa bendita de Jesus Cristo.  Que Deus abençoe a todos os que, com o coração sincero buscam a agradar a Deus, mas que cada um se conscientize que a nossa salvação é pela graça, na fé no Filho de Deus e que tudo o que fizermos, precisamos fazer para agradar a Deus.  Quem guarda o sábado não peca e nem quem não guarda não peca, mas pecamos sim, quando somos contenciosos a respeito desse assunto e ficamos acusando uns aos outros. Que Deus nos conceda graça e misericórdia e que estejamos preparados para a vinda do Senhor, que certamente virá.

Bíblia Sagrada
Edilberto Pereira (Bacharel em Teologia - FTL - FAECAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...