domingo, 4 de maio de 2014

EPÍSTOLA DO APÓSTOLO PAULO AOS FILIPENSES


Filipenses

1.1   Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos,

1.2   graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

1.3   Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós,

1.4   fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações,

1.5   pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora.

1.6   Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.

1.7   Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo.

1.8   Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus.

1.9   E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção,

1.10   para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo,

1.11   cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.

1.12   Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho;

1.13   de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais;

1.14   e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus.

1.15   Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade;

1.16   estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho;

1.17   aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias.

1.18   Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei.

1.19   Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação,

1.20   segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte.

1.21   Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.

1.22   Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher.

1.23   Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.

1.24   Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne.

1.25   E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé,

1.26   a fim de que aumente, quanto a mim, o motivo de vos gloriardes em Cristo Jesus, pela minha presença, de novo, convosco.

1.27   Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;

1.28   e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus.

1.29   Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele,

1.30   pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu.



Filipenses

2.1   Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias,

2.2   completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.

2.3   Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.

2.4   Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.

2.5   Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

2.6   pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;

2.7   antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,

2.8   a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

2.9   Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

2.10   para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,

2.11   e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

2.12   Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;

2.13   porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

2.14   Fazei tudo sem murmurações nem contendas,

2.15   para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,

2.16   preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente.

2.17   Entretanto, mesmo que seja eu oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, alegro-me e, com todos vós, me congratulo.

2.18   Assim, vós também, pela mesma razão, alegrai-vos e congratulai-vos comigo.

2.19   Espero, porém, no Senhor Jesus, mandar-vos Timóteo, o mais breve possível, a fim de que eu me sinta animado também, tendo conhecimento da vossa situação.

2.20   Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses;

2.21   pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus.

2.22   E conheceis o seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai.

2.23   Este, com efeito, é quem espero enviar, tão logo tenha eu visto a minha situação.

2.24   E estou persuadido no Senhor de que também eu mesmo, brevemente, irei.

2.25   Julguei, todavia, necessário mandar até vós Epafrodito, por um lado, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas; e, por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades;

2.26   visto que ele tinha saudade de todos vós e estava angustiado porque ouvistes que adoeceu.

2.27   Com efeito, adoeceu mortalmente; Deus, porém, se compadeceu dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.

2.28   Por isso, tanto mais me apresso em mandá-lo, para que, vendo-o novamente, vos alegreis, e eu tenha menos tristeza.

2.29   Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse;

2.30   visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo.



Filipenses

3.1   Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas.

3.2   Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!

3.3   Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.

3.4   Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais:

3.5   circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu,

3.6   quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.

3.7   Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.

3.8   Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo

3.9   e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé;

3.10   para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte;

3.11   para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

3.12   Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.

3.13   Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas quepara trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,

3.14   prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

3.15   Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá.

3.16   Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.

3.17   Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós.

3.18   Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.

3.19   O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.

3.20   Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

3.21   o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.



Filipenses

4.1   Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor.

4.2   Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.

4.3   A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.

4.4   Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.

4.5   Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.

4.6   Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

4.7   E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

4.8   Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

4.9   O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.

4.10   Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.

4.11   Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.

4.12   Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;

4.13   tudo posso naquele que me fortalece.

4.14   Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação.

4.15   E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros;

4.16   porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades.

4.17   Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito.

4.18   Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus.

4.19   E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.

4.20   Ora, a nosso Deus e Pai seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

4.21   Saudai cada um dos santos em Cristo Jesus. Os irmãos que se acham comigo vos saúdam.

4.22   Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César.

4.23   A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.


Fonte :   Sociedade Bíblica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...