sexta-feira, 22 de agosto de 2014

É BÍBLICO O RECASAMENTO ?

Nos dias atuais, temos contemplado a dissolução de casamentos com muita freqüência.  Homens e mulheres por motivos diversos tem dissolvido seus casamentos.  Há uma estatística, que no Brasil a média de duração de um casamento está por volta de 15 anos, segundo dados de 2012.  O Acre é o Estado, onde os casamentos duram menos tempo, Maranhão e Rio Grande do Sul têm as uniões mais duradouras, em média 17 anos (Fonte :  IBGE; Terra).  
Podemos ler nas Escrituras Sagradas, que Jesus disse que, havendo infidelidade no casamento, pode existir o divórcio, porém não disse que é pra se contrair um novo matrimônio (Mt 5 : 31 - 32).  Penso eu que nenhum homem ou mulher é obrigado viver debaixo de servidão de ninguém, pois muitas vezes o convívio do casal é praticamente insuportável.  Porém, Jesus Cristo e nem os Apóstolos ensinaram que pode casar-se novamente.  Isso é fruto do sentimentalismo humano, e não o mandamento de Deus.  Jesus disse que nos dias de Moisés, o divórcio foi autorizado, por causa do endurecimento do coração do ser humano (Mt 19 : 8).  Nos escritos bíblicos, não temos base alguma para que haja o segundo casamento, só vemos a autorização para um novo casamento em caso de viuvez de um dos cônjuges.
O homem e a mulher precisa pedir a Deus, sabedoria e discernimento, para que se possa escolher um companheiro ou uma companheira, para se unirem conforme a vontade de Deus, para que não venham a desobedecer a Deus e por conseqüência dessa desobediência venham a se divorciar e contraírem novas núpcias.  Na 1ª carta do Apóstolo Paulo aos  Coríntios cap. 7, quando Paulo trata do assunto, não há indício que ele ensina que pode haver um recasamento, embora vemos claramente que há orientação que a pessoa pode se separar do seu cônjuge em caso de não haver condições de continuarem unidos, e essa decisão precisaria partir do cônjuge não cristão (1 Cor 7:15), mas não há indício que se manda ter um novo casamento e sim existe a orientação que se volte para o cônjuge ou que se fique sozinho(a) )1 Cor 7 : 10 - 11).
Em Romanos lemos que a mulher está ligada ao homem até o final da sua vida, isso com certeza vale para o homem também (Rm 7 : 2- 3).
Tendo em vista que biblicamente recasamento não é recomendado nem por Jesus Cristo e nem pelos Apóstolos, cabe aos cristãos orarem a Deus, para que Ele prepare segundo a sua vontade, a pessoa certa para que se case debaixo da benção de Deus e que o casamento dure até que a morte os separem.
A lei brasileira autoriza casar-se novamente após o divórcio, porém diante de Deus isso não é aprovado.
Certamente que Jesus disse que somente em caso de infidelidade caberia o divórcio, mas sabemos que atualmente não é somente por esse motivo que casais estão se divorciando, desobedecendo assim, o ensinamento de Jesus.  Segundo a PEQUENA ENCICLOPÉDIA BÍBILICA, de Orlando Boyer, editado pela CPAD (Casa Pulicadora das Assembleias de Deus), Cristo não disse que a lei de Moisés concedia o direito de divórcio, por causa de adultério(gr. Moichéia).  Ele disse; "Quem repudiar a sua mulher, não sendo por causa da fornicação(gr. Pornéia) e casar com outra, comete adultério(gr. Moichao). A lei de Moisés concedia o direito de divórcio no caso de fornicação mas não de adultério.
Em nome de Jesus, você que está com seu casamento em crise, pensando em divorciar, ore a Deus pedindo a Ele a restauração do seu matrimônio, pois Ele é poderoso para restaurar todas as coisas.


Bíblia Sagrada
Edilberto Pereira (Bacharel em Teologia - FTL - FAECAD)
Pequena Enciclopédia Bíblica - Boyer, Olando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...