quinta-feira, 17 de setembro de 2015

PENTECOSTALISMO NO BRASIL

Antes da chegada ao Brasil do missionário ligado à igreja Presbiteriana, fundador da igreja Congregação Cristã no Brasil em 1910 Luigi Francescon, e de Daniel Berg e Gunnar Vingren oriundos da igreja Batista, fundadores da Missão da Fé Apostólica, que posteriormente passou a se chamar Assembleia de Deus, há registros históricos do mover do Espírito na vida de alguns pastores batistas no sul do País, mais precisamente em Santa Catarina.  
 O pastor batista Paulo Malaquias recebeu o batismo no Espírito Santo em 1908, Ramada, Ijuí, Rio Grande do Sul, e o pastor leto-batista Pedro Graudin teve a mesma experiência em 1909, em Guaramirim (Bananal), Santa Catarina (Brasil); Neste mesmo ano, Karlis Andermanis, pastor da Igreja leto-batista de Rio Novo (Santa Catarina), recebeu o batismo no Espírito Santo com o falar em línguas estranhas.
Anteriormente aos dois maiores grupos pentecostais no Brasil, Deus pela sua bondade e misericórdia derramara do seu Espírito sobre alguns líderes batistas, não é mencionado aqui se houve derramamento do Espírito sobre outros membros dessas igrejas, mas o certo é que Deus já havia começado a obra no Brasil.
Em 20 de abril de 1910 em Santo Antonio da Platina(PR), e em 20 de junho de 1910 em São Paulo, houve batismos no Espírito Santo no meio dos membros da Congregação Cristã no Brasil, e em 10 de junho de1911, a crente batista Celina Albuquerque, recebeu o batismo no Espírito Santo em Belém do Pará.
Em 1923, o missionário Gunnar Vingren, teve informações que em Santa Catarina havia um movimento pentecostal em andamento.  Vingren viajou para o Sul e pôde constatar a veracidade do fato que o Pentecostes havia sido implantado em solo catarinense. Acredito que esse movimento seja fruto dos que tiveram experiência em 1908 e 1909 no Sul.
Hoje, o Brasil é o país com o maior número de Pentecostais no mundo. 
Deus continua operando maravilhas no meio do povo que nele crê.  Como sinal que a obra que começou no dia de Pentecostes, continua viva no seio da Igreja de Cristo, multidões que aceitam a Cristo como Salvador têm sido participantes da promessa do Pai, que prometeu que batizaria os crentes no Espírito Santo, e têm cumprido a sua promessa.
Com a intercessão de Jesus, o Pai ainda continua batizando aqueles que crê, e a sua promessa tem se cumprido na vida de milhões de cristãos.


Fonte :  CPAD 
             Centro de Estudos Pentecostais
              As Assembleias de Deus no Brasil - Sumário Histórico Ilustrado

             Edilberto Pereira (Bacharel em Teologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...