quarta-feira, 21 de outubro de 2015

QUAL ERA O IDIOMA FALADO ANTES DA TORRE DE BABEL ?


Uma das narrativas mais conhecidas do livro de Gênesis é a história da Torre de Babel (Gên. 11). As pessoas tentaram construir uma torre para chegar até os céus, mas foram impedidos duramente por Deus. Ele os puniu pela sua arrogância criando uma abundância de idiomas que os prevenia de comunicar entre eles. Qual era o idioma que as pessoas falavam antes do pecado da Torre de Babel?


A TRAGÉDIA DE BABEL

A história da Torre de Babel começa assim: "Todo o mundo tinha um idioma comum e falava a mesma língua" (Gen. 11:1). Qual era esse idioma? De acordo com a tradição judaica, o idioma original do mundo era o Hebraico. Antes da Torre de Babel, tudo era falado em hebraico. Isso significa que Deus criou o mundo em hebraico, Adão e Eva falavam hebraico, assim como Noé. Mas depois da Torre de Babel, a humanidade foi dividida em milhares de idiomas. Onde podemos encontrar esse hebraico original, primordial? Na Bíblia, claro!

REVERTA O PECADO DE BABEL

Não há nada mais gratificante do que ler o Antigo Testamento em hebraico. Talvez você esteja se perguntando: como é que sabendo Hebraico Bíblico irei entender muito melhor o Antigo Testamento? Veja este exemplo. Na história da Torre de Babel, encontramos o versículo a seguir: "Por isso foi chamada de Babel — porque ali o SENHOR confundiu a língua do mundo inteiro" (Gên. 11:9). Ao ler este versículo em português, não faz muito sentido. Mas se você ler o original em hebraico, encontrará um trocadilho. A palavra "confundiu" em hebraico é balal (בלל), que soa similar ao nome babel (בבל). Agora você entende a origem do infame nome "Babilônia".

Fonte :  eteacherbiblical

23 comentários:

  1. O hebraico é só uma porra de idioma como qualquer outro. E mais: assim como a maioria dos idiomas do primeiro milênio após a torre de babel, o hebraico nasceu junto com muita tosse outros. Portanto, é RIDÍCULO afirmar q o hebraico era o idioma universal da antiguidade. Mas deveria ser um idioma riquíssimo, inigualável a qualquer um dos existentes na época e atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com um comentário tão seguro e com tantas afirmativas acredito que você possa me dizer qual era o idioma universal da antiguidade, certo??

      Excluir
    2. Prezada amiga Mileygine Rabelo,
      Primeiramente quero te agradecer pela visita no meu blog, e pedir desculpas pela demora em responder.
      Segundo o autor da postagem essa é uma tradição judaica, achei interessante e postei no meu blog.
      Todos nós temos liberdade para aceitar ou não a opinião do autor. Como já digitei acima, achei uma postagem interessante. Agora se foi o hebraico ou não, isso não tenho como responder, embora que como cristão não vejo que seja algo tão absurdo.

      Que Deus te abençoe em o nome de Jesus.

      Excluir
    3. Boa noite anônimo. Deus te abençoe pela visita no blog.
      Pessoalmente não vejo nada de RÍDICULO o autor ter esse pensamento. Somos livres para aceitar ou não a opinião das pessoas.

      Deus te abençoe em o nome de Jesus.

      Excluir
    4. O Anônimo é um grosso, mas o professor precisa estudar!

      Excluir
  2. De facto fico plenamente acordado com Ediberto, mais companheiro André não seja negligente faz um estudo bíblico faz entender e compreender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Anônimo, o mais ridículo mesmo, é o início de sua fala, ou seja, usando palavrão em discussão das coisas de Deus. Não tens crédito algum.

      Excluir
    2. Concordo, mas afirmar que Deus criou o Mundo em hebraico é bem ofensivo também!

      Excluir
  3. Boa tarde na paz do Senhor Jesus,
    Agradecemos por sua participação(Unknown) em nosso blog.
    Deus te abençoe em o nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Conforme Gen 11 pode-se observar que a princípio havia só uma lingua universal falada pelos homens e só depois que vai haver as divisões, Prof. msc. Edmilson

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde na paz do Senhor Jesus,
    Agradecemos a sua participação em nosso blog, Prof. msc. Edmilson.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da ideia até porque quem estava no comando da construção não tinha temor aumentar criador e ele não teve nenhum poblema d confundir as suas línguas.eu acredito que o criador Fez questão d ciocuta deles.e alguém da aquela época ficou com o nome original d criador por está escrito acrescente o meu nome sobre os filhos de Israel é eu os abençoarei!!! Vocês sabem o nome dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus.

      Agradeço pela sua visita em nosso blog. Deus te abençoe, em nome de Jesus.

      YHWH em hebraico, que em Português é traduzido como Senhor.
      Salmos 83:18 - Jeová
      Amós 5:8 - Senhor
      Isaías 42:8 - Senhor

      Deus se apresentou a Moisés como o EU SOU. Exôdo 3:14

      Excluir
  7. Na verdade a língua hebraica é língua original desde Adão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus, Ednaldo dos Santos.

      Agradeço pela sua visita no nosso blog, e esperamos que continue nos visitando, dando a sua contribuição, que será bem vinda.
      Deus te abençoe, em nome de Jesus.

      Excluir
  8. Você é um ignorante, independente de tua crença, crer que Deus fez o Mundo em Hebraico e postar isso de forma semi acadêmica, isso até seria um impeditivo para que o Mundo ficasse pronto em seis dias, foi em hebraico sim que ordenou se a morte de seu filho na cruz seu imbecil arrogante e acima de tudo ignorante, você me dá vergonga alheia.
    Estude sobre o chamado "Adamico"
    Ou talvez só estudar ja te ajude!
    Perdão por minha sinceridade apesar de tua afirmação não ter perdão, respeite teu próprio povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a Deus pela sua visita ao nosso blog.
      Visite-nos mais vezes se quiser.

      Confesso que não entendi a sua indignação. É contra o autor do texto ?

      Não vejo como uma postagem seria impeditivo para a criação do mundo. O Criador é Soberano e fez e faz tudo conforme o querer Dele.

      Estou sem entender o motivo da revolta contra esta postagem. O autor do texto crê que a língua falada antes da Torre de Babel era o hebraico. Eu não vejo nada de absurdo nisso.


      Que Deus te abençoe, em nome de Jesus.

      Excluir
    2. A paz do Senhor irmão. Não tente entender irmão essa tal revolta, simplesmente o motivo é que a língua mencionada como original foi o Hebraico, que remete ao Cristianismo e ao nosso Deus Único criador de tudo. Isso já é motivo para eles rss...se fosse qualquer outra língua mencionada como a original, com certeza poderia haver discordâncias, mas não com essa revolta toda. Infelizmente tudo que remete Ao Senhor já é motivo para revolta, porque não crêem e não conseguem entender nossa alegria de viver no Senhor. Mesmo motivo dos terroristas que atacaram Israel recentemente. Só nos basta é orarmos por todos esses para que seus olhos sejam abertos para a verdade que há em Cristo Jesus. Deus abençoe a todos e vamos ser civilizados e aceitar os comentários alheios.

      Excluir
    3. A paz do Senhor Jesus, TCSX.

      Agradeço pela tua visita em nosso blog e pelo comentário.

      Deus te abençoe, em nome de Jesus.

      Excluir
  9. Eu particularmente creio que o hebraico surgiu de uma mistura de línguas e dialetos Abraão saiu de UR dos caldeus Mesopotâmia aonde o idioma era sumeriano e creio que ele também falava outros dialetos como dos cananeus egípcio enfim como ele viajou muito além de fluente em arcadiano que era sua língua natal falava fluentemente outras devido aos seus negócios como nômade portanto acho que o hebraico nasceu como uma linguagem entre seu clã com mistura de muitos idiomas
    Assim como o nosso idioma tem mistura de linguas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus diácono Fábio. Agradecemos pela sua visita ao nosso blog, e pela sua participação.
      Deus te abençoe, em nome de Jesus.

      Excluir

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...