domingo, 22 de novembro de 2015

DÉBORA, UMA MÃE EM ISRAEL



Quase todos os principais heróis da Bíblia são homens: Abraão, Moisés, Isaías e Jesus. E as heroínas? Vamos aprender um pouco mais sobre uma das mulheres mais poderosas na Bíblia, uma das poucas mulheres que é conhecida como profetiza. Você sabe quem foi ela?


UMA JUÍZA COM FERRÃO DE ABELHA

Antes do estabelecimento da monarquia sob o reinado de Saul, líderes locais chamados shoftim (juízes) serviram como líderes dos israelitas. Essa época ficou conhecida como o período dos Juízes, e a maioria dos juízes era homem, com apenas uma exceção: Débora. Ela é famosa por liderar os israelitas na batalha contra os cananeus no vale de Jezreel, como está escrito no capítulo 4 do livro de Juízes. O nome Débora significa "abelha" em hebraico, uma alusão à ferroada que ela infligiu aos cananeus.

UMA MULHER BÍBLICA EXCEPCIONAL
O mais incrível de Débora são os títulos que ela recebe na Bíblia: "E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo" (Juízes 4:4).
Se o fato de Débora - uma mulher - ter servido como juíza já não era suficientemente surpreendente, a Bíblia ainda se refere a ela como profetiza. A palavra hebraica neviah (נביאה), que é o feminino da palavra profeta (navi), é muito rara e aparece apenas cinco vezes em toda a Bíblia. Mas o capítulo seguinte da Bíblia exalta Débora ainda mais: "como mãe em Israel você se levantou" (em b’Yisrael) (Juízes 5:7). É a única vez que esse título aparece na Bíblia, fazendo de Débora uma matriarca verdadeiramente excepcional.

Fonte :  eTeacherBiblical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...