quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

BÍBLIA NO OCIDENTE

Bíblia - Conjunto de Livros, escritos no hebraico, grego e aramaico, que contam como foi criação do mundo, a história dos primeiros povos, a formação do povo de Deus, a Lei, os Juízes, os Profetas, e a vinda de Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, a sua obra aqui na Terra e a História dos cristãos primitivos, e a doutrina dos Apóstolos, e livro das revelações do Apóstolo João.
A Bíblia é dividida em: Velho Testamento, escrito em hebraico e alguns trechos em aramaico e o Novo Testamento escrito em grego.

Livros que compoem a Bíblia da Igreja Católica Romana

Velho Testamento

Pentateuco - os 5 primeiros livros : Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Históricos - Josué, Juízes, Rute, 1° e 2° Samuel, 1° e 2° Reis, 1° e 2° Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, e 1° e 2° Macabeus.

Sapienciais ou Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico.

Proféticos - Isaias, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias (Obadias), Jonas, Miqueias, Naum, Sofonias, Habacuc, Ageu, Zacarias, Malaquias.

Total de 46 livros no Velho Testamento.

Novo Testamento 

Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João.

História da Igreja - Atos dos Apóstolos.

Epístolas de São Paulo - Romanos, 1ª e 2ª Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1ª e 2ª Tessalonicenses. 

Epístolas Pastorais -  1ª e 2ª Timóteo, Tito.

 Filêmom.

Autor desconhecido - Hebreus

Epístolas Católicas - Tiago, 1ª e 2ª Pedro, 1ª, 2ª e 3ª João, Judas.

Revelação - Apocalípse

Total de 27 livros no Novo Testamento, totalizando assim, 73 livros, enquanto a Bíblia Protestante contém 66 livros, 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento.

Livros que não estão incluídos na Bíblia Protestante - Tobias, Judite, 1º e 2º Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, totalizando 7 livros, que são chamados deuterocanônicos.


Fonte :  Bíblia Sagrada Ave-Maria, Bíblia Sagrada , Tradução da CNBB, Bíblia de Estudo Dake.

Pesquisado por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...