sábado, 20 de agosto de 2016

SABEDORIA - TEMOR DO SENHOR

Sabedoria é o processo de discernimento no qual escolhas são pesadas e as alternativas são julgadas.  Para a pessoa que segue a Deus, as escolhas devem  ser sempre feitas mantendo os propósitos e desejos de Deus.
No Antigo Testamento, a sabedoria era usada de uma variedade de formas.  Sua utilização ia desde uma descrição de uma habilidade artística (Êx 36.1-3) e economia financeira (Pv 8.18-21) até a habilidade de discernir a verdade.  A sabedoria é considerada como sendo muito prática de ser aplicada.  Ela fui de um reverente temor a Deus e um profundo respeito pela Palavra de Deus (Pv 1.7; 2.6).  A pessoa sábia é repetidamente descrita como alguém que reconhece, se baseia e confia no entendimento superior de Deus.  Decisões sábias são aquelas que mantém uma pessoa longe de tudo aquilo que é mau e perverso (Pv 2.7-9,12).
A literatura específica sobre sabedoria na Bíblia - Jó, Provérbios, Eclesiastes e alguns Salmos - contém passagens que oferecem conselhos muito práticos e trazem observações sobre o resultado das escolhas sábias e das escolhas tolas.  Ao longo do livro de Provérbios, a sabedoria é representada como uma mulher (veja Pv 1; 8-9).  A sabedoria implora e suplica para mulheres e homens escolherem o caminho que leva à saúde e à vida, o caminho do temor ao Senhor que traz propósito e significado à vida e o desenvolvimento de um relacionamento à vida e o desenvolvimento de um relacioamento vivo com Deus.  A sabedoria de Provérbios é aplicada de uma forma especial aos muitos relacionamentos que as pessoas têm; esposa-esposo; mãe-filhos; filha(o)-pais; amiga(o)-amiga(o); empregada(o)-empregador; e vizinha(o)-viznha(o).
A sabedoria para o crente é um conhecimento da vontade de Deus que permite que ele viva uma vida que é agradável ao Senhor (Cl 1.9-10).  Ela fica evidente quando uma pessoa vive uma vida que é marcada por pureza, paz, mansidão, um espírito doador, misericórdia e "bons frutos, imparcial, sem fingimento" (Tg 3.17).
A Bíblia diz que o Senhor dá sabedoria livremente e sem censura para todos que pedem a ele (Tg 1.5-6).  Em outras palavras, se pedirmos com fé, o Senhor nos mostra o que fazer, o que dizer e como viver.  Podemos contar com ele para reverlar-nos sua resposta.

Fonte :  A Bíblia da Mulher; leitura, devocional, estudo, 2ª edição.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...