terça-feira, 4 de abril de 2017

LÓGICA

SILOGÍSMO, INDUÇÃO, ANALOGIA E SOFISMA

1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa trazer ao leitor um resumo de qual o significado de alguns assuntos referentes a Lógica como:  Silogismo que é um sistema dedutório, Indução que é um processo para se chegar a verdade, Analogia que é relação de semelhanças entre coisas diferentes e Sofisma que é uma argumentação falsa.

2 - SILOGISMO
Sistema dedutório simples criado por Aristóteles, o estagirita.
Compõe-se de três partes: 1ª premissa, 2ª premissa e conclusão. Esta tem como sujeito, a indicação posta na segunda premissa (a menor) e como predicado, a tese declarada na primeira premissa (a maior).
Significado de Silogismo
[Lógica] Raciocínio que se pauta na dedução, composto basicamente por duas premissas ou proposições (maior e menor), a partir das quais se alcança uma conclusão.  Exemplo: " todos os homens são mortais. Antônio é homem. Logo, Antônio é mortal.".
Todos os Paulistas são Brasileiros. (Premissa  maior)
 Lucas é Paulista. (Premissa menor)
 Logo Lucas é Brasileiro.  (Conclusão)
 Sinônimos de Silogismo
 Silogismo é sinônimo de: argumento, raciocínio, dedução

3 - INDUÇÃO
Processo para se chegar a verdade, partindo de um determinado fato, com a finalidade de chegar a uma conclusão genérica, isto é, do particular para o geral.
A indução é um tipo de raciocínio que consiste em afirmar uma verdade generalizada a partir da observação de alguns elementos.
Exemplos:
“Mário é brasileiro e gosta de futebol, assim como João, Pedro, Henrique, Maria, Joana e outros. Portanto, todo brasileiro gosta de futebol”
Todos os cães que foram observados tinham coração. Portanto, todos os cães têm um coração.
O cobre é condutor de eletricidade, e o ouro, e o ferro, e o zinco, e a prata também...; logo, o metal (isto é, todo metal) é condutor de eletricidade
Significado de Indução
Ação de induzir; instigação.
Raciocínio que vai do particular ao geral. (A indução desempenha papel fundamental nas ciências experimentais.).
Embriol. Ação de certas regiões embrionárias, que provoca a diferenciação das regiões vizinhas num sentido determinado.
Indução eletromagnética, produção de correntes num circuito, em consequência da variação do fluxo de indução magnética que o atravessa.
Indução magnética, grandeza que caracteriza a densidade do fluxo magnético que atravessa uma substância.
Motor a indução, motor elétrico de corrente alternativa sem coletor, de que somente uma parte (rotor) é ligada à rede, trabalhando a outra por indução.
Sinônimos de Indução
Indução é sinônimo de: persuasão, induzimento, instigação, sugestão, ilação

4 - ANALOGIA
Proporção, correspondência, relação de semelhanças entre coisas diferentes.
Analogia : sobre, acima, elevação, ação de elevar, de arrebatar para o alto. O termo "analogia" portanto, dá a entender que se trata de uma relação em sentido ascendente. Dois objetos estão unidos por uma relação de analogia estão conectados por cima: é em seus aspectos superiores , e por eles, que os entes podem estar em analogia. O que estabelece uma analogia entre dois entes, portanto, não são as similitudes que apresentam no mesmo plano, mas o fato de que emanam de um mesmo princípio, que cada qual representa simbolicamente a seu próprio modo e nível de ser, e que contendo um em outro, é forçosamente superior a ambos.
Analogia (ou raciocínio por semelhança) é uma indução parcial ou imperfeita, na qual passamos de um ou de alguns fatos singulares não a uma conclusão universal, mas a uma outra enunciação singular ou particular, inferida em virtude da comparação entre objetos que, embora diferentes, apresentam pontos de semelhança:
É claro que o raciocínio por semelhança fornece apenas uma probabilidade, não uma certeza. Mas desempenha papel importante na descoberta ou na invenção.
Exemplos:
"Os patins estão para o patinador, assim como os esquis estão para o esquiador", ou seja, a relação que os patins estabelecem com o patinador é idêntica à relação que os esquis estabelecem com o esquiador.
Paulo sarou de suas dores de cabeça com este remédio.
Logo, João há de sarar de suas dores de cabeça com este mesmo remédio.
Significado de Analogia
Relação de correspondência ou de semelhança entre coisas e/ou pessoas distintas: analogia entre o diamante e o grafite; analogia entre o jornalista e o escritor.
Comparação; em que há ou pode ser feita uma comparação: analogia entre obras.
[Jurídico] Operação lógica através da qual um caso que, não sendo previsto pela lei, recebe a mesma norma jurídica de ações que lhe são parecidas.
[Linguística] Ação processual de mudança linguística que altera uma forma para fazer com que a mesma se enquadre num modelo já existente.
[Filosofia] Kant. Analogias da experiência. Refere-se aos princípios que direcionam a ligação entre os fenômenos.
(Etm. do latim: analogia)
Sinônimos de Analogia
Analogia é sinônimo de: comparação, conformidade, semelhança

5 - SOFISMA
EXEMPLOS:
As pessoas que querem emagrecer fazem dietas. As dietas recomendam o consumo de verduras e peixe. Ora, elefantes comem verduras e baleias comem peixe. Assim, quem faz dieta engorda!
Sabe-se que as baratas sobreviveriam a uma guerra nuclear. Tem-se que a
esperança é última que morre. Logo, a barata é o símbolo da esperança
Boa parte dos programas dos políticos ou dos partidos políticos. Para galgar o poder sempre prometem fazer o melhor e, corriqueiramente, "esquecem" o prometido para agir de forma inversa.
Significado de Sofisma
Sofisma é uma argumentação falsa, com a aparência de verdadeira. Tapeação; burla; falácia; logro; ardil.
Raciocínio vicioso, aparentemente correto e concebido com a intenção de induzir em erro; paralogismo.
[Lógica] Premissa ou argumentação cujo propósito se estabelece na intenção de produzir uma ilusão da verdade, apresentando uma estrutura lógica mas, além disso, relações incorretas e propositalmente falsas.
.[Lógica] Discussão argumentativa que supostamente demonstra a verdade, contudo possui em sua essência características ilógicas.
[Por Extensão] Todo discurso tendencioso cuja intenção reside na ideia do erro, proposto ardilosamente por quem o exprime.
[Informal] Ação realizada com a intenção de ludibriar, enganar; mentira.       (Etm. do grego: sophisma)

Sinônimos de Sofisma
Sofisma é sinônimo de: paralogismo, chicana, ardil, cavilação
6 – ARGUMENTAÇÃO SOBRE O DESTINO ETERNO DE SALOMÃO  Ler o livro de Eclesiastes e argumentar defendendo que Salomão morreu: salvo ou perdido ou sem definição.
O autor escreveu durante esse tempo de exploração interna e externa, que não deixava esperanças de futuro melhor para o povo. Num mundo sem horizontes, ele fez um balanço sobre a condição humana, buscando apaixonadamente uma perspectiva de realização.
Para ensinar os caminhos para realizar a vida e a felicidade, o autor desmonta as ilusões que um determinado sistema de sociedade apresenta como ideal (riqueza, poder, ciência, prazeres, status social, trabalho para enriquecer etc.) e coloca uma pergunta fundamental: «Que vantagem tem o homem de todo o seu trabalho, que ele faz debaixo do sol.
Em vez de cair no desespero, o autor descobre duas grandes perspectivas: Primeiro, descobre Deus como Senhor absoluto do mundo e da história, devolvendo a  Deus a realidade de ser Deus. Depois, descobre o Deus sempre presente, fazendo o dom concreto da vida para o homem, a cada instante e continuamente. Isso leva o homem a descobrir que a própria realização é viver intensamente o momento presente, percebendo
o como lugar de relação com o Deus que dá a vida. Intensamente vivido, o momento presente se torna experiência da eternidade, saciando a sede que o homem tem da vida. Todavia, para que se possa de fato viver o presente é preciso usufruir o fruto do próprio trabalho (3.13, 22). E também que todo homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho.  Isso é um dom de Deus.  Pelo que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras; porque esse é o seu quinhão; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?  
 O Livro de Eclesiastes é convite para destruir e construir. Destruir uma falsa concepção a respeito de Deus e da vida, muitas vezes justificada por concepções teológicas profundamente arraigadas. Depois, construir uma nova concepção de vida, a vida que é um dom gratuito de Deus para que todos a partilhem com justiça e fraternidade. Só então todos poderão ter acesso à felicidade, que consiste em usufruir a vida presente que, intensamente vivida, é a própria eternidade.  Como conclui o próprio pregador: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau". (Ecl 12:13, 14).
Aplicar os conselhos do livro de Eclesiastes certamente nos ajudará a ter uma vida feliz e significativa. Além disso, temos a garantia de que isso “resultará em bem para os que temem o verdadeiro Deus”. Então, sejamos firmes em nossa determinação de ‘temer o verdadeiro Deus e guardar os seus mandamentos’. — Eclesiastes 8:12 Ainda que o pecador faça  mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem,  eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, aos que  temerem diante dele;


CONCLUSÃO

 Depois de estudar e refletir sobre o livro de Eclesiates, e mediante a pergunta sobre Salomão, se morreu salvo ou perdido ou sem definição: Penso eu que ele alcançou a salvação ou seja morreu salvo. Tirei a minha conclusão em todo o livro de Eclesiates, principalmente   no capitulo 12.13,14.
De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.
 Foi  o que Salomão concluiu  para a sua vida,  e com a sabedoria ao qual recebera de Deus, deixou esta advertência (conselho) para as gerações futura  “ TEMER A DEUS E GUARDAR OS SEUS MANDAMENTOS. Pois a única coisa que realmente importa é viver e ser feliz com o que temos e alcançamos, e o mais importantes, é, Temer a Deus e tê-LO em conta em todas as nossas atividades e em todos os nossos dias. 



BIBLIOGRAFIA

Bíblia de Estudo Pentecostal Almeida Revista e Corrigida
http://vendedorvende.blogspot.com.br/2013/11/tipos-de-argumentacao-deducao-inducao-e.html
www.dicionarioinformal.com.br/Silogismo%20/
https://www.dicio.com.br/silogismo/
 www.dicionarioinformal.com.br/significado/indução/10854/
  ttps://www.dicio.com.br/inducao/
https://www.dicio.com.br/analogia/
https://www.dicio.com.br/sofisma/
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Eclesiastes

Trabalho feito por Maria de Fátima Santos Pereira -  bacharelando em Teologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...