domingo, 3 de dezembro de 2017

A CONCEPÇÃO DO SALVADOR

Encarnação

"Quando na plenitude dos tempos (Gl 4.4), o anjo Gabriel comunicou a Maria que ela seria o instrumento da encarnação de Jesus, disse-lhe: 'Em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus' (Lc 1.31). [...] Jesus, o 'Deus bendito eternamente' (Rm 9.5), fez-se homem.  Esse mistério chama-se encarnação.  A Bíblia diz:  'grande é o mistério da piedade:  aquele que se manifestou em carne' (1Tim 3.16).  A doutrina da encarnação de Jesus excede tudo o que o entendimento humano possa compreender; porém, desse milagre depende a substância do Evangelho da salvação e a doutrina da redenção".

O Nascimento Virginal

Provavelmente, nenhuma doutrina cristã é submetida a tão extenso escrutínio quanto a do nascimento virginal, e isto por duas razões principais.  Primeiro, esta doutrina depende, para a sua própria existência, da realidade do sobrenatural.  Muitos estudiosos, nestes últimos dois séculos, têm desenvolvido um preconceito contra o sobrenatural; e esse preconceito tem influenciado seu modo de analisar o nascimento de Jesus.  A segunda razão para a crítica do nascimento virginal é que a história do desenvolvimento de sua doutrina nos leva para muito além dos simples dados que a Bíblia fornece.  A própria expressão 'nascimento virginal' reflete essa questão.  O nascimento virginal significa que Jesus foi concebido quando Maria era virgem, e que ela ainda era virgem quando Ele nasceu(e não que as partes de Maria tenham sido preservadas, de modo sobrenatural, no decurso de um nascimento humano).
Um dos aspectos mais discutidos do nascimento virginal é a orígem do próprio conceito.  Alguns estudiosos têm procurado explicá-la por meio de paralelos helenísticos.  Os enlaces que os deuses e deusas mantinham com seres humanos, na liturgia grega da antiguidade, são alegadamente os antecedentes da ideia bíblica.  Mas essa teoria certamente desconsidera a aplicação de Isaías 7, em Mateus 1.
Isaías 7, com sua promessa de um filho que nascerá, é o pano de fundo do conceito do nascimento virginal.  Muitas controvérsias têm girado ao redor do termo hebraico 'almah, conforme usado em Isaías 7.14.  A palavra é usualmente traduzida por 'virgem', embora algumas versões traduzam por 'jovem'.  No Antigo Testamento, sempre que o contexto oferece nítida indicação, a palavra  significa uma virgem com idade para casamento" (HORTON, Stanley M. 1.ed. Rio de Janeiro:  CPAD, 1996, p.322)

Fonte:  Lições Bíblicas - 4° Trimestre de 2017  -  Adultos  -  Claiton Ivan Pommerening

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...