terça-feira, 8 de outubro de 2013

A GRAÇA DE DEUS PARA COM A HUMANIDADE

Paulo na sua carta a Tito disse :  Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens (Tt 2:1).  Um dos conceitos da graça de Deus é o favor imerecido de Deus para com a humanidade (Ef 2:8-10) e também é a boa vontade de Deus para com os homens, o desejo de abençoar a todos (Hb 4:16).
Vemos alguns grupos ou pessoas na palavra Deus, que foram alcançadas por essa graça e passamos a expor aqui, com grande júbilo, pois nessas passagens bíblicas vemos o quão grande amor Deus tem pela humanidade. Das inúmeras pessoas que foram agraciadas por Deus, veremos nessas poucas linhas, quatro ocasiões que nos mostram a bondade de Deus para com os homens.
Em um, dos muitos casos que Deus abençoou àqueles que a Ele se chegaram, está a mulher pecadora, a qual era desprezada pelos homens, mas Deus, pela sua bondade e misericórdia, teve compaixão, salvando e perdoando seus pecados.  Ela não era merecedora, mas a graça de Deus a alcançou e assim, essa mulher foi beneficiada pelo Altíssimo (Lc 7:36-50).  Deus olhou para ela com seu olhar de misericórdia e com grande amor, restaurou a sua vida, como ainda hoje Ele continua restaurando a vida de muitos.
Pedro, um dos discípulos de Jesus, que o negara perante algumas pessoas (Jo 18:15-27), recebeu de seu Mestre o perdão, o consolo e fora também um dos beneficiados pela graça de Deus (Mc 16:7). Pedro negou seu Mestre, mas se arrependeu e pôde sentir novamente o amor de Deus por ele e se tornou um atalaia na mão do seu Senhor após o derramamento do Espírito Santo sobre os que estavam reunidos no cenáculo (At 2 ).
Outro registro bíblico da graça de Deus, foi quando após a morte, ressurreição e ascenção de Jesus Cristo, um homem por nome Cornélio, que era uma homem piedoso e temente a Deus (At 10:2) também recebeu de Deus esse maravilhoso presente.  Certamente Deus conhecia o coração desse varão e vendo sua sinceridade enviou-lhe Pedro, que foi com alguns irmãos de Jope(At 10:23)  para falar-lhe da salvação na pessoa de Jesus Cristo e, não só ele como seus parentes e amigos ouviram a palavra do Senhor e foram alcançados por essa tão maravilhosa graça (Atos 10:1:48).  Deus abençoou Cornélio e a todos que estavam com ele ouvindo a palavra de Deus, sendo esses o primeiro grupo de gentios a se converterem a Jesus Cristo, mostrando assim que a graça foi manifestada para todos os homens.
E o último relato dessas poucas linhas, é mister que lembremos de Saulo de Tarso, um perseguidor da Igreja do Senhor, que teve um encontro com Cristo no caminho de Damasco, onde iria trazer os seguidores de Jesus, presos para Jerusalém (At 9:2), mas o Senhor Jesus, pelo seu grande amor, salvou esse homem e o fez um canal de benção, o enviando para pregar  para os gentios, para os reis e para os filhos de Israel (At 9;15) e esse se tornou conhecido como o apóstolo dos gentios.Vimos nesses relatos, que seja qual for o modo de vida do ser humano, todos, precisam passar pelo novo nascimento (Jo 3:3-5), pelo qual o homem se torna uma nova criatura (II Cor 5:17) e tudo isso é o fruto da graça de Deus que alcançou as pessoas no passado e ainda hoje continua transformando vidas e demonstrando aos homens e mulheres dessa geração que Ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente (Hb 13:8).

Bíblia Sagrada
Edilberto Pereira (Bacharel em Teologia - FTL - FAECAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...