Era o primeiro compartimento do templo do templo e era rigorosamente restrito aos sacerdotes, qualquer outro que tentasse entrar seria morto pelo próprio Senhor. Existiam 3 objetos dentro do Santo Lugar: a mesa com os 12 pães da proposição (comunhão), o candelabro de 7 braços e o altar do incenso.
A mesa: Todo sábado se colocava 12 pães frescos ali. Ex. 25.23-30, Lv. 24.5-9. Os sacerdotes comiam esses pães no Lugar Santo.
O Candelabro: Tinha 7 braços com 7 lâmpadas que ficavam acesas 24 horas e não podia se apagar, ele iluminava o Lugar Santo que ficava completamente escuro sem o candelabro. Lv. 24.2
O Altar do Incenso: Ficava de frente para o véu onde eram queimados incensos (perfumes) produzidos a mando de Deus, também 24 horas. Ex. 30.8
O LUGAR SANTO - INTIMIDADE E REVELAÇÃO
É um lugar um pouco mais íntimo onde depois de todo o processo doloroso do sacrifício somos levados a presença de Deus e começamos a desfrutar de uma doce comunhão com Ele.
Existiam 3 objetos no Lugar Santo:
A Mesa dos Pães: Tinha 12 pães que representavam as 12 tribos de Israel, fala da comunhão de Deus com o seu povo (Você é um !!!) comiam desse pão bem ali, era uma espécie de pic-nic, sabe quando o filho se assenta a mesa com o Pai para tomar café e estarem juntos, exatamente isso. Na presença de Deus somos alimentados por sua própria presença com um pão fresco, espiritual, da sua doce comunhão. Jesus é o pão vivo que desceu do céu (Mt. 6.33-35).
O Candelabro: Fala da cruz de Cristo e sua revelação, a adoração não é apenas meras canções que cantamos para nos confraternizarmos ou meramente para iniciarmos o culto ou nos alegrarmos, a adoração em 2º nível nos leva a Ele, Jesus a uma revelação maior de quem Ele é e ao contemplarmos sua luz, aos olharmos para Ele somos iluminados transformados e desejamos apenas fazer sua vontade e nos tornar semelhantes a Jesus, somos levados a um desejo maior de andar na sua luz, pois Ele nos atrai e nos ilumina. É gerada uma intimidade maior, pois quanto mais o conhecemos e temos uma experiência com Ele, mais ainda temos intimidade.
O Altar do Incenso: "Suba a minha oração perante a tua face como incenso..." Salmos 141.2. Fala de oração e intercessão. Nós como sacerdotes e adoradores temos uma função dupla: Adorar e Interceder. Se a adoração nos leva a uma intimidade maior com Jesus, então é certo que conheceremos também o seu coração, e conheceremos toda a alegria ou tristeza que existe no coração dele em relação a nós, a nossas igrejas e as cidades. E como é difícil achar intercessores. "E viu (o Senhor) que não havia ninguém e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor..." Isaías 59.16.
"E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei. Por isso, eu derramei sobre eles a minha indignação, com o fogo do meu furor os consumi, fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor JEOVÁ. Ez. 22.30.31
Na oração falamos com o Pai, conversamos com Ele, mas na intercessão, nos colocamos numa posição entre Deus e a pessoa, ou a igreja, ou ainda a cidade pela qual estamos orando. Entramos na brecha entre os dois: "E busquei entre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse..." Ez. 22.30. Quando o povo de Israel após sair do Egito fez um bezerro de ouro, Deus decidiu destruir completamente a Israel e fazer de Moisés uma grande nação, mas Moisés se colocou no meio do povo e disse: "Senhor, não faça isso! Tenha misericórdia do seu povo e perdoa o seu pecado", e se colocou no meio do povode maneira que se o Senhor destruísse Israel, teria que destruir a Moisés também, que ousadia, e por causa disso Deus poupou Israel.
Mas afinal, a intercessão é tão importante assim ? Sim, é, "os céus são do Senhor, mas a terra Ele a deu aos homens" Salmos 115.16, ou seja, Deus não vai interferir na nossa vida, na nossa igreja ou na nossa sociedade, sem antes darmos a Ele essa liberdade, essa legalidade através da oração e intercessão. Deus deseja estabelecer o seu reino através de nós, mas para isso precisamos clamar: "VENHA O TEU REINO SENHOR !!! Mateus 6.10.
Fonte:https;//projetomaranata.wordpress.com/2010/02/02/adoracao-em-3-níveis-a-imagem-do-tabernaculo-parte-1/
Almeida de, João Ferreira, Bíblia de Estudo Pentecostal
Pesquisa feita por Maria de Fátima - Bacharel em Teologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário