terça-feira, 7 de maio de 2019

O TABERNÁCULO - O LUGAR SANTO



Era o primeiro compartimento do templo do templo e era rigorosamente restrito aos sacerdotes, qualquer outro que tentasse entrar seria morto pelo próprio Senhor.  Existiam 3 objetos dentro do Santo Lugar:  a mesa com os 12 pães da proposição (comunhão), o candelabro de 7 braços e o altar do incenso.



A mesa: Todo sábado se colocava 12 pães frescos ali. Ex. 25.23-30, Lv. 24.5-9.  Os sacerdotes comiam esses pães no Lugar Santo.

O Candelabro:  Tinha 7 braços com 7 lâmpadas que ficavam acesas 24 horas e não podia se apagar, ele iluminava o Lugar Santo que ficava completamente escuro sem o candelabro. Lv. 24.2

O Altar do Incenso:  Ficava de frente para o véu onde eram queimados incensos (perfumes) produzidos a mando de Deus, também 24 horas.  Ex. 30.8

O LUGAR SANTO - INTIMIDADE E REVELAÇÃO

É um lugar um pouco mais íntimo onde depois de todo o processo doloroso do sacrifício somos levados a presença de Deus e começamos a desfrutar de uma doce comunhão com Ele.

Existiam 3 objetos no Lugar Santo:

A Mesa dos Pães:  Tinha 12 pães que representavam as 12 tribos de Israel, fala da comunhão de Deus com o seu povo (Você é um !!!) comiam desse pão bem ali, era uma espécie de pic-nic, sabe quando o filho se assenta a mesa com o Pai para tomar café e estarem juntos, exatamente isso.  Na presença de Deus somos alimentados por sua própria presença com um pão fresco, espiritual, da sua doce comunhão.  Jesus é o pão vivo que desceu do céu (Mt. 6.33-35).

O Candelabro:  Fala da cruz de Cristo e sua revelação, a adoração não é apenas meras canções que cantamos para nos confraternizarmos ou meramente para iniciarmos o culto ou nos alegrarmos, a adoração em 2º nível nos leva a Ele, Jesus a uma revelação maior de quem Ele é e ao contemplarmos sua luz, aos olharmos para Ele somos iluminados transformados e desejamos apenas fazer sua vontade e nos tornar semelhantes a Jesus, somos levados a um desejo maior de andar na sua luz, pois Ele nos atrai e nos ilumina. É gerada uma intimidade maior, pois quanto mais o conhecemos e temos uma experiência com Ele, mais ainda temos intimidade.

O Altar do Incenso:  "Suba a minha oração perante a tua face como incenso..." Salmos 141.2.  Fala de oração e intercessão.  Nós como sacerdotes e adoradores temos uma função dupla:  Adorar e Interceder.  Se a adoração nos leva a uma intimidade maior com Jesus, então é certo que conheceremos também o seu coração, e conheceremos toda a alegria ou tristeza que existe no coração dele em relação a nós, a nossas igrejas e as cidades.  E como é difícil achar intercessores.  "E viu (o Senhor) que não havia ninguém e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor..." Isaías 59.16.
"E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.  Por isso, eu derramei sobre eles a minha indignação, com o fogo do meu furor os consumi, fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor JEOVÁ.  Ez. 22.30.31
Na oração falamos com o Pai, conversamos com Ele, mas na intercessão, nos colocamos numa posição entre Deus e a pessoa, ou a igreja, ou ainda a cidade pela qual estamos orando.  Entramos na brecha entre os dois: "E busquei entre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse..." Ez. 22.30.  Quando o povo de Israel após sair do Egito fez um bezerro de ouro, Deus decidiu destruir completamente a Israel e fazer de Moisés uma grande nação, mas Moisés se colocou no meio do povo e disse:  "Senhor, não faça isso! Tenha misericórdia do seu povo e perdoa o seu pecado", e se colocou no meio do povode maneira que se o Senhor destruísse Israel, teria que destruir a Moisés também, que ousadia, e por causa disso Deus poupou Israel.
Mas afinal, a intercessão é tão importante assim ?  Sim, é, "os céus são do Senhor, mas a terra Ele a deu aos homens" Salmos 115.16, ou seja, Deus não vai interferir na nossa vida, na nossa igreja ou na nossa sociedade, sem antes darmos a Ele essa liberdade, essa legalidade através da oração e intercessão.  Deus deseja estabelecer o seu reino através de nós, mas para isso precisamos clamar:  "VENHA O TEU REINO SENHOR !!! Mateus 6.10.

Fonte:https;//projetomaranata.wordpress.com/2010/02/02/adoracao-em-3-níveis-a-imagem-do-tabernaculo-parte-1/

Almeida de, João Ferreira, Bíblia de Estudo Pentecostal

Pesquisa feita por Maria de Fátima - Bacharel em Teologia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...