sábado, 11 de maio de 2019

O LUGAR SANTÍSSIMO OU O SANTO DOS SANTOS


O Santo dos Santos  Ex.26.33
Era o ultimo compartimento do tabernáculo e o mais importante, era o lugar onde ficava a arca da aliança. A única coisa que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo (Santo dos Santos) era um véu grosso (Ex.26.33). O único que podia entrar nesse lugar era o sumo sacerdote apenas uma vez por ano depois de um extenso ritual de preparação com um sacrifício pelos pecados do povo. O sinal de Deus na aceitação da presença do Sumo Sacerdote no Santo dos Santos era que ele continuava vivo!
A Arca da Aliança (Ex.25.10):


Era uma espécie de caixa coberta com ouro com 2 querubins de ouro puro em cima na tampa. Representava a aliança de Deus com seu povo e também a sua própria presença que ia no meio deles.
Depois desse pequeno resumo sobre o tabernáculo, quero falar um pouco sobre adoração. Assim como o tabernáculo está dividido em três partes cada um com seus objetos que vai do Pátio, o lado de fora, até o santo dos santos que é o lugar mais oculto, mais reservado bem no interior do tabernáculo creio que a adoração também ocorre assim, do lugar onde estamos para o oculto, o lugar secreto, bem no interior do coração de Deus. É bem verdade que a maioria das pessoas passarão a vida inteira apenas no átrio, outras até arriscarão entrar no Lugar Santo, mas algumas não se satisfarão com isso e irão mais adiante, só os sedentos irão até depois do véu no Santo dos Santos,

A glória de Deus
O véu: A única coisa que separa o lugar Santo dos Santos era um véu muito grosso. Depois de passarmos pelo sacrifício e morte e temos nos conformado com ele na sua cruz (Fp 3:10) e experimentado sua preciosa presença e comunhão somos levados para um outro nível o Santo dos Santos, lugar onde repousa a glória de Deus, alí, apenas o Sumo Sacerdote podia entrar uma vez no ano para oferecer sacrifício pelo povo, mas agora o Sumo Sacerdote JESUS (Hb 7:20-28), entrou no Santo dos Santos e tendo oferecido a si mesmo como sacrifício, inaugurou um novo e vivo caminho (Hb 10:19-20).  Quando Jesus morreu na cruz algo aconteceu no templo: "...o véu do templo se rasgou em duas partes de alto a baixo..."
A única coisa que separa o lugar Santo dos Santos era um véu muito grosso ou seja, Cristo removeu o véu nos dando livre acesso ao Pai (Hb 10:19).
Ao entrar nos Santos dos Santos o Sumo Saderdote precisa fazer com que o incenso ficasse ainda mais forte a ponto de produzir uma fumaça densa e um cheiro bem mais forte, de maneira que não daria para ver o Sumo Sacerdote, muito menos sentir seu cheiro. Tem uma música que diz:  No Santo dos Santos a fumaça me esconde só teus olhos me vêem..."Creio que seja essa a simbologia, quando contemplamos a glória do Senhor, ali ficamos prostrados diante dele, as palavras perdem o valor, os olhos como chamas de fogo dele se fixam no nosso coração e o que podemos falar diante da sua glória !? "Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus".  E diante da sua glória estamos completamente rendidos diante dEle, nada mais importa, não existe fama, o dinheiro e os bens materiais se tornam como lixo, perdem todo o valor, ali conhecemos a profundiddade do Seu coração, tudo o que importa é a glória de Deus, já não queremos saber das nossas necessidades e interesses, já não importa os nosso sonhos, ficamos completamente capturados, tudo o que importa é Sua glória.  "Não a nós, não a nós, mas ao teu nome da glória..."Sl 115:1, reconhecemos que só Ele é digno de glória, reconhecimento e que toda a nossa sabedoria e capacitaação humana, todos os nossos títulos não valem nada diante dEle.  Ele é o Senhor da Glória (Salmos 24).
 Mais uma vez, um período de silêncio se seguiu. Então, no final do ministério de Jesus, no instante exato de sua morte, a cortina do templo foi rasgada em duas partes, de alto a baixo. Este testemunho está incluído em todos os três Evangelhos Sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas). Algo estranho, admirável e maravilhoso aconteceu. O caminho para a presença de Deus foi mais uma vez aberto. Os Evangelhos Sinóticos apresentam o fato, enquanto o autor de Hebreus explica o que aconteceu.Primeiro, lemos que o próprio Jesus penetra além do véu, a cortina (Hb 6.19), A qual temos como âncora da alma segura e firme e que penetra até ao interior do véu, como nosso Sumo Sacerdote. Como o Sumo Sacerdote no tabernáculo e no templo, Jesus entrou no Santo dos Santos. No entanto, Jesus não adentrou apenas a “representação” terrestre do lugar mais santo do templo, ele entrou no verdadeiro Santo dos Santos no céu, onde ancorou nossa esperança. Além disso, Jesus não entrou no Santíssimo Lugar temporariamente, como faziam os sumos sacerdotes do período do Antigo Testamento. Em vez disso, ele entrou de uma vez por todas (9.11-12). Isto é, ele entrou de uma vez por todas em favor de seu povo, e entrou permanentemente, para nunca mais sair. Finalmente, o autor de Hebreus nos diz que nós também temos o privilégio de entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus (10.19-20). Ele nos mostra ainda que a cortina representava o corpo de Cristo, com o derramamento de seu sangue, essa cortina foi rasgada e o caminho para a presença de Deus foi restaurado. Os querubins guardiões com a espada flamejante foram removidos. O que foi perdido em Adão foi recuperado em Cristo.
Fonte:https;//projetomaranata.wordpress.com/2010/02/02/adoracao-em-3-níveis-a-imagem-do-tabernaculo-parte-1/

Almeida de, João Ferreira, Bíblia de Estudo Pentecostal

www.ministeriofiel.com.br/artigos/detalhes/1416/Cristo_e_o_Tabernaculo_A_Cortina

Pesquisa feita por Maria de Fátima - Bacharel em Teologia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...