segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

BREVE HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS

Veremos nessa página, como foi o início da Assembleia de Deus no Brasil, e a continuidade da obra, com um breve histórico sobre o início da obra do Espírito Santo, desde o dia de Pentecostes, registrado no livro dos Atos dos Apóstolos, onde vemos que foi o cumprimento da promessa de Jesus, que batizaria seus discípulos com o Espírito Santo e essa promessa se cumpriu cinqüenta dias após a ascenção de Cristo e todos os que estavam reunidos no cenáculo, obedecendo a ordem de Jesus, foram cheios do Espírito e falavam em outras línguas conforme o Espírito Santo os concedia.
Com a morte dos apóstolos houve um esfriamento no meio da igreja, porém, sempre houve grupos que procuraram voltar aos ensinamentos apostólicos e resgatando a crença no batismo com o Espírito Santo e nos Dons Espirituais, embora tenham sido taxados de heréticos pelos grupos existentes, sempre existiram e atravessaram os séculos fazendo a obra de Deus, mesmo esses grupos sendo desconsiderados pelos que eram oficializados.
Com o passar dos anos essa obra continuava sendo realizada através dos tempos, pelo qual podemos afirmar que isso não se deu somente nos tempos apostólicos, mas sim alcançou a todos os que creram na promessa de Jesus e com registros históricos do seu acontecimento no século II, com o Montanismo, que foi condenado como sendo herético pela Igreja da época, mas que cresceu muito naquele tempo e mesmo sendo rejeitado no concílio, continuou a crescer dando origem a outros grupos reformadores, chegando até aos nossos dias. Na Europa e na América do Norte, no meio das igrejas que se originaram do protestantismo, um movimento reformista iniciado por Martinho Lutero, houve um grande mover do Espírito, dando-nos assim, a certeza que a promessa do batismo com o Espírito Santo, não ficou restrita a Igreja Primitiva, embora esse movimento seja tido como herético por alguns grupos religiosos.

09
No início do séc. XX, em 1906, um grande movimento se deu em Los Angeles, aonde muitos crentes foram batizados com o Espírito Santo e nesse movimento dois jovens suecos por nome Gunnar Vingren e Daniel Berg também receberam o batismo e por divina revelação foram enviados para pregar o evangelho em Belém do Pará, local que dantes nunca sequer tinham ouvido falar.  Obedecendo a vontade de Deus, chegaram ao Brasil, congregando de início na sua denominação de origem que era a Igreja Batista, onde foram bem aceitos no início, porém, por pregarem a respeito do batismo com o Espírito Santo e ensinarem sobre a atualidade dos dons espirituais, houve uma ruptura no meio da igreja Batista, de onde foram expulsos com mais 13 pessoas e deram início assim a uma nova denominação que inicialmente se chamava Missão da Fé Apostólica e posteriormente puseram o nome da nova igreja de Assembleia de Deus, a qual se estendeu com o passar do tempo para todo o Brasil, tornando-se a maior Igreja Evangélica nesse país, e hoje sendo uma das mais respeitáveis organizações religiosas existentes no Brasil, perdendo apenas em importância para a Igreja Católica Apostólica Romana, que ainda hoje, mesmo com a perda de milhões de fiéis continua sendo a principal organização religiosa do Brasil. Segundo o IBGE de 2010, são mais de 12 milhões de assembleianos espalhados por todo o Brasil, mostrando assim, que essa porta foi Deus quem abriu e que o homem não poderá fechar, pois Cristo é o cabeça da Igreja e a Assembleia de Deus é uma parte do corpo de Cristo aqui na Terra, deixando claro nesse trabalho que a denominação não é única a pregar o evangelho no país e nem a única denominação pentecostal existente, embora haja outras denominações sérias, essa denominação em estudo, é o principal ramo pentecostal em nossa nação.
O avanço da Assembleia de Deus no território nacional e a sua amplitude não tem como não ser notada pela população e nem pelas autoridades nacionais, sendo notadamente vista através do envolvimento da Igreja nos mais diversos setores da sociedade, como na Educação, Política e outros segmentos da sociedade.
Expomos nesse trabalho que através das obras dos pioneiros e dos que vieram no decorrer dos anos, que a mão de Deus está estendida sobre essa denominação, dando esse crescimento,e que não tem como não entender que é o operar de Deus no meio do seu povo.
10
Hoje com mais de 100 anos essa obra continua se destacando e com a ajuda do Espírito Santo, os seus líderes e todo o corpo de obreiros e membros, estão dispostos a dar continuidade, mostrando ao povo brasileiro que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente, e que é Ele que tem ajudado e fortalecido seus líderes e congregados a mostrar a sociedade que há um Deus que quer e pode mudar os rumos da história do nosso povo em todos os setores da nossa sociedade.
Um dos hinos referentes a Assembleia de Deus, o qual diz em sua letra que a Assembleia de Deus no Brasil chegou, foi obra do Espírito e com a ajuda do mesmo, essa obra continuará até a volta do Senhor Jesus Cristo.
A Assembleia de Deus no Brasil, em particular as filiadas a Convenção Geral, tem tido um papel muito importante na nação.  Além de anunciar a palavra de Deus, que é o foco principal da denominação, tem contribuido muito com a nação brasileira e tem exercido uma grande influência nos varios setores da sociedade, principalmente na Assistência Social, Política e na Educação.
Está focado no trabalho a grande influência que a denominação tem exercido na sociedade brasileira, principalmente através da política, onde os parlamentares assembleianos, tem ajudado a evitar que passe no congresso várias leis que são contrárias a palavra de Deus, e também na Educação, pela qual se tem dado muita importância ao ensino religioso e também ao ensino secular e ainda a preocupação com a ajuda na Assistência Social, principalmente aos seus membros.
Gunnar Vingren e Daniel Berg, talvez nem imaginassem as proporções que tomariam a igreja fundada por eles, que hoje, sem dúvida alguma é a maior igreja evangélica do Brasil e juntamente com as demais igrejas, muito estão contribuindo para que milhões recebam a salvação em Cristo Jesus.

Vingren partiu para o Senhor em 1933 e Berg em 1963, mas a semente da obra pentecostal plantada por eles em Belém do Pará, continua dando fruto na nação brasileira e o Senhor Jesus, continua abençoando o seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...