JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS

Em toda nossa caminhada devemos ter sempre Cristo como nosso guia. Ele nos guarda a cada dia. "Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois a ele eternamente. Amém." Sejam bem vindos ao nosso blog em o nome do Senhor Jesus !!! Disse Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Amo ao Senhor Jesus Cristo, porque Ele me amou primeiro e trouxe-me para a sua maravilhosa presença. Deus é tremendo !!!

sábado, 31 de janeiro de 2015

DIFERENÇAS ENTRE A IGREJA CATÓLICA ROMANA E A ORTODOXA

Qual é a diferença entre a Igreja Católica e a Ortodoxa ?

qual-e-a-diferenca-entre-a-igreja-catolica-e-a-ortodoxa
Qual é a diferença entre a Igreja Católica e a Ortodoxa?

São muitas. Enquanto os católicos seguem fielmente o papa, os ortodoxos possuem maior independência: a única função do patriarca - o cargo mais alto em sua hierarquia - é manter a unidade da Igreja. As cruzes também não são iguais: a dos ortodoxos tem três barras. A de cima foi acrescentada por acreditarem que teria servido para a famosa inscrição INRI (abreviação de Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus).

A de baixo teria recebido os pés de Cristo, pregados em separado e não juntos como crêem os católicos. Existem ainda outras diferenças ritualísticas (veja a tabela abaixo). Até o final do século X, as duas igrejas eram uma só, com os católicos de hoje radicados na Europa Ocidental e os ortodoxos ao leste, na Grécia e na Turquia. "A Igreja Ortodoxa surgiu com o objetivo de espalhar o Cristianismo pelo Oriente", afirma o teólogo Rafael Rodrigues da Silva, da PUC-SP. Com o tempo, as diferenças culturais criaram várias rusgas entre elas, como a que diz respeito à língua oficial dos cultos: os cristãos do Ocidente queriam o latim, enquanto os do Oriente não abriam mão do grego e do hebraico. A separação veio em 1054, no chamado Cisma do Oriente. Os ortodoxos questionavam a autoridade papal e não aceitaram a interferência de um cardeal enviado pelo papa Leão IX a Constantinopla, na Turquia. Resultado: o patriarca Miguel Cerulário foi excomungado pelo Vaticano.

Cerulário deu o troco excomungando os católicos e consolidando o rompimento.

Dissidências de uma mesma crença
Vários pontos separam o Cristianismo do Ocidente e o do Oriente
REGRAS E RITUAIS - Voto de castidade

ORTODOXOS - Opcional para padre, obrigatório para bispo

CATÓLICOS - Obrigatório para todo sacerdote

REGRAS E RITUAIS - Papa

ORTODOXOS - Não reconhecem sua autoridade

CATÓLICOS - É a autoridade máxima

REGRAS E RITUAIS - Quaresma

ORTODOXOS - Dura 47 dias

CATÓLICOS - Dura 40 dias

REGRAS E RITUAIS - Calendário

ORTODOXOS - Usam o Juliano, com 13 dias a mais no ano

CATÓLICOS - Usam o Gregoriano com 365 dias

REGRAS E RITUAIS - Natal

ORTODOXOS - Comemoram em 7 de janeiro

CATÓLICOS - Comemoram em 25 de dezembro

REGRAS E RITUAIS - Imagens dos santos

ORTODOXOS - As igrejas não têm estátuas deles, só pinturas

CATÓLICOS - Não há restrições às estátuas

REGRAS E RITUAIS - Cruz

ORTODOXOS - Tem três barras

CATÓLICOS - Tem apenas uma barra horizontal



Fonte :  Mundo Estranho.  Editora Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário