quinta-feira, 8 de outubro de 2015

DESAJUSTE SOCIAL


SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO .................................................................... 04
2- HOMEM SOCIAL ................................................................ 05
2.1 O que é um homem social ................................................ 05
2.2 Estímulos que o homem recebe desde pequeno .............  05
2.3 Ambientes favoráveis à uma boa estrutura ......................  06
3- O QUE VEM A SER DESAJUSTAMENTO SOCIAL E QUAIS
OS INDICADORES QUE CAUSAM TAIS DESAJUSTES ....   07
3.1 Desajuste Familiar ............................................................  07
3.2 Desajuste na Moradia  ......................................................  07
3.3 Desajuste na Educação ....................................................  08
CONCLUSÃO .......................................................................... 09
BIBLIOGRAFIA .........................................................................10 

1- INTRODUÇÃO
Vemos nos dias atuais, que os desajustes sociais a cada dia mais tem se elevado, apesar de muitos programas de socialização.
Os desajustes na família, na educação, na área da moradia, estão visivelmente presentes na sociedade brasileira, e também nos demais países, principalmente nos países sub desenvolvidos e os que estão em desenvolvimento.
A falta de respeito dos governantes para com a população e também a pouca instrução da maior parte das pessoas que são as maiores vítimas, e que muitas das vezes nem tentam melhorar a sua situação, esperando somente das autoridades, tem feito com que a sociedade, apesar dos esforços feitos, mas com pouco sucesso, faz com que muitos desistam de lutar por uma sociedade mais justa e humana.

2 HOMEM SOCIAL
2.1 O que é o homem social
O ser humano é um ser social, desde que nascemos somos inseridos em grupos sociais, alguns escolhemos como amigos e outros nos são impostos, por uma série de variantes ao qual não temos escolhas, como a família por exemplo.  Esses grupos ao qual pertencemos nos influenciam e são influenciados por cada um de seus membros mutuamente e individualmente e também nos norteiam como pensar, com comportar.
O homem é um ser social porque suas relações interpessoais, seu complexo ideário e principalmente sua própria existência está ligado a vida em sociedade, dependemos uns dos outros em menor ou maior grau de necessidade.  O isolamento não é o tipo da natureza humana, juntos construímos a cultura, as sociedades, as cidades, as complexas relações sociais, a tecnologia, juntos fazemos tudo isso.
2.2 Estímulos que o homem recebe desde pequeno
Estímulo afetivo:  Este estímulo está relacionado com o emocional da criança, sua interação, seus sentimentos, desejos e ansiedades; bem trabalhados, a criança tem maior facilidade na socialização com outras pessoas.
Estímulos físicos:  Estes estímulos envolvem a capacidade de movimentos, coordenação motora, lateralidade e o psicomotor, pois eles provocam ações como:  o conhecimento do próprio corpo, seu desenvolvimento, seu ritmo, exercitando-o a fazer e facilitam sua relação no grupo.
Estímulos cognitivos:  Envolvem a aprendizagem, a atenção, a memória, a criatividade, a curiosidade, a linguagem, os pensamentos, a observação, a leitura, o raciocínio.
Estímulos sensoriais:  Envolvem o auditivo, visual, olfativo, tátil e gustativo.  Eles provocam ações que desenvolvem as sensações, as sensibilidades internas e externas da criança.  A essência do estímulo está na forma de como oferecemos, e com certeza deve vir sempre com o brincar, com carinho, afeto e a cumplicidade.


2.3 Ambientes favoráveis à uma boa estrutura
Sem dúvida alguma o primeiro ambiente socializador e responsável para uma boa estrutura, é a família, porque é o elemento básico da sociedade, além de tudo é o ambiente natural para o crescimento e bem estar de seus membros.
A família tem um papel fundamental na socialização do indivíduo, para que o processo de socialização tenha efeito, as interações devem ser construíidas dentro do círculo familiar.
As relações que se estabelecem nas primeiras épocas da vida do sujeito são determinantes, ou seja, podem ser negativas ou positivas, dependendo da qualidade desta relações. Por isso, independentemente da situação profissional dos pais, o tempo que eles têm disponível – seja bastante ou pouco – deve ser dedicado aos filhos de tal modo que estes se sintam amados, protegidos e inseridos em um ambiente acolhedor e tranquilo, caso contrário, se a conduta da família for diferente, as problemáticas irão aparecer e os reflexos poderão ser visualizados dentro de casa, na escola e na sociedade em geral.
Podemos falar também que a igreja é um ambiente muito importante na construção da espiritualidade do ser humano.
A escola também é importante porque é ela que nos ajuda e contribui no desenvolvimento integral dos educandos nos aspectos social, físico, psicológico e intelectual.

3 O QUE VEM A SER DESAJUSTAMENTO SOCIAL E QUAIS OS INDICADORES QUE CAUSAM TAIS DESAJUSTES
Desajuste social é qualquer padrão de comportamento que fuja dos padrões médios da sociedade.  O desemprego, a prostituição, são exemplos de desajuste social, na psicologia, a criança que não se adapta na escola e sente dificuldade de conviver com outras pessoas.
3.1 Desejuste Familiar
Podemos perceber que através dos anos houve grandes modificações no sistema familiar, no contexto social a família vem sofrendo numerosos males dos quais é lamentável, tais como o desequilíbrio de numerosas mulheres, a desorientação juvenil, a inadaptação das crianças, a inquietação dos homens e o seu isolamento na sociedade, ficamos atemorizados com o que vemos hoje.
Nunca se falou tanto em violência familiar quanto se fala nos dias atuais.  Sabe-se que há vários tipos de violência a qual atinge as mulheres como vítimas, os homens como culpados e os filhos como pedra de tropeço, e vice-versa, e com tudo isso posteriormente os filhos serão vítimas ou culpados, a esse ciclo vicioso, perdurará por gerações.
Sendo assim, analisamos família como ambiente de proteção ou de risco? O sistema familiar a cada dia se desestrutura, proporcionando um ambiente de risco ao invés de ser um lugar prazeroso, onde o indivíduo usaria como um refúgio e base.
3.2 Desajuste na Moradia
Nosso país atualmente sofre com a desigualdade social e o crescimento desordenado, por isso podemos ver milhares de famílias que não possuem moradias, assim sendo é possível encontrar pessoas morando nas ruas, embaixo de viadutos e pontes, passam por muitas dificuldades e possuem condições precárias de vida, e tudo isso são os chamados moradores de rua, vivem em extrema carência, não podendo eles garantir sua sobrevivência por seus próprios meios.
Quais os motivos que as levam a se tornarem moradores de rua ?
Talvez o uso de substâncias psicotrópicas.  Não são bem vistos os usuários de drogas perante a sociedade, são rejeitados, seu direito à fala e a escolha são negado.  Não são apenas usuários de drogas que passam a ser moradores de rua, no meio desta comunidade estão crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, o que inclui uma série de fatores que faz uma pessoa se tornar um morador de rua.  Os fatores são:  abandono familiar, ou falta de família, desemprego, desajuste social ou problema psicológico, etc..
Enfim, eles fazem tudo para sobreviver, não importa como, se roubando, pedindo, comprando ou até furtando, passam fome, sede, frio, falta de higiene, educação, emprego, lazer, saúde ... Muitas vezes não têm sonhos, e não têm esperanças de mudanças.
A vida dessas pessoas baseia-se apenas no hoje.
3.3 Desajuste na Educação
Podemos ver qual é a situação da Educação no nosso país, com certeza é precária.  Vemos na escola pública, alunos que foram vítimas ou precenciaram agressões físicas ou verbais., professores que sofrem ameaças pelos alunos ou até mesmo por familiares dos mesmos alunos, portando armas de fogo dentro das escolas, como também drogas, tudo isso nos preocupam.
O não acompanhamento familiar ocasiona nos alunos um sentimento de rejeição que pode afetar no seu desempenho escolar, no aprendizado e também no seu comportamento.
A tarefa de educar não é fácil, seja em casa ou na escola.  Escola e família devem trabalhar em conjunto, com atenção, incentivo, limites, segurança, valorização, amor, esperança e cuidado, são fatores primordiais, para que eles se sintam protegidos.  A responsabilidade e a obrigação da família  é começar em casa e a escola deve dar continuidade, e assim sendo, nossas crianças construirão valores fundamentais. 
CONCLUSÃO

A família como a célula mater da sociedade, deve ser a primeira a orientar seus membros a valorizarem a vida, as pessoas e lutar para que tenhamos uma sociedade melhor.
Como família, não podemos deixar essa luta, somente para os educadores que estão nas nossas escolas, que sem dúvida, é o segundo lar de quase todos, devido a escola ser um local onde recebemos muitas instruções, porém precisamos levar a sério o ditado que ouvimos desde a infância, que “educação vem do berço”.
O desajuste da sociedade não são somente os govenantes os responsáveis, mas também é de responsabilidade de todos que não procuram ensinar o caminho correto para se trilhar, deixando por conta somente dos educadores.
Pessoas bem educadas, provavelmente saberão lutar por uma sociedade mais justa, aonde uma família bem alicerçada, com uma educação de bom nível, com uma boa alimentação na mesa, com uma boa moradia e saúde, fará com que cidadãos e cidadãs se sintam dignos, e através disso serão incentivados à lutar por uma sociedade cada vez melhor.


BIBLIOGRAFIA

Gossipgirl.blogspot.com
Sheilari.beiropsicologia.blogspot.com
Cidadeverde.blogspot.com

Pesquisa realizada por Maria de Fátima Santos Pereira







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