OS VETERO CATÓLICOS DO BRASIL


História da Igreja Vétero Católica do Brasil.

A Igreja Católica Apostólica da Holanda foi a primeira a ter a coragem de pedir autonomia, ou seja, a independência da Santa Sé de Roma, para que pudesse ter uma administração mais centralizada e forte na Fé Católica na Holanda.
Então foi feita uma petição ao imperador romano, Conrad, pelo bispo de Utrecht na Holanda Dom Heribert ao Papa Eugene III em 1153. O papa Eugene III atendeu esta petição concedendo a independência da Santa Sé para a igreja Católica holandesa, e para o capitulo geral de Utrecht o direito de eleger os sucessores para a igreja local em tempos de vacância. Este privilegio foi confirmado pelo quarto conselho de Alternai em 1215.
Em 1520 o Papa Leão X fez uma nova concessão a Dom Fhilip de Borgonha, 57° bispo de Utrecht, que tanto ele, como seu sucessor ou qualquer membro de seu clero, deve ter jurisdição, sempre em primeiro lugar sendo sua causa evocada em qualquer Tribunal externo sob pretensão de qualquer carta apostólica, tais outros procedimentos, de ipso facto, deve ser declarados nulos e sem valor em defesa dos direitos da Igreja Católica da Holanda. Armada com esta proteção, a diocese de Utrecht foi elevada à categoria de arcebispado em 1560. O primeiro arcebispo de Utrecht morreu em 1580.
Com o surgimento do movimento da corrente religiosa do Jansenismo na França nos séculos XVII e XVIII, doutrina definida por Cornélio Jansens (1585-1638), professor da Universidade de Lovaina na Bélgica e, posteriormente, bispo de Yprés. Ele pretendia recuperar verdadeiramente a doutrina de Santo Agostinho sobre a graça, os seus ensinamentos se aproximavam bastante das posições calvinistas acerca da graça e da predestinação. Embora condenados pelos papas, o Jansenismo exerceu forte influência entre grandes pensadores e intelectuais da época. O Jansenismo defendia uma reforma da igreja em diversos campos, atacava o laxíssimo, atribuído aos casuístas e defendia uma disciplina rigorosa quanto a moral e a Fé.
O Jansenismo se espalhou rapidamente por outros países, e muitos destes seguidores do Jansenismo tiveram que fugir para a Holanda para escapar das perseguições e da morte imposta pelos Jesuítas e foram bem recebidos pela Igreja Católica de Utrecht na Holanda. A Santa Sé de Roma passou a acusar a igreja Católica de Utrecht na Holanda de herege por apoiar os jansenistas e as suas doutrinas. A Igreja Católica da Holanda, tendo o caráter de independência da Santa Sé de Roma e vendo-se diante das acusações da igreja romana, se separou definitivamente da Igreja Católica Romana, em rejeição à Bula Unigênita que condenava o Jansenismo, resultando num grande Cisma Católico do Ocidente em 1724, nascendo assim a Igreja do Velho Clero Episcopal na Holanda, denominação para designar os membros das igrejas do tipo Católicas, criando mais duas dioceses principais a de Haarlem em 1742 e a de Deventer em 1758, todas na Holanda.
Os capítulos da Igreja holandesa decidiram que se deveria sagrar um novo bispo holandês para Utrecht, elegeram para o cargo o padre mais velho da Igreja Católica da Holanda, Cornélio Steenhoven, que foi sagrado pelo bispo francês da Igreja Católica Apostólica Romana Dom Dominique Marie Varlet em 1724, ano do cisma Católico do ocidente. Tanto Dom Cornélio como dois de seus sucessores morreram antes de transmitir a sucessão apostólica. Mais uma vez o bispo missionário Dom Dominique Marie Varlet veio em auxilio dos Católicos holandeses que já estavam sem bispo e sem Padres há alguns anos, e ministrou o sacramento da ordem (ordenação) a 600 candidatos fieis a Utrecht e consagrou a bispo para a Igreja Católica da Holanda o padre John Meindaats em 1739. Este chegou até a reconhecer e declarar o papa como chefe da Igreja na terra, com autoridade espiritual e, em 1774, se fizeram esforços para curar o cisma entre as igrejas, porém sem nenhum resultado positivo.
Este amável ato de caridade cristã que Dom Dominique Marie Varlet teve com os Católicos holandeses provocou a fúria do papa Clemente XI, pois a Igreja Católica Romana queria tomar de volta a autoridade e o poder sobre a Igreja Católica da Holanda, e suspendeu de ordem o bispo francês Dom Dominique Marie Varlet em 1721. Dom Dominique veio definitivamente para a Holanda depois de sua suspensão e morreu em 1742.
Os Jansenistas atualmente continuam com a sua missão no mundo através dos Velhos Católicos que são os  seus legítimos sucessores.
Surgimento da Igreja Vétero Católica do Brasil.
O Concilio Vaticano I em 1870, convocado pelo Papa Pio IX, não admitiu a participação da Igreja e a Hierarquia da Holanda nos seios do Vaticano, devido a sua autonomia dada pelos papas Eugene III EM 1153 E Leão X em 1520. Este concilio Vaticano I declarou a infalibilidade do Papa, e numerosos bispos da Igreja Católica Apostólica Romana na Alemanha não aceitaram esse dogma por ser oposta á tradição mais pura da Igreja Católica e se recusaram em aceitar que o Papa, agindo por si só, em assuntos de Fé e moral, fosse infalível. E protestaram através da declaração de Nuremberg em 1870. As excomunhões destes bispos ocorreram em 1871, ano que estava sendo celebrado um grandioso Congresso em Munique na Alemanha, com a presença de muitos bispos e intelectuais Católicos da Alemanha, Austrália, Áustria, Suíça e Suécia, rejeitaram a decisão do Concilio Vaticano I (1869  1870). Este congresso foi realizado sob a inspiração do Teólogo e Historiador alemão, o ex-sacerdote Católico Romano Johann Joseph Ignaz Von Dollinger, que defendeu com muita fé a constituição de uma Igreja fossem realmente a Igreja Católica de todos os tempos.
Nasce então a Igreja Vétero Católica, ou seja, a Igreja dos Velhos Católicos em Munique, na Alemanha, em 1871, onde aderiram um grande número de bispos, sacerdotes, teólogos e professores em Bonn, Breslau, Freiburg, Giessen, Hamburgo, Nuremberg e Dortmund, todas na Alemanha.
Johann Joseph Ignaz Von Dollinger (1799 -1890), foi o principal líder dos Velhos Católicos, mas nunca se considerou um cismático da Igreja Católica Romana. As comunidades dos Velhos Católicos da Alemanha, Suíça, Suécia e Austrália, se organizaram e elegeram o mais brilhante teólogo alemão Joseph Hubert Reinkens como bispo da Igreja Vétero Católica (os Velhos Católicos) em 1872 em Colônia na Alemanha. Anos depois a Igreja Vétero Católica, ou seja, os Velhos Católicos uniram-se através da liderança do arcebispo de Utrecht e assinaram a Declaração da União de Utrecht formando assim a união das Igrejas de Utrecht em 24 de setembro de 1889, pela qual se constituem numa comunidade eclesial supranacional.
O atual conjunto das Igrejas Vétero Católicas hoje é formado por grupos denominados de Vétero Católica ou de Comunidade dos Velhos Católicos, ligadas pelos elos da doutrina e pelo respeito ao arcebispo primaz de Utrecht, nascidas em vários lugares e épocas diferentes. A fé dos Velhos Católicos é simplesmente a fé da Igreja Católica, como era ensinada desde os tempos apostólicos até os dias presentes.
A Igreja Vétero Católica ou Igreja dos Velhos Católicos é de tradição episcopal de sucessão apostólica de origem Católica romana. A Igreja Vétero Católica encontra-se no âmbito da grande tradição Católica, é membro do Conselho ecumênico das Igrejas. O ponto central da adoração para esta Igreja é a celebração da Santa Eucaristia, que é chamada também de Santa Missa.
Os sacerdotes Vétero Católicos são chamados de reverendos padres e as mulheres de reverendas ou de sacerdotisas. O celibato é uma questão de disciplina e opcional entre os padres da Vétero Católica, ou seja, os padres podem se casar se assim desejarem e as sacerdotisas também. A Igreja Vétero Católica é a autêntica religião cristã pregada por Jesus Cristo e transmitida pelos apóstolos a sua Igreja através dos séculos.
Em alguns países, até mesmo em alguns estados brasileiros como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e etc, a peregrinação dos Santos (procissão) é feita sem a imagem, e é simbolizada por uma cruz, que vai à frente da procissão.

          A Igreja Vétero Católica, ou seja, a Igreja dos Velhos Católicos no seu conjunto total é uma sociedade de fieis que creem na divindade de Jesus, e seguem os seus ensinamentos e professam a fé dos tempos apostólicos.
A Igreja Vétero Católica é uma parte histórica da Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica e tem suas origens na Igreja Católica Apostólica Romana da Alemanha, com antecedentes na sede episcopal de Utrecht na Holanda.
Atualmente os Vétero Católicos encontram-se em quase todo mundo. Acreditamos fielmente em nosso Senhor Jesus, na fé da Igreja Primitiva, como era ensinada nos tempos dos apóstolos, na conformidade da Bíblia Sagrada e na Tradição apostólica; também que o Santo Batismo e a Eucaristia são necessários para a salvação das almas, pois foram ordenados por Jesus Cristo.
Basicamente, nosso ensinamentos são:
1. A Igreja Vétero Católica ensina todas as verdades contidas na palavra de Deus, e ensina que a salvação é dada pela fé e pela graça, sem esquecer as obras como lembra o apóstolo São Tiago ;
2. Que a veneração por Santos também é opcional, lembrando que Maria Santíssima não é só Santa, é mais que isso, é a mãe da Igreja e nossa.
3. Que todos os Cristãos que se arrependerem de seus pecados e voltarem sua face para Jesus nunca será lançado fora (Jo 6: 37). Todos que recebem Cristo tornam-se filhos de Deus (Jo 1: 12).
4. Que para receber o perdão de Deus, basta confessar ao Senhor Jesus e crer com o coração (Rm 10:9), pois os salvos possuem desde já a vida eterna e não serão julgados no juízo final, porque Jesus morreu por nós (Rm 5:8);
5. A eucaristia é a fonte principal de vida e salvação, e é um ato exclusivo dos que confessam o Senhor Jesus como o seu Salvador.

          Ser Vétero Católico é amar a Deus e a Jesus, e a sua doutrina conforme o ensino da Santa Igreja e suportar o peso da cruz (Mt 16: 24), suportar as perseguições, as críticas contra a Igreja dos Velhos Católicos, a inveja e o ódio de quem não ama Deus e a sua Igreja.
Em assuntos de disciplina, administração e procedimentos os Vétero Católicos são independentes da Igreja Católica Apostólica Romana, ou seja, não aceita a autoridade do Papa, mais respeita o mesmo como sucessor de São Pedro. Mas trabalham juntos pelo mesmo bem em comum, se respeitando mutuamente. Onde houver algum tipo de confusão é por causa da pouca formação ou estudo de alguns padres, ou talvez pela própria ignorância e sequeiro de suas filosofias.
O celibato clerical é uma questão de disciplina e opcional entre os padres Vétero Católicos. Podem ser ordenados ao sacerdócio homens e mulheres casadas com o consentimento do bispo local. Em muitas comunidades dos Velhos Católicos os padres são casados, segundo a bíblia sagrada em (ITm 3:1  13 e Tt 1: 5  9). Pois o primeiro Papa da Igreja, São Pedro, era casado (Tm 8:14  15 ; Mc 1: 29  31 e Lc 4: 34 39).
A comunhão é servida para os fieis Vétero Católicos em duas espécies de pão e vinho, na Igreja Romana é somente o pão. Rejeitamos o dogma da concepção Imaculada promulgado pelo Papa Pio IX em 1854 em desafio aos Santos e a bíblia e em contradição com a Tradição dos séculos. Acolhemos o divórcio em caso de adultérios, e os divorciados que se casarem novamente não são excluídos da vida dos Sacramentos e sacramentais da Igreja.
Devemos: Participar e ouvir as missas e celebrações da palavra em todas as programações da Igreja. Confessar os pecados todos os dias a Deus. Comungar sempre em todas as celebrações eucarísticas. Jejuar ao menos uma vez ao mês, e, em especial na semana Santa. Contribuir com o dizimo, para receber as bênçãos do Senhor. Respeitar os templos e o espaço consagrado a eucaristia. Respeitar e obedecer aos superiores da Igreja, segundo a sua hierarquia. Viver em união e Comunhão com os irmãos e irmãs da comunidade.
A maioria dos Padres Vétero Católicos no mundo são casados, assim também como os padres das Igrejas Ortodoxas e Anglicanas. Os únicos padres que não são casados são os da Igreja Católica Apostólica Romana, mas no passado os padres, bispos e ate os Papas da Igreja Católica Romana eram casados. A proibição do casamento dos sacerdotes em geral da Igreja Católica Romana veio com o Papa Gregório VII que dirigiu a Igreja Católica Apostólica Romana de 1073 a 1085. Em quanto o casamento para os padres da Igreja Vétero Católica é uma virtude e uma questão de disciplina segundo a ordem de Deus na bíblia sagrada. Os padres podem sim se casar segundo a carta do apóstolo São Paulo a Tito (Tt 1: 5-6), os diáconos também podem se casar segundo a primeira carta de são Paulo a Timóteo (1Tm 3: 8-13), assim também como os bispos podem se casar conforme também a primeira carta de são Paulo a Timóteo (1Tm 3: 1-7), ou será que o casamento de padres , bispos e diáconos é pecado? Portanto pelas leis de Deus os Diáconos, Padres e Bispos podem sim e devem se casar, pois Deus fez a mulher para que o homem não ficasse só e vice-versa (Gn 2: 18-24). Pois o primeiro Papa da Igreja São Pedro era casado (Mt 8: 14-15; Mc 1: 29-31 e Lc 4: 38-39) ou será que homem solteiro tem sogra?
Origem da Igreja no Brasil:
Os primeiros grupos de Vétero Católicos a chegarem ao Brasil foram os de origem polonesa em 1932, e se instalaram na cidade de Curitiba - PR.  Anos depois a sede da Igreja foi transferida para São Paulo (capital) e foi registrada com o nome de Igreja Vétero Católica no Brasil.
O segundo grupo de Vétero Católicos a chegar no Brasil data de 1950. De origem Britânica, instalaram-se também em Curitiba-PR, onde permanecem até hoje com Sede e Fórum episcopal e foi registrada com o nome de Igreja Vétero Católica do Brasil (IVCB).
Devido a sua flexibilidade na compreensão das diversas culturas existentes no Brasil, a Igreja Vétero Católica do Brasil cresceu muito entre os imigrantes germânicos, italianos e portugueses nos anos 50, atraindo muitos adeptos brasileiros. Prossegue em todo Brasil com a sua obra de amor e salvação observando os princípios da Igreja Primitiva.
É Canônica, tem seus bispos e sacerdotes, seus sacramentos e sua doutrina legitimamente reconhecida universalmente pela Santa Igreja de Deus. São base da Igreja os Setes Sacramentos (Batismo, Eucaristia, Confirmação ou Crisma, Unção dos Enfermos, Penitencia, Matrimonio e Ordem).

Fonte :  https://velhoscatolicos.blogspot.com.br/2017/ - postado pelo Pe. Ney Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 TIMÓTEO 5.23 - SIGNIFICADO DO USO DE VINHO ORIENTADO POR PAULO À TIMÓTEO

QUAL ERA O IDIOMA FALADO ANTES DA TORRE DE BABEL ?

VARA DE FERRO