terça-feira, 22 de setembro de 2015

APRENDENDO DENTRO DA HISTÓRIA

Transmito aqui o meu parecer à respeito do que li segundo site possivelmente vinculado à crentes batistas, e penso que temos informações valiosas, porém isso não quer dizer que temos que concordar com tudo o que nos é informado.
Assuntos que outrora nos eram omitidos, hoje temos acesso por esse meio de comunicação, que é a internet, que está nos possibilitando conhecer um pouco mais dos acontecimentos passados, e no presente nos proporciona saber dos fatos com mais rapidez, e entre esses assuntos quero mencionar aqui, um pouco da História que por um motivo ou outro não nos são transmitidos, pelo menos por grupos que talvez não tenham interesse em falar sobre a outra face da História.
Particularmente, muitos assuntos me eram ocultos, não só por em outros tempos eu ter feito pouca pesquisas, como também pela não divulgação dos meios que são competentes para a transmissão de conhecimentos.
Fatos anteriormente por mim desconhecido, e que hoje através de divulgações via internet, mas que também está registrados em livros, fez com que os assuntos agora conhecidos mudassem e muito a minha maneira de pensar à respeito de várias questões, principalmente no que diz respeito à religião.
Até então, só conhecia o lado positivo dos reformadores, as grandes contribuições que eles deram não só para libertar as pessoas do jugo que lhes era imposto pelas instituições consideradas oficiais, e principalmente ajudando as pessoas a terem acesso à Palavra de Deus em sua própria língua.
Por não conhecer a outra face dos reformadores, quando tive acesso aos acontecimentos de alguns fatos, achei-me surpreendido, pois são relatos que nos são omitidos em nossas denominações, pelo menos onde congrego nunca ouvi alguém falar à respeito, isso não quer dizer que todos são ignorantes nesses assuntos, mas eu era.
Desconhecer alguns fatos faz com que tenhamos uma visão bem limitada e a olharmos e defendermos somente os interesses do nosso grupo.
Continuo crendo que a Bíblia é a regra de fé e conduta do cristão, pois é a Palavra de Deus, escrita por homens, mas inspirada pelo Espírito Santo, mas em relação à História da Religião, tenho tido mais esclarecimento devido ter me tornado de certa maneira um pesquisador, sem deixar que isso afete minha fé em Jesus Cristo e na veracidade da Palavra de Deus.
Ser um pesquisador simplesmente nos abre mais o horizonte em relação ao conhecimento, e nos faz enxergar como somos limitados, e a reconhecer que a frase de Sócrates: Só sei que nada sei, é uma realidade ou deve ser uma realidade em nossa vida, pois sempre há o que se aprender, até mesmo dentro do que já foi nos ensinado, sempre há uma interpretação diferente que pode ou não ser a correta, digo isso em relação à humanidade, e em relação as coisas espirituais, nessa vida nunca chegaremos ao pleno conhecimento, pois há assuntos que são mistérios que somente à Deus pertence.
O sofrimento de grupos deconsiderados pelas igrejas oficiais e que conseguiram sobreviver apesar das perseguições religiosas, mantendo viva à sua história pode contribuir e muito para o nosso aprendizado.
A sobrevivência dos grupos não oficiais, principalmente dos anabatistas ajuda-nos a conhecer o outro lado da história tanto em relação ao romanismo, quanto em relação aos reformadores, sendo alguns atos desse segundo grupo omitidos em nossas igrejas faz com que muitos tenham uma visão bem limitada à respeito dessa parte da História da igreja, pois essa omissão faz com que vejamos somente os erros romanos no decorrer da História, sendo que de uma certa maneira os reformadores, exceto John Wesley, segundo o site pesquisado, foram tão cruéis quanto os papas romanos.
Não sabemos o grau de veracidade do que nos é transmitido, pois sabemos que muitas coisas não há imparcialidade, mas sim cada grupo defendendo o seu ponto de vista, mas o importante que a Igreja de Cristo continua marchando, e que o Espírito Santo que nos foi enviado pelo Pai pela intercessão de Jesus Cristo, o Senhor e Salvador continua sendo vitoriosa, e que o maior legado que os antigos nos deixaram é a Palavra escrita à respeito da obra de Jesus e seus mandamentos transmitidos para os seus seguidores que chegaram até nós, e podemos dizer que isso é mais um milagre realizado por Deus, pois até os pesquisadores ficam impressionados de não haver adulteração nos escritos mais antigos já encontrados, ou seja, o que lemos hoje, é o que se lia a mais de 1500 anos atrás, e isso, creio que é obra de Deus.
Sabemos que romanos e ortodoxos se consideram os grupos fiéis, mas pesquisando os grupos que por eles eram ou são considerados "hereges" podemos deduzir que as igrejas consideradas não oficiais da época, através dos seus escritos, muito têm a contribuir para o nosso aprendizado à respeito da História da igreja.
Ortodoxos, romanos, protestantes, e até mesmo as igrejas excluidas na antiguidade nos Concílios, pois ainda essas igrejas existem,  ainda hoje podem vivenciar e continuar fazendo parte da história, contribuindo para as gerações futuras, até que Jesus volte para levar à sua Igreja, comprada e lavada no seu sangue, para morar com Ele para sempre.  Amém.
Estejamos cientes que toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para educar conforme a justiça.  Por ela o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra (2Tm 3 : 16-17).
Através do estudo da Palavra de Deus somos feitos aptos para agradar à Deus, e isso está ao alcance de todos os que entregam a sua vida à Jesus, crendo em Jesus como Salvador, através do sacrifício por Ele realizado dando a sua vida por nós, isso é privilégio de todos os que à Deus dão honra, glória e louvor, confiando e servindo à Ele "com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças".
Conhecer os fatos é muito importante, porém mais importante é sermos convictos que somos dependentes de Deus, e para que tenhamos a certeza de nossa salvação precisamos nascer de novo como disse Jesus à Nicodemos, e esse novo nascimento só ocorre quando nos arrependemos de nossos pecados, quando cremos em Jesus Cristo como nosso Salvador, crendo que Deus nos aceita pela sacrifício de seu Filho Amado no Calvário, e o Espírito Santo enviado pelo Pai faz o obra em nosso ser, fazendo que sejamos novas criaturas, pois somente estando em Cristo somos novas criaturas.
Procurar conhecer sobre à História, é muito gratificante e nos deixa bem esclarecidos, mas o nosso maior prazer deve estar em servir ao Deus que criou o céu e a terra, que nos amou enviando seu Filho para morrer pelos nossos pecados, e que nos deixou através dos seus discípulos à mensagem propagada pelo Filho de Deus, Jesus Cristo, que foi morto e crucificado, mas ressuscitou, e vivo está, e continua abençoando à todos que nEle confiam.

Fonte : Texto produzido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia
            Bíblia Sagrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...