1 TIMÓTEO 5.23 - SIGNIFICADO DO USO DE VINHO ORIENTADO POR PAULO À TIMÓTEO

1 Tm 5.23  "Não beba mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das suas frequentes enfermidades."

(1) Este texto deixa claro que Timóteo não bebia nenhum dos tipos de vinho usados pelos judeus dos tempos do Novo Testamento.  Se Timóteo tivesse o costume de beber vinho, não teria sido necessário Paulo aconselhá-lo a tomar um pouco de vinho com propósitos medicinais (1Tm 3.3), nessa passagem (3.3) a Bíblia requer que nenhum pastor ou presbítero fique "sentado ao lado do vinho" ou "esteja com vinho".  Noutras palavras, não se deve beber vinho embriagante.
(2)Timóteo começara a ter distúrbios gástricos, provavelmente devido ao teor de álcali na água em Éfeso.  Paulo, portanto, declara que ele devia usar um pouco de vinho com aquela água para neutralizar os efeitos daninhos da alcalinidade.  O vinho usado para o estômago, de conformidade com os antigos escritos gregos sobre medicina, costumava ser do tipo não-embriagante.  O escritor Ateneu declara:  "Que tome vinho doce, ou misturado com água, ou aquecido, especialmente do tipo chamado protropos (O suco de uva antes de espremê-las), por ser bom para o estômago, porque o vinhdo doce (oinos) não deixa a cabeça pesada" (Ateneu, Banquete, 2.24); ver também Plínio, História Natural, 14.18).
(3) Timóteo por respeito ao apóstolo Paulo, tomaria "um pouco de vinho", quando necessário, e exclusivamente com fins medicinais.  Citar o conselho de Paulo a Timóteo para justificar o uso de vinho embriagante, em apoio a bebedores de vinho, é distorcer o significado desse trecho bíblico.

Fonte:  Bíblia de Estudo Pentecostal  - Almeida Revista e Corrigida

Comentários

  1. Agora sobre a água que Jesus transformou em vinho era doce sem álcoor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sulamitatxissueia.

      Agradeço sua visita ao meu blog. Seja sempre bem vinda(o).
      Com certeza a água que Jesus transformou em vinho não continha álcool. Segundo o Novo Manual dos Usos e Costumes dos tempos bíblicos, o suco da uva ficava cerca de seis semanas nas vasilhas coletoras para fermentar. Certamente que Jesus jamais daria bebida embriagante para as pessoas, pois Ele foi fiel à Deus em todas as coisas.

      Excluir
    2. Sua resposta tem falhas de interpretação, todos foram fies a Deus desde o início, e muitos caíram no pecado do vinho. Vinho é vinho.

      Excluir
    3. Boa tarde na paz do Senhor Jesus,

      Primeiramente agradeço a sua visita ao nosso blog, que Deus te abençoe.

      Muitos caíram no pecado do vinho, mas creio eu, que devem ter se arrependido e se voltaram para Deus, como em qualquer outro tipo de pecado que cometemos, quando nos arrependemos e confessamos recebemos o perdão de Deus.
      Continuo aconselhando que é melhor não bebermos vinho, (eu não bebo) mas não proíbo e nem impeço ninguém que tenha pensamento contrário ao meu.

      Para sua meditação 1 Cor. 6:12
      Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém: todas as coisas me são lícitas , mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

      Procure agradar a Deus, e não se deixe dominar por nada que não agrada a Deus.

      Um conselho para você : Deixe- se dominar somente pelo Espírito Santo de Deus, e você verá que não precisará fazer uso de vinho, ou de quaisquer outras práticas que não agradam ao Senhor Deus Todo Poderoso.


      Deus te abençoe em o nome de Jesus

      Excluir
    4. Outro versículo para nossa meditação se encontra em 1 Cor. 10:23

      "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam".

      Antes que nós façamos alguma coisa, vejamos se realmente o que será feito servirá para a edificação de nossos semelhantes.

      Não sejamos causa de escândalo para nosso próximo.

      Excluir
  2. Muito boa explicação todos bons pastores não deve confundir.beber até cair

    ResponderExcluir
  3. Boa noite na paz do Senhor Jesus,
    Agradecemos a sua visita em nosso blog. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela explicação.
    Agradeço.
    Pois hoje sentir vontade de tomar um pouco de vinho. Porém repreendi... Mas veio novamente e senti que foi diferente, então me lembrei desta passagem que Paulo falava em tomar um pouco de vinho por causa das muitas enfermidades e do estômago. É como eu tenho problema no estômago tomei um pouco.
    É ai fui estudar pra pregação de hoje. É e vezes de procurar 1ts 5. 23
    Digitei 1tm 5. 23... estranhei pois não batia com o texto que procurava.
    Mas me chamou atenção pelo fato de falar de vinho.
    Outro dia fiz o suco da uva preta pra um paciente que estava com plaquetas baixas, depois de três dias ja estava normal. Isto é o suco da uva, ou seja o vinho da uva e bom mesmo pra saúde. Pois este contém álcool natural da fruta... É quanto mas tempo ele passa a mas apurado ele fica e este apurado é o que embriaga em excesso.
    Né verdade.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa note na paz do Senhor Jesus,
      Nós que te agradecemos pela visita em nosso blog, e que bom que pudemos ajudá-lo(a) com esta postagem.

      Segundo o Novo Manual dos Usos e Costumes dos tempos bíblicos, o suco da uva ficava cerca de seis semanas nas vasilhas coletoras para fermentar.

      Deus te abençoe em o nome de Jesus.

      Excluir
    2. Estou tendo problemas estomacais, que exalo mau hálito muito forte, já fiz tratamento com antibióticos, sem exeto, as pessoas se afastam de mim, até mesmo na igreja, onde mais acontece, gostaria de saber se posso fazer uso do vinho, uma dose diariamente.

      Excluir
    3. Boa tarde na paz do Senhor Jesus,

      Agradeço pela visita e peço desculpas pelo atraso na resposta.
      Acredito que sobre esse assunto seria melhor você conversar com o líder da sua igreja, penso que ele poderá te orientar melhor sobre isso.
      Lembre-se sempre que para Deus não há impossível, Ele pode solucionar esse problema para você.

      Que Deus te abençoe,

      Excluir
  5. Tenho sofrido muito com este problema, por favor me ajude.👆👆👆👆👆

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde na paz do Senhor Jesus,

      Agradeço pela sua visita no nosso blog e peço desculpas pela demora da resposta.
      Se for problema estomacal, penso que deve procurar ajuda médica, porém nunca se esqueça que o nosso Deus ainda responde oração. Se você ora a respeito disso e ainda não obteve resposta, não se desanime, continue orando.
      Caso seja vício com a bebida, o Deus todo poderoso pode te libertar, basta que você dê lugar para Ele operar em sua vida.

      Lembre-se sempre que para Deus não há impossível, Ele pode solucionar esse problema para você.

      Que Deus te abençoe,

      Excluir
    2. Unknown. Boa tarde. Que a paz e a graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja contigo. Vi que está preocupado com doenças estomacais. Sofri muito com dores no estômago, cheguei a ser acometida por bactérias, HPILORY. Depois fazer muita endoscopia e tomar remédios caros só me curei depois de orar muito e Deus me ajudou a encontrar um médico maravilhoso pelo sua, que me orientou a tomar suco de limão tds os dia em jejum. Aproveito para emagrecer e tomo com maçã e couve tds antes do café da manhã. Espero ter ajudado. Lembra que o caminho é orar, pedir a Deus direção e se não melhorar procure o médico. Tenho certeza que Deus vai conduzir tudo e vc viver esse milagre. Cuidado com o vinho. Como foi dito Jesus provavelmente transformou água num suco de uva tão gostoso que os participantes da festa nunca tomou algo parecido, mas com certeza o fato de ser necessário a uva curtir por 6 meses para virar álcool, foi isso que Jesus quis nos mostrar. As melhoras coisas estão em Cristo e não naquilo que o dinheiro pode comprar, mesmo que seja o vinho mais caro do mundo!. Deus te cura no nome de Jesus! A é, !

      Excluir
    3. A paz do Senhor Jesus.
      Agradeço a Deus por sua visita em nosso blog, e pelo seu comentário.
      Que Deus continue te abençoando, em nome de Jesus.

      Excluir
  6. Eu vi um comentário de um presbítero que não e proibido para o crente beber vinho.gostaria de saber se pode ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Dina Ferreira,
      Primeiramente quero agradecer pela sua visita em nosso blog.
      Penso eu, que se você poder evitar melhor é.
      Particularmente eu prefiro me abster de qualquer tipo de bebida alcoólica.
      Para a sua meditação 1 Coríntios 6:12 que diz :
      Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

      Deus te abençoe em o nome de Jesus.

      Excluir
  7. Então timoteo tomou suco de uva não fermentado e o vinho que Jesus bebia era o mesmo que timote...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era esse sem álcool,suco puro da uva integral,ele é forte,parece que tem álcool.

      Excluir
  8. A paz do Senhor Jesus,

    Agradecemos pela sua visita e cooperação com o nosso blog.

    Não sei te informar se o vinho que Jesus tomou foi o mesmo vinho que Timóteo, mas creio, que o vinho que Jesus tomou não era o vinho embriagante, pois Jesus quando estava em forma de homem, aqui na terra, foi fiel a Deus em todas as coisas.
    Espero que você continue nos visitando e cooperando com o nosso blog.
    Deus te abençoe, em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde
    A paz do Senhor Jesus Cristo
    Muito sábio em suas resposta
    Vejo que muitas pessoas querem inverter a palavra de Deus é e usar de desculpas para fazer o que é errado e se nós que prega a palavra da verdade ,temos que tomar muito cuidado com pessoas ardilosa
    Pq elas ainda tenta nós convencer do contrário.
    Q Deus nós ď sabedoria para aconselhar.
    Parabéns o senhor(a) muito sábio ao aconselhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite na paz do Senhor Jesus.
      Agradeço a Deus primeiramente por tudo. E sou grato a Deus também por você ter visitado o nosso blog, e pela mensagem nos parabenizando. Toda glória e honra ao Grande e Eterno Deus.
      Seja bem vindo(a), em nome de Jesus.

      Excluir
    2. A paz do Senhor Jesus Cristo
      Vinho so è vinho depois de fermentado
      A Biblia fala que Jesus trasnformou àgua em vinho!!! não em suco de uva.
      A Biblia não diz que è pecado tomar vinho,mas tudo em ecesso è pecado,não vos embreagès com vinho mas do Espirito Santo.Nabote erra dono di uma vinha fabricava vinho.
      Nôe fabricava vinho.

      Excluir
  10. A paz de Cristo Jesus nosso Senhor.
    A resposta de todas as perguntas e duvidas, estão nos versículos anteriores e nos versículos abaixo do versículos mencionado. O Espírito Santo é o melhor professor e mestre em todas as dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.
      A paz do Senhor Jesus Cristo.
      Agradecemos por sua visita ao nosso blog, e pela sua participação.
      Com certeza o Espírito Santo é o melhor Professor e Mestre.
      Ele nos orienta e nos ajuda a fazer a vontade de Deus.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  11. PODES CRÊ QUE O MELHOR REMÉDIO E CURA DE ÚLCERAS ESTOMACAIS É CURADO COM VINHO À 8 ANOS SOFRI PROBLEMA SERÍSSIMO DE ESTÔMAGO E PEDI A CURA ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS E NUMCA TINHA MEDITADO ESTA PASSAGEM BÍBLICA ( TIMÓTEO 5 : 23 ) ENTÃO DEUS ME DEU A CURA ATRAVÉS DESSE VERSÍCULO IMEDIATAMENTE PASSEI A TOMAR QUINTA DO MORFADO SUAVE E FIQUEI CURADA E LOUVADO SEJA O NOSSO DEUS 🙇‍♂️ E NINGUÉM DISTORÇA ESSA PASSAFEM PORQUE O VINHO É MEDICINAL QUANDO SE TOMADO COM CALTELA. JESUS MEDICINA DO CÉU E A PALAVRA QUE CURA , ENFERMIDADES, FÍSICAS, DO CORPO E DA ALMA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus.
      Agradecemos a sua visita ao nosso blog.
      O Apóstolo Paulo deixou claro que o uso do vinho na situação de Timóteo foi devido as suas frequentes enfermidades. Nesse caso foi uso medicinal.
      Tomemos cuidado para não usarmos essa situação para sermos consumidores de vinho sem necessidade, nesse caso se torna desobediência a Palavra de Deus.
      Deus te abençoe em nome de Jesus.

      Excluir
  12. VINHO QUINTA DO MORGADO SUAVE A CURA DAS ENFERMIDADES ESTOMACAIS. ( TIMÓTEO 5 : 23 ) BÍBLIA. 🍷

    ResponderExcluir
  13. Então, porque usavam vinho embriagante na ceia de 1 coríntios 11?Jesus fala que João, o Batista, não bebia bebida forte, mas ele sim, já que o chamavam de beberão, em Lucas 7:33-34?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus.
      Agradecemos pela sua visita ao nosso blog.

      O Apóstolo Paulo louvou a atitude dos membros da igreja de Corinto ?
      Com certeza não louvou.

      Penso que Jesus como obediente ao Pai não causou escândalos em momento algum e que em relação ao beber, não creio que tenha sido vinho embriagante.

      Continuo aconselhando meus irmãos, irmãs e amigos que se não for por uso medicinal e orientado por um profissional de saúde, não bebam. E também não devemos esquecer que Deus conhece as intenções de cada pessoa. Cuidado para não usar orientações médicas como pretexto sem ter uma real necessidade.

      Deus te abençoe em nome de Jesus.

      Excluir
  14. Desculpa irmão, mas quelaquer bebida que passa pelo processo de fermentação como o caso da transformação da água em vinho é uma bebida alcoólica, isso é científico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus
      Agradeço pela sua visita em nossa página. Deus te abençoe.

      Em relação ao seu comentário, peço que você pesquise quanto tempo leva para ser fermentada a bebida. nesse caso o vinho.

      Deus te abençoe em nome de Jesus.

      Excluir
  15. Olá, a paz de Cristo Jesus! Me deparei nesse blog após meu devocional em 1 Timóteo 5 , foi a explicação que fez mais sentido pra mim! Obrigado e completei fazendo oração de agradecimento pela pessoa responsável pelo blog e as pessoas nos comentários, que a graça e a benção do Senhor estejam sobre vocês!

    ResponderExcluir
  16. A paz do Senhor Jesus Cristo.
    Agradecemos pela tua visita nesse blog, e pela oração
    Deus te abençoe.
    Continue orando por nós. E estaremos orando por você.

    Se puder, divulgar o blog, te agradecemos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

QUAL ERA O IDIOMA FALADO ANTES DA TORRE DE BABEL ?

VARA DE FERRO