JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS

Em toda nossa caminhada devemos ter sempre Cristo como nosso guia. Ele nos guarda a cada dia. "Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois a ele eternamente. Amém." Sejam bem vindos ao nosso blog em o nome do Senhor Jesus !!! Disse Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Amo ao Senhor Jesus Cristo, porque Ele me amou primeiro e trouxe-me para a sua maravilhosa presença. Deus é tremendo !!!

domingo, 10 de julho de 2016

1 TIMÓTEO 5.23 - SIGNIFICADO DO USO DE VINHO ORIENTADO POR PAULO À TIMÓTEO

1 Tm 5.23  "Não beba mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das suas frequentes enfermidades."

(1) Este texto deixa claro que Timóteo não bebia nenhum dos tipos de vinho usados pelos judeus dos tempos do Novo Testamento.  Se Timóteo tivesse o costume de beber vinho, não teria sido necessário Paulo aconselhá-lo a tomar um pouco de vinho com propósitos medicinais (1Tm 3.3), nessa passagem (3.3) a Bíblia requer que nenhum pastor ou presbítero fique "sentado ao lado do vinho" ou "esteja com vinho".  Noutras palavras, não se deve beber vinho embriagante.
(2)Timóteo começara a ter distúrbios gástricos, provavelmente devido ao teor de álcali na água em Éfeso.  Paulo, portanto, declara que ele devia usar um pouco de vinho com aquela água para neutralizar os efeitos daninhos da alcalinidade.  O vinho usado para o estômago, de conformidade com os antigos escritos gregos sobre medicina, costumava ser do tipo não-embriagante.  O escritor Ateneu declara:  "Que tome vinho doce, ou misturado com água, ou aquecido, especialmente do tipo chamado protropos (O suco de uva antes de espremê-las), por ser bom para o estômago, porque o vinhdo doce (oinos) não deixa a cabeça pesada" (Ateneu, Banquete, 2.24); ver também Plínio, História Natural, 14.18).
(3) Timóteo por respeito ao apóstolo Paulo, tomaria "um pouco de vinho", quando necessário, e exclusivamente com fins medicinais.  Citar o conselho de Paulo a Timóteo para justificar o uso de vinho embriagante, em apoio a bebedores de vinho, é distorcer o significado desse trecho bíblico.

Fonte:  Bíblia de Estudo Pentecostal  - Almeida Revista e Corrigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário