sábado, 13 de outubro de 2018

A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO

Todo livro da Bíblia tem uma teologia. O que isso quer dizer? Cada livro bíblico apresenta DeusTodo livro da Bíblia tem uma teologia. O que isso quer dizer? Cada livro bíblico apresenta Deuse seu modo de agir sob certo aspecto específico à conjuntura em que parte da Escritura Sagrada foiescrita. Por exemplo, é notório que o Evangelho de João apresenta a pessoa de Jesus de maneira bemdistinta dos demais Evangelhos. Logo, dizemos que a Cristologia do apóstolo João, sob certo ponto devista, é diferente em objetivo da Cristologia dos outros Evangelhos. A isso chamamos Teologia Bíblica.A partir do estudo desta disciplina teológica é que se sistematiza as grandes doutrinas, organização esta,que denominamos Teologia Sistemática.
Como o Levítico apresenta Deus?
O livro de Levítico tem uma maneira peculiar de apresentar a Deus. Ali se encontra o estabelecimentodo culto que perpassaria toda a história do povo judeu.A instituição do culto por meio de sacrifícios de animais, posição de mediação do ministério sacerdotal,o sentimento de reverência: tudo isso traduz símbolos à natureza de Deus.
Aspectos da natureza divina apresentados em Levítico 
Podemos, por isso, e sob muitos outros aspectos, afirmar que o culto levítico apresenta traços danatureza divina que aparecem perfeitamente no livro de Gênesis. Por exemplo, (1) “tudo que existefoi criado por Deus”, ora, desde a exigência de primogênitos animais, dos primogênitos do povo figurados na tribo de Levi, de uma família específica para o exercício do ministério do sumo sacerdote, otempo todo Deus está dizendo: “tudo é meu”; (2) os animais, os vegetais, ou seja, toda criatura inferior aoser humano pertence a Deus; (3) o ser humano todo, a imagem e semelhança de Deus, é do Senhor, onde tal verdade está representada pela exigência divina à sacralidade da vida, no convite ao ser humanopara ser um adorador a Deus, no serviço voluntário e amoroso das pessoas a Deus. O tempo todo o livrodo Levítico, por intermédio do culto, está mostrando que Deus é quem governa tudo.
Aspectos que devem ser ressaltados hoje
É de suma importância esclarecer ao aluno que, como no Levítico, o nosso culto a Deus representa oque Ele é. Por Ele ser o absoluto, o Criador de tudo, rendemos-lhe um culto reverente. Mas num sentido,outrora inexistente no tempo do Levítico: por meio de Seu Filho, Deus nos justificou, regenerou e santificou de uma só vez. Ele nos vivificou enquanto éramos ainda pecadores (Ef 2.1).
Subsídio extraído da Revista Ensinador Cristão edição nº 75 
Fonte:  Portal da Escola Dominical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...