quinta-feira, 23 de outubro de 2025

JESUS : O SUMO SACERDOTE



No Antigo Testamento, o Sumo Sacerdote era o mediador entre Deus e o povo de Israel, que eram escolhidos para levar a Palavra de Deus para todas as nações.

Era o Sumo Sacerdote que fazia os sacrifícios pelos pecados da nação de Israel e por ele próprio, pois também era imperfeito, e intercedia pelo povo diante de Deus.

Deus já tinha antes da fundação do mundo, um plano perfeito para a reconciliação do ser humano com Ele (Ef 1:4-5), e esse plano foi realizado plenamente através de seu Filho Unigênito, Jesus Cristo.

Enquanto na Antiga Aliança os sacrifícios só eram feitos em favor da nação de Israel, na Nova Aliança, o sacrifício foi feito em favor de todas as pessoas.

Na Antiga Aliança, eram necessários sacrifícios de animais para o perdão dos pecados do povo, e esses sacrifícios para perdão dos pecados eram feitos anualmente. Na Nova Aliança, o Filho de Deus, se deu por nós como sacrifício vivo e perfeito, uma vez só e para sempre.

Jesus Cristo é o nosso Sumo Sacerdote, Ele está assentado a direita do Pai, intercedendo por nós.

Ele veio ao mundo como homem, e quando foi ser batizado por João Batista, foi dita a seguinte afirmação: Eis o Cordeiro Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1:29).

No livro do Apocalipse está escrito : o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Ap 13:8-10).

Jesus Cristo, nasceu de uma virgem por nome Maria, por obra do Espírito Santo, nasceu sem pecado, viveu sem pecado, mesmo sendo tentado em tudo, Ele jamais pecou. E por isso,  temos um Sumo Sacerdote que pode nos socorrer quando a Ele nos achegamos com fé e confiança.

Ele foi morto em uma cruz, derramou seu sangue puro, para perdão de nossos pecados (1 Pe 2:24), Ele nos resgatou, nos livrou das mãos do inimigo, que é o diabo (1 Pe 5:8-9), e por meio dele, nos tornamos filhos e filhas de Deus.

Jesus é o mediador da Nova Aliança (Hb 12:24), o único mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2:5-6), o Autor da salvação eterna, para quem lhe obedece (Hb 5:9).

Para todas as pessoas que creem em Jesus, no sacrifício que Ele fez por toda a humanidade, morrendo pelos nossos pecados (1 Jo 2:1-2), Ele é o Sumo Sacerdote que socorre em tempo oportuno quem se achega a Ele (Hb 4-14-16). Ele é Eterno (Hb 7:25-28)

A nossa vitória está em nos aproximarmos de Deus (Tg 4:8-10), nos humilharmos diante dele (1 Pe 5:6-10).

Ele é Sacerdote Eterno, Permanente (Hb 7:17-25), a Aliança Perfeita (Hb 8:5-6).

Se quisermos ser abençoados(as), precisamos nos aproximar dele, buscar a Ele enquanto podemos O achar, nos arrepender de nossos pecados e nos voltar para  Ele (Is 55:6-7), e certamente Ele nos acolherá, e fará de nós templo do Espírito Santo (1 Cor 6:19), e desfrutaremos das bençãos do Senhor aqui na terra e no final a salvação da nossa alma (Mc 10:30; 1 Pe 1:8-9).

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, o Deus fiel que é Soberano e tem prazer em nos abençoar (Jr 29:11-13; Fl 4:19) .


Fonte : Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus 

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

JESUS: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA



 Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, a não ser por mim (Jo 14:6).

Quando Deus apareceu para Moisés no Monte Horebe, foi perguntado a Ele quem o enviou, (caso lhe perguntassem o seu nome), para libertar o povo de Israel da escravidão no Egito; e Ele respondeu: o Eu sou me enviou a vós (Ex 3:1-14)

O caminho porque Ele é o nosso Sumo Pastor, o nosso Guia, o nosso refúgio e fortaleza (Sl 46:1).

Em uma certa ocasião, quando alguns discípulos abandonaram a Jesus, foi perguntado aos demais discípulos: quereis vós também ir? E Pedro lhe respondeu: para quem iremos nós, tu tens as palavras de vida eterna (Jo 6:66-68).

A verdade porque nele não há hipocrisia e engano algum nunca saiu da sua boca (1 Pe 2:22-25; Ap 14:5), e todas as suas promessas são verdadeiras (2 Cor 1:20).

A vida porque tudo o que foi criado teve a sua participação (Jo 1:1-3), quando Deus fez o homem do pó da terra foi dito: façamos o homem segundo a nossa imagem e semelhança (Gn 1:26-28). E nele temos a vida eterna ( Jô 3:15-18; 1 Jo 2:25).

Ele é o princípio e o fim (Ap 22:13), sem Ele nada podemos fazer (Jo 15:5).

No mundo há várias ideologias que ensinam que todos os caminhos levam a Deus,  essa ideia é falaciosa, o pai da mentira que é o diabo (Jo 8:44; 2 Cor 4:4) tenta enganar o ser humano, para que não creiamos em Jesus, em sua morte e ressurreição.

Sejamos firmes e constantes (1 Cor 15:58), perseverando na fé em Cristo Jesus (Hb 10:19_39), pois só por meio dele somos aceitos por Deus (Rm 5:1-12), pois Ele deu a sua vida para nossa reconciliação com o Pai.

Fonte : Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus 

terça-feira, 21 de outubro de 2025

CULTUAR AO SENHOR



A nossa adoração e culto deve ser voltada somente a Deus, (Lc 4:8),  Devemos oferecer a Ele um culto racional (Rm 12:1-2), 
O povo de Deus quando saiu do Egito, Pais que cultuava vários deuses, foi advertido para que não que não tivesse essa atitude (Ex 20:1-5; Dt 5:1-9).
Oração, louvor, pregação da Palavra de Deus, oferta para a obra de Deus, sao parte do culto. Mas uma vida voltada para Deus, um viver santo em toda nossa maneira de viver (1 Pe 1:15-16), deve ser o requisito para um verdadeiro culto ao Senhor, pois o contrário disso, não estaremos prestando um culto aceito por Ele, que é Santo, e quer que sejamos santos.
Há um relato escrito no Antigo Testamento que os samaritanos cultuavam a Deus, mas não deixavam de cultuar outros deuses (2 Rs 17:33), mas foram advertidos para que cultuassem somente a Deus (2 Rs 17:36-39).
Tudo o que priorizamos em nossas vidas torna-se um deus . Isso não quer dizer que não devemos nos preocupar com nossos afazeres diários, porém, devemos primeiramente buscar o Reino de Deus, e a sua justiça, como nos ensinou o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Mt 6:33).
Trabalhar para o nosso bem estar e das nossas famílias é um dever que temos, e quando feito com amor e sinceridade é agradável a Deus, pois Ele abençoa quem se esforça para viver bem (Js 1:9), mas sem esquecer que Ele é o provedor (2 Cor 9:8-10; 1 Tm 6:17).
Trabalhamos, estudamos, vivemos em sociedade porque Ele nos proporciona essas oportunidades, pois o dom da vida vem somente dele.
A luz da resposta do Senhor Jesus Cristo ao diabo (Mt 4:10), podemos concluir que: anjos não foram criados para serem cultuados, homens e mulheres por mais fiéis que são ou que foram, a Deus, não devem ser cultuados, e os verdadeiros adoradores, O adoram em espírito e em verdade (Jo 4:24-24), cultuam unicamente a Deus, o criador do céu e da terra.
Adoração e culto, só há um que é digno, o Senhor Deus Todo Poderoso, o Pai Eterno, Deus Forte, o Senhor dos Exércitos, o Pai das Luzes (Ap 14:7) que não muda e jamais mudará (Tg 1:17).
Fujamos da idolatria (1 Cor 10:14; 1 Jo 5:21), sejamos prudentes, vivamos uma vida de vigilância e oração (Mt 26:41), para que não caiamos na tentação de sairmos do foco principal que é adorar e cultuar somente ao Eterno Deus, o Soberano, Rei dos reis, Senhor dos senhores.

Fonte : Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus 

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

GLORIOSA PAZ



Que a paz de Deus que excede todo entendimento (Fl 4:7), encha nosso ser, pois somente com essa paz que vem do próprio Senhor Deus Todo Poderoso, viveremos uma vida frutífera, com sobriedade e mansidão, pois a paz que vem de Deus não depende das circunstâncias que vivemos (Jo 14:27).

Essa paz que tanto almejamos e precisamos, alcançamos por meio de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que por amor, se deu por nós, se entregando pelos nossos pecados, para nossa salvação (Gl 1:4)

Somos chamados por Deus para vivermos em paz (Cl 3:15) e sermos agradecidos a Ele por tão grande benção.

Todas as pessoas que já passaram pela experiência do novo nascimento (Jo 3:3; 2 Cor 5:17) podem usufruir dessa grande e maravilhosa promessa, se realmente houver um comprometimento real e sincero em relação ao que o Senhor Deus pede de nós (Mq 6:8).

Fato é que, se andarmos na luz, que é o Senhor Jesus (Jo 8:12), não andaremos segundo a nossa vontade, mas assim como o Senhor Jesus, faremos a vontade de Deus (Jo 6:38; 1 Jo 2:17), e a paz de Deus permanecerá em nosso ser, ainda que as tribulações da vida venham fortes contra nós (2 Cor 4:17-18), a vida eterna com Deus, o gozo, a paz e a alegria que iremos desfrutar no céu é infinitamente maior do que as dificuldades que enfrentamos aqui no mundo.

Que a gloriosa paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, seja real em nossas vidas (1 Cor 1:3)e sejamos agradecidos ao Eterno Deus por nos agraciar com tão gloriosa benção.


Fonte : Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus 

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

OBEDIÊNCIA, O CAMINHO PARA NOSSA VITÓRIA



 Falamos ou ouvimos a respeito de conhecer a Deus, mas, quais são realmente os sinais que uma pessoa realmente O conhece ?

O Apóstolo João em sua Primeira Epístola no capítulo dois e versículos três ao cinco, nos diz que se O obedecermos seremos os seus servos.

A obediência aos mandamentos de Deus é o requisito para que sejamos realmente filhos e filhas de Deus (1 Jo 5:3).

Se pautarmos o nosso viver na obediência ao Senhor, não viveremos pecando (1 Jo 3:6), pois o amor de Deus está em nós (1 Jo 4:9-11).

Se vivermos em desobediência a Deus, não estaremos vivendo uma vida frutífera na presença de Deus, pois a desobediência é pecado, e o pecado faz separação entre Deus e o ser humano (Is 59:2), mas, se houver arrependimento, confissão e abandono do pecado, no nome de Jesus somos perdoados (1 Jo 2:1-2; 1 Jo 2:12).

Não há como nos enganarmos, só podemos dizer que conhecemos a Deus, se verdadeiramente fizermos o que é determinado por Ele.

Parece impossível a nós, porém, por meio de Jesus Cristo, que morreu para tirar nossos pecados e nos salvar (Hb 9:27-28)e pela atuação do Espírito Santo, que nos convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:7-11) que transforma o nosso ser, se torna possível viveremos em obediência ao Senhor.

Um dia Jesus voltará para buscar um povo fiel, zeloso de boas obras, um povo que anda em novidade de vida, fazendo a sua vontade, um povo que O honra e O adora de todo coração (Lucas 4:8).

Se almejamos viver eternamente com o Senhor, só existe esse caminho: Ser fiel até a morte (Ap 2:10).

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, O Único Deus, invisivel e imortal (1 Tm 1:17).

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

O CAMINHO PARA A NOSSA VITÓRIA

 


No livro de Provérbios capítulo 3 versículos 5 e 6 nos ensina a confiar no Senhor de todo nosso coração e reconhecer a Ele em todo nossos caminhos, e Ele endireitará as nossas veredas.

Confiar no Senhor, entregar a Ele a direção do nosso viver, temos uma maravilhosa promessa da parte do Senhor, a qual é: mudança de vida.

O salmista Davi assim escreveu: Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o demais, Ele agirá (Sl 37:5).

Deus é amor, e isso Ele nos provou enviando o seu Filho Unigênito para nos salvar, e com a morte e ressurreição de Jesus, o Espírito Santo foi enviado para estar conosco todos os dias, o Consolador prometido, esse que nos convence do pecado, da justiça e do juízo.

O Espírito Santo nos ajuda a confiar e muda as nossas veredas, isso se nós deixarmos Ele agir em nosso ser.

Jesus morreu em uma cruz para o perdão dos nossos pecados, mas não nos deixou órfãos (Jo 14:18). A promessa se cumpriu, temos um grande auxiliador, o próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo está sempre pronto para nos ajudar.

Ainda quando estava entre os homens, Jesus, o nosso Senhor e Salvador nos disse para que não fiquemos ansiosos no nosso viver, que buscassemos primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e que todas as coisas que precisamos serão acrescentadas (Mt 6:33).

Temos um Deus que cuida de nós (1 Pe 5:6-7), e isso é maravilhoso aos nossos olhos, porque somos amados(as) pelo Senhor, e quando nos humilhamos diante dele, O reconhecendo como nosso Senhor e Salvador, fazendo a sua vontade, conseguimos andar em novidade de vida, pois isso é obra do Espírito Santo agindo em nós.

Certamente que de nós mesmos, jamais conseguiremos fazer o querer do nosso Senhor, porém, para todas as pessoas que creem em Jesus Cristo, que se arrependeram de seus pecados, e O receberam como Senhor e Salvador, há uma grande e maravilhosa saída, uma porta eficaz, que nos foi aberta por nosso Senhor, que é o Guia fiel do seu povo (Sl 48:14).

Confiar, se entregar, obedecer a Ele, é a certeza da nossa vitória, nunca nos esquecermos que  no mundo teremos aflições (Jo 16:33), e lembrando que em Cristo Jesus, somos mais que vencedores (Rm 8:37.


Fonte : Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia - baseado na Palavra de 


quarta-feira, 15 de outubro de 2025

VINDE TODOS E ADORAI AO ETERNO DEUS



E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória (Is 6:3).
Serafins(Is 6:2), seres celestiais criados por Deus, glorificaram ao Eterno e ainda hoje O glorificam, e nós seres humanos, criados a imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26-28), devemos a Ele, honra, glória, louvor, pois somos amados(as) por Ele.
 Tudo o que fizermos (1 Cor 10:31) seja para a glória de Deus, pois Ele é digno que demos ao seu Eterno nome, glória de todo nosso coração (Rm 8:36).
Anjos O adoram, e cumprem as ordens do Criador (Hb 1:14; Ap 7:11-12), não foram criados para serem adorados (Ap 22:8-9), pois são criaturas de Deus.
Deus é santo, justo e perfeito (Dt 32:4), está acima de todas as coisas (1 Cr 29:10-12; Sl 103:19; 1 Tm 6:15-16), e nada pode escapar das suas mãos (Is 43:13)..
Somos criados por um, e único Deus (1 Cor 8:6), poderoso, amoroso e misericordioso, que por amor enviou seu Filho Unigênito para nos salvar (Jo 3:16-17). e Ele é: Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, o Príncipe da paz (Is 9:6).
Não há Deus maior e nem melhor, no qual podemos nos refugiar (Sl 46:1), é estar sob os seus cuidados é um privilégio, pois Ele cuida de nós em qualquer situação (Is 41:10: Mt 6:25-34).
Adorar ao Eterno Deus é o nosso dever (Ex 34:14; Lc 4:8), e servi-lo é um privilégio que devemos valorizar.  Adorar a Deus na beleza da sua santidade (1 Cr; SL 96) é algo que só conseguimos fazer, se as nossas vidas estiverem pautadas na obediência a sua Palavra, e se verdadeiramente nos tornamos novas criaturas em Cristo Jesus (2 Cor 5:17).
Não deixemos passar essa oportunidade, hoje (Hb 3:13) é dia de nos chegar e nos humilhar na presença do Senhor Deus Todo Poderoso (Tg 4:8-10).
Adorar, temer e servir ao Senhor é algo glorioso que por meio de Jesus Cristo, o Nosso Senhor e Salvador, com a ajuda do Espírito Santo, o Consolador, é uma benção que todas as pessoas podem alcançar; Com o arrependimento de seus pecados, e com a aceitação da obra que Jesus Cristo fez por nós na cruz, morrendo pelos nossos pecados, para nos salvar e perdoar.
Lembremos sempre: Jesus morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou, vivo Ele está, intercedendo por nós diante do Pai.
O anjos O adoram, e nós não devemos ignorar que adorar a Deus precisa ser o primordial em nossas vidas.
Ao Pai, Filho e Espírito Santo, glória, honra, louvor e toda nossa adoração.

Fonte :  Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus 

domingo, 12 de outubro de 2025

O IMPOSSÍVEL DEUS FAZ



Davi, um grande Rei em Israel, após ter pecado contra o Senhor, arrependeu-se e pediu para que Deus criasse nele, um coração puro e um espírito reto (Sl 51:10), e confiando no Senhor recebeu perdão de seus pecados (2 Samuel 12:13), e foi restaurado (Sl 89:20-22).

Sabemos que o ser humano é composto de corpo, alma e  espírito, e o Apóstolo Paulo nos escreveu para que todo nosso ser sejam conservados irrepreensíveis (1 Ts 5:23).

O Apóstolo Pedro nos aconselhou que sejamos santos em toda nossa maneira de viver (1Pe 1:15-16).

O ser humano por si só não tem condições para se conservar irrepreensível. porém, quando se arrepende, confessa seus pecados e crê no Senhor Jesus, o Espírito Santo passa a habitar em seu ser, fazendo com que a pessoa ande em novidade de vida, e assim, todas as pessoas que creem em Jesus, tornam-se novas criaturas (2 Cor 5:17), e o nosso corpo se torna templo do Espírito Santo (1 Cor 6:19), e o Espírito Santo ajuda as pessoas que se voltam para Deus, que andam em obediência, fazendo a sua vontade, a serem irrepreensíveis.

O que é impossível ao ser humano, é possível para Deus (Lc 1:37), pois Jesus Cristo através do sacrifício na cruz do calvário, através da sua morte e ressurreição, nos justificou (Rm 5:9), nos santificou (1 Cor 1:2; Hb 10:10), e nos regenerou (1 Pe 1:3) nos tornando filhos e filhas de Deus.

O mesmo Deus que fez a obra na vida de Davi e na vida de muitas outras pessoas na Antiga Aliança, hoje por meio de Jesus Cristo, quer e pode operar grandemente na vida de todas as pessoas que se voltarem para Ele, O reconhecendo como Senhor e Salvador, arrependidos de seus pecados e confessando com sua boca que Jesus é o Senhor e em seus corações crerem que Deus O ressuscitou entre os mortos serão salvos (Rm 10:9-10).

Com a ajuda do Espírito Santo, conservemos todo o nosso ser irrepreensível, pois breve Jesus voltará para buscar o seu povo para morar eternamente no Céu, e somente quem tem a vida pautada na obediência a Deus irá contemplar a face do Senhor (Ap 22:4).

Fonte : Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus 



sábado, 11 de outubro de 2025

ASSIM CREMOS



Esse blog tem por objetivo divulgar a Palavra de Deus, e que o nome do Senhor Deus Todo Poderoso: Pai, Filho, e Espírito Santo, seja glorificado por todas as pessoas que visitam esse blog e tiram um tempo para lerem as mensagens aqui postadas.
O nosso desejo é que Deus abençoe a todos(as), em nome de Jesus.

Deixo registrado aqui a nossa confissão de fé:

Cremos em Deus Pai Todo Poderoso, no Filho de Deus, Jesus Cristo que veio ao mundo em forma de homem, nascido de mulher, para nossa reconciliação com o Pai, no Espírito Santo, que o Pai pela intercessão do Filho, nos enviou para estar conosco todos os dias.

Cremos na remissão dos nossos pecados pelo sangue de Jesus que foi vertido na cruz do Calvário.

Cremos que somente em Deus Pai, Filho e Espírito Santo deve estar a nossa verdadeira adoração e a nossa total confiança.

Cremos na vida eterna para todas as pessoas que creem em Jesus, no sacrifício vicário que Ele realizou morrendo em uma cruz, e que fazem a sua vontade aqui na terra, e que haverá o sofrimento eterno para as pessoas que O rejeitam e não fazem o querer do Senhor Deus Todo Poderoso.

Cremos que Ele (Jesus) morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou, voltou para o Pai, e está assentado a direita do Pai, o Deus das luzes, e intercede por nós.

Cremos que Ele enviou os seus discípulos para anunciar a mensagem da salvação, e que essa mensagem é poderosa para transformar a vida de todas as pessoas que creem.

Cremos que assim como Ele operou maravilhas na sua vida terrena, Ele continua operando maravilhas ainda hoje, usando os seus servos e as suas servas.

Cremos que devemos viver uma vida de obediência na presença de Deus, afastados do pecado, se quisermos sermos salvos(as).

Cremos que Jesus voltará para buscar as pessoas que se arrependeram de seus pecados e O aceitaram como Senhor e Salvador, e vivem uma vida agradável a Deus,  viverão eternamente com Deus.

Cremos que as promessas do Senhor são fiéis e verdadeiras, se cumpriram e ainda se cumprem porque Ele não muda e jamais mudará, Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Cremos que o Céu e o Inferno são reais, mas que o Inferno foi preparado para o diabo e seus anjos, e que somente as pessoas que não se arrependeram de seus pecados e não creram e não creem em Jesus, irão herdar;  e o Céu para todas as pessoas que creram e creem em Jesus, que juntos com as pessoas que morreram na esperança de ser salvos(as), porque criam e obedeciam a Lei do Senhor, que foi dada por Moisés, e também as pessoas anteriores a Moisés que creram e obedeceram a voz do Senhor, irão viver eternamente no Céu. 

Cremos que toda as Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus e a mulher de Deus seja perfeito(a) habilitado(a) para toda boa obra, como o Apóstolo Paulo ensinou na sua segunda carta a Timóteo.

Cremos que as pessoas que creem em Jesus, devam se batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo como nos ensinou os escritores dos Evangelhos, Mateus e Marcos.

Cremos na atualidade da promessa de Jesus, que no nome dele, seus servos e suas servas expulsarão demônios; falarão novas linguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum, e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão como foi escrito no Evangelho Segundo Marcos.

Cremos que a Igreja do Senhor Jesus Cristo não passará pela grande tribulação que há de vir em  o mundo, a Universal Assembleia dos Santos, será tirada antes deste evento.

Cremos que o Milênio escrito no Livro do Apocalipse, será cumprido literalmente.

Cremos que Deus é Soberano, Rei e Senhor, o nosso galardoador, e que nada fica oculto aos seus olhos.


Fonte :  Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus


sexta-feira, 10 de outubro de 2025

SEJAMOS REAIS IMITADORES

 

Na Epístola do Apóstolo Paulo aos filipenses, nos é orientado que haja em nós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus (Fl 2:5-11).

Sabemos e cremos que Deus Pai enviou o seu Filho, a segunda Pessoa da Trindade, ao mundo para nos salvar, e o verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1:1-28).

O Filho de Deus,  Jesus Cristo, estando no mundo, nos deixou o exemplo de como viver aqui na terra e agradar ao Deus Pai Todo Poderoso.

Vamos citar aqui algumas das atitudes de Jesus, mesmo porquê, segundo o Apóstolo João, se ele fosse escrever tudo o que foi feito através do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, não haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos(Jo 21:25).

Jesus amava as pessoas (Mc 10:21; Jo 11:36; Jo 21:20), e nós devemos amar o nosso próximo (Jo 13:34; Jo 15:12), Jesus tinha compaixão delas (Mt 14:14; Mt 15:32), e nós precisamos ser imitadores de Cristo, assim como Paulo foi seu imitador(1 Cor 11:1), e devemos ter compaixão (Lc 6:36).

Seguindo as orientações de Jesus Cristo e dos Apóstolos, iremos viver uma vida de oração (Mc 1:35; Lc 5:16; At 6:4), seremos sempre gratos ao Senhor Deus Todo Poderoso(Cl 3:11-17), assim como Jesus O agradecia (Mt 11:25; Jo 11:41-42).

A obediência, o perdão, a pregação e o ensino, também faziam parte da vida de Jesus (Jo 8:28; Mt 26:39; Mc 2:5-10; Mt 6:14-15; Mc 1:35; Lc 5:16!; Mt 4:23; Lc 6:20; Mt 7:29; Mt 28:19-20), e se nós quisermos viver uma vida próspera e de comunhão com Deus, sermos obedientes e fazedores da obra, se deixarmos o Espírito Santo que é Terceira Pessoa da Trindade, que o Pai, através da intercessão do Filho, nos enviou, agir em nosso ser, certamente que conseguiremos fazer a vontade do Pai, O agradando em todas as coisas, e viveremos de uma maneira justa e santa na presença de Deus.

Lembremos sempre que sem Jesus nada podemos fazer, e precisamos estar ligados na videira verdadeira que é Ele , o Senhor Jesus Cristo (Jo 15:1-10), e que somente Ele nos conduz ao Pai (Jo 14:6), e somente nele somos mais que vencedores (Rm 8:37-39).


Fonte : Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus 


segunda-feira, 6 de outubro de 2025

A VITÓRIA GARANTIDA

 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito(Rm 8:28).

As vezes acontecem coisas em nossas vidas que não entendemos e até mesmo questionamos a Deus, porém, precisamos estar cientes que Deus é Soberano(1Tm 6:15-16), e sabe todas as coisas, e tudo o que Ele faz tempo um propósito(Ec 3:1).

Esperar com paciência no Senhor (Sl 40:1), perseverando em oração(Cl 4:2), é o caminho para suportarmos contratempos em nossas vidas, pois sabemos que no tempo apropriado Deus irá agir e entrará com providência em nossas causas.

Certamente que o propósito de Deus para nós resultará em bençãos para nossas vidas(Jr 29:11-13), assim, devemos buscá-lo de todo nosso coração, crendo que Ele nos ouve e atenderá as nossas orações(1 Jo 5:15).

Seja o que for que esteja acontecendo em nossas vidas, creiamos que o Deus da Glória, está atento a todas as coisas, pois nada escapa do seu controle(Hb 4:13).

O que importa é que mantenhamos os nossos olhos somente em Deus, o nosso Senhor, que nos enviou se Filho Unigênito, para nos salvar(Hb 12:2), e nele somos mais que vencedores(Rm 8:37-39), e que o que está nos aguardando é maior e melhor(Rm 8:18; 2 Cor 4:17), pois a nossa esperança é a de estar para sempre com o Senhor(1 Ts 4:14-17; Ap 21:2-4).

Lembremos que tem um Céu preparado para todas as pessoas que se refugiam em Deus, na pessoa do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Resistamos o diabo(Tg 4:7), Jesus Cristo desfez as obras dele na cruz do calvário derramando seu sangue para remissão de nossos pecados(Ef 1:7; (Hb 9:28; 1 Jo 3:8), e prossigamos para o alvo da nossa soberana vocação(Fl 3:14-15).


Fonte :  Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus 

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

A PROMESSA SE CUMPRIRÁ


 Quanto tempo mais devemos esperar para a volta do Senhor Jesus Cristo ?

Sabemos que Ele voltará, e que os sinais que Ele disse que aconteceriam estão bem patentes aos nossos olhos, porém não compete ao ser humano marcar o dia e a hora para esse grande acontecimento.

Vigiai e orai (Mt 25:13; Lc 21:36) foi a ordem do Senhor, pois não sabemos quando se dará a vinda do Senhor.

O Apóstolo Pedro deixou escrito que esse dia será como de um ladrão de noite (2 Pe 3:10),  que não avisa o dia, nem a hora que vai chegar.

Precisamos estar preparados(as) e não nos atemorizar, pois será dia de alegria para o povo do Senhor, dia da redenção de todas as pessoas salvas por Jesus Cristo (Lc 21:28).

Estejamos atentos(as) aos sinais porque breve virá o Senhor, e suas promessas são fiéis (Lc 21:33; Ap 22:12).

No livro dos Atos dos Apóstolos no capítulo 1, quando Jesus voltou para o céu, foi dito por dois varões vestidos de branco (anjos) que da mesma maneira que Ele (Jesus) subiu, Ele voltará ((At 1:6-11).

Deixemos o pecado e tudo o que atrapalha a nossa comunhão com Deus, e sejamos fiéis a Ele, para que na volta do Senhor possamos ouvir o vinde benditos de meu Pai (Mt 25:34).

Não sabemos quanto tempo vamos esperar, mas o certo é que, Jesus voltará, e somente as pessoas que temem e obedecem a Deus entrarão no Céu e estarão para sempre com o Senhor.


Fonte : Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus 

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

CHAMADOS PARA UMA GRANDE OBRA


 No Evangelho segundo Marcos, Jesus ordenou aos seus discípulos que fossem por todo o mundo e pregassem o evangelho(boas novas de salvação) a toda criatura, e Ele disse que quem cresse e fosse batizado seria salvo e quem não cresse seria condenado. E aos que cressem esses sinais os seguiriam: expulsar demônios, falar novas línguas,, curar enfermos, etc. (Mc 16:15-18).

Mais de dois mil anos se passaram, e a todos as pessoas que servem a Deus, essa ordem ainda deve ser obedecida.

O Evangelho de Jesus Cristo, continua sendo pregado, e Jesus ainda hoje, salva, perdoa pecados, liberta, cura, transforma o mais vil pecador em uma nova criatura.

Os Escritos Sagrados, ou seja a Bíblia Sagrada, nos conta a história de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio ao mundo como homem, enviado pelo Pai, e deu a sua vida por nós, morrendo em uma cruz, pelos nossos pecados (Rm 4:25; 1 Cor 15:3-4; 2 Cor 5:21; Gl 1:4; 1Pe 2:24; 1Pe 3:18; 1Jo 2:2).

Durante três anos e meio, Ele pregou, ensinou, curou enfermos, expulsou demônios, ressuscitou mortos, ou seja Ele cumpriu a sua missão aqui na terra, como homem, sendo obediente ao Pai (Fl 2:8-11).

Ele nasceu, cresceu, fez a obra que lhe foi confiada, morreu e ao terceiro dia ressuscitou, voltou para o Pai, e está assentado a sua direita, intercedendo por nós (Mc 16:19; Rm 8:34-35; Cl 3:1; Hb 12:2).

O Senhor Deus Pai, nos enviou o Espírito Santo, pela intercessão de Jesus Cristo, e esse mesmo Espírito capacita a todas as pessoas que creem em Jesus e nas suas promessas, a continuarem a obra que foi iniciada pelos seus discípulos, e em pleno século XXI, a obra do Senhor continua sendo feita para a glória de Deus.

Jesus continua salvando no mundo inteiro e o Santo Espirito que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:7-11), está a cada dia moldando a Igreja, que é composta de todas as pessoas que se arrependem de seus pecados e crêem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

A porta ainda está aberta, e Jesus Cristo nos chama para essa grande obra que é anunciar as boas novas de salvação.


Fonte : Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus 

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

INTERCESSÃO PELOS SANTOS

 

Intercedei-vos pelos santos (Ef 6:18).

Santos a luz da Palavra de Deus, são as pessoas que fazem a vontade de Deus, pessoas que se separam das coisas que não agradam Deus, para O agrada-lo.

Interceder é pedir algo em favor de outra pessoa. No contexto cristão isso significa um cristão orando pelo outro cristão, embora devemos interceder por todas as pessoas (1 Tm 2:1-2), porém aqui estamos nos referindo aos santos.

Homens e mulheres que servem a Deus, não só podem, como devem interceder pelos seus irmãos e irmãs na fé em Cristo Jesus.

Jesus disse que tudo que pedirmos ao Pai, no nome dele, seremos ouvidos e obteremos resposta segundo a vontade dele (Jo 14:13-14: 1 Jo 5:14).

Os santos pelos quais devemos interceder não são por nossos irmãos e irmãs que já morreram no Senhor, pois eles já estão no Paraíso, aguardando a ressurreição dos mortos, que se dará no arrebatamento da igreja (1 Ts 4:13-17). mas sim por todas as pessoas que servem ao Senhor, que estão vivas, e que estão aguardando a sua vinda.

Sabemos que todas as pessoas que já morreram em  Cristo, estão na glória,  adorando ao Senhor, essas pessoas não necessitam das nossas orações pois já cumpriram suas missões na terra, combateram o bom combate, terminaram a corrida e guardaram a fé (2 Tm 4:7-8).

No tempo presente, nós que estamos ainda no bom combate, oremos a Deus, em nome de Jesus, com fé e confiança, para que também alcancemos essa grande vitória, que é um dia estarmos para sempre com o Senhor juntos com todos os santos e santas que também estão aguardando essa tão grande benção, pois ainda não houve o arrebatamento da igreja, que se dará em um dia que não sabemos, mas precisamos estar preparados (as) (Mt 25:13: Ap 22:20).


Fonte : Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus 



JESUS CRISTO, A GRAÇA DE DEUS

 


Em Efésios 2:8-10, nos diz que somos salvos pela graça, mediante a fé em Jesus e não pelas obras para que não venhamos a não nos gloriar.

Em Hebreus 11:1, está registrado que a fé é o firme fundamento das coisas que não se veem, mas se espera. 

A graça é o favor imerecido que recebemos de Deus, em Tito 2:11, nos diz que a graça de Deus foi manifestada trazendo salvação para toda a humanidade.

Não sonos merecedores(as), mas Deus nos amou de tal maneira, que deu o seu Filho, para que todos o que nele crerem não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16).

Salvação não ser pelas obras, não quer dizer que não tenhamos atitudes dignas, pois pelo fruto se conhece a árvore(Lc 6:44), mas que a nossa salvação recebemos somente por Jesus, pelo sacrifício que Ele fez por nós, morrendo em uma cruz, derramando sangue inocente, sangue esse que nos purifica de todos nossos pecados(Hb 10:19-23; 1 Jo 2:9).

A morte e ressurreição de Jesus é a garantia que através dele, temos a vida eterna.

Só existem dois caminhos, vida eterna para os que se arrependem e crêem em Jesus e O obedecem, e a morte eterna ou perdição eterna, para as pessoas que rejeitam a salvação em Jesus Cristo (Mc 16:15-18).

Sejamos sábios e entremos pela porta, o vivo caminho que nos conduz a salvação, Jesus Cristo, o Filho de Deus (Hb 10:20-23), se almejamos realmente sermos salvos.

O céu e o inferno são reais, sabemos que o inferno foi feito para o diabo e seus anjos (Mt 25:41) e o céu para todas as pessoas que creem e obedecem a Jesus Cristo. 

Temos a liberdade para escolher, vida eterna ou morte eterna, mas Deus quer que escolhamos a vida eterna, porém Ele respeita a nossa decisão.

A graça de Deus pode nos alcançar hoje, se não endurecermos os nossos corações e escolhermos servir e adorar o Eterno e Grande Deus.


Fonte : Texto redigido por Edilberto Pereira - bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus 

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...