JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS

Em toda nossa caminhada devemos ter sempre Cristo como nosso guia. Ele nos guarda a cada dia. "Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois a ele eternamente. Amém." Sejam bem vindos ao nosso blog em o nome do Senhor Jesus !!! Disse Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Amo ao Senhor Jesus Cristo, porque Ele me amou primeiro e trouxe-me para a sua maravilhosa presença. Deus é tremendo !!!

sexta-feira, 10 de junho de 2016

TERMOS RELACIONADOS AO POVO DE DEUS

HEBREUS
O termo "hebreus" é outra forma de se referir aos israelitas, usada com frequência por estrangeiros (Gn 39.14; Êx 1.16), mas, ocasionalmente, pelos próprios israelitas (Êx 1. 15-19; Jn 1.9).  Nesses casos, as denominações "hebreus" e "israelitas" são intercambiáveis.  O antepassado dos hebreus é identificado como Héber, filho de Sem (Gn 10.21-32).  Abraão, Naor e Ló são alguns dos seus descendentes (Dn 11. 10-32).  Abraão é o antepassado dos hebreus; Naor, dos arameus; Ló dos moabitas e amonitas.  Abraão é chamado de "o hebreu" (Gn 14.13).  Em geral, o termo "hebreu" é de caráter étnico.

JUDEUS
No período após o exílio, a designação "judeu" era usada para um membro da província babilônica ou persa de Judá (Ne 4.1; Et 9.15-19; Zc 8.23).  Em Et 8.17, o termo se refere a um prosélito da fé judaica.  A denominação "judeu" também é empregada em Jeremias, o profeta que ministrou no final do século VII e início do século VI a.C. (Jr 32.12; 40.11).  Assim, o uso do termo "judeu" era relativamente flexível nos tempos bíblicos.  Um indivíduo podia ser chamado de judeu em função de sua religião e/ou orígem étnica.

ISRAEL
O nome "Israel" é usado  pela primeira vez para o patriarca Jacó depois de seu encontro com Deus em Peniel (Gn 32.28).  Israel também é uma designação do Antigo Testamento para o povo de Deus como um todo.  Israel, os filhos de Israel, e as doze tribos de Israel são  denominações usadas para o povo de Deus quando no Egito, no Êxodo, na jornada pelo deserto, na entrada em Canaã sob a liderança de Josué e no tempo dos juízes e de Samuel (Gn 49.28; Dt 33.5,10,28).

SIÃO
Este termo é usado no antigo Testamento como designação para o povo de Jerusalém como uma comunidade (jl 2.23; Is 3.16; Jr 4.31).

Fonte:  A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, estudo 2ª ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário