HEBREUS
O termo "hebreus" é outra forma de se referir aos israelitas, usada com frequência por estrangeiros (Gn 39.14; Êx 1.16), mas, ocasionalmente, pelos próprios israelitas (Êx 1. 15-19; Jn 1.9). Nesses casos, as denominações "hebreus" e "israelitas" são intercambiáveis. O antepassado dos hebreus é identificado como Héber, filho de Sem (Gn 10.21-32). Abraão, Naor e Ló são alguns dos seus descendentes (Dn 11. 10-32). Abraão é o antepassado dos hebreus; Naor, dos arameus; Ló dos moabitas e amonitas. Abraão é chamado de "o hebreu" (Gn 14.13). Em geral, o termo "hebreu" é de caráter étnico.
JUDEUS
No período após o exílio, a designação "judeu" era usada para um membro da província babilônica ou persa de Judá (Ne 4.1; Et 9.15-19; Zc 8.23). Em Et 8.17, o termo se refere a um prosélito da fé judaica. A denominação "judeu" também é empregada em Jeremias, o profeta que ministrou no final do século VII e início do século VI a.C. (Jr 32.12; 40.11). Assim, o uso do termo "judeu" era relativamente flexível nos tempos bíblicos. Um indivíduo podia ser chamado de judeu em função de sua religião e/ou orígem étnica.
ISRAEL
O nome "Israel" é usado pela primeira vez para o patriarca Jacó depois de seu encontro com Deus em Peniel (Gn 32.28). Israel também é uma designação do Antigo Testamento para o povo de Deus como um todo. Israel, os filhos de Israel, e as doze tribos de Israel são denominações usadas para o povo de Deus quando no Egito, no Êxodo, na jornada pelo deserto, na entrada em Canaã sob a liderança de Josué e no tempo dos juízes e de Samuel (Gn 49.28; Dt 33.5,10,28).
SIÃO
Este termo é usado no antigo Testamento como designação para o povo de Jerusalém como uma comunidade (jl 2.23; Is 3.16; Jr 4.31).
Fonte: A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, estudo 2ª ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.
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