A
Quarta Cruzada: a cruzada bandida de 1204
O papa João Paulo II, seguindo
sua política de reaproximação com as demais religiões organizadas da Terra, em
cerimônia realizada no Vaticano no final de novembro de 2004, devolveu as
santas relíquias de mártires da Igreja Cristã Ortodoxa ao patriarca ecumênico.
Relíquias estas que haviam sido roubadas do interior da Igreja de Santa há 800
anos passados, por ocasião do saque a que soldados cristãos, embarcados em
Veneza, haviam submetido à cidade de Constantinopla. Episódio vergonhoso da
cristandade que somente acelerou ainda mais a separação das duas igrejas, a
católica e a ortodoxa, situação que se prolonga por oito séculos.
A
imponência de Constantinopla
«O saque de Constantinopla
pelos cavaleiros cristãos (12-15 de abril de 1204)»
Nos primeiros anos do século
13, Constantinopla, a capital do Império Bizantino, orgulhava-se de ser vista
como a cidade mais rica do mundo. Dizia-se que 2/3 da riqueza universal passava
pelo seu amplo porto e pelas mãos dos seus comerciantes, ativos em meio a uma
fervilhante população de um milhão de habitantes. Era um exagero. Mas não era o
fato dela ser, para inveja de Roma, a cidade cristã que mais acumulara
relíquias sagradas. Desde que o imperador Constantino, convertido à fé de
Cristo, fizera dela, no ano de 330, a sede da nova religião, seus funcionários
espalhados por boa parte da Ásia Menor não cessaram mais de remeter-lhe todo e
qualquer tipo de lembrança que pudesse estar relacionada a Cristo e aos
Apóstolos.
Assim, em poucos anos,
Constantinopla tornou-se um imenso bazar do sobrenatural. Até a Verdadeira
Cruz, encontrada por Helena, a mãe de Constantino, e sagrada por Macário, o
patriarca de Jerusalém, estava exposta na Catedral de Santa (Hagia ). A isso
somavam-se os santos ossários, relicário composto pelos restos de mártires do
cristianismo. Entre eles, o de São João Crisóstomo, morto em 407, orador
assombroso, justamente apelidado de "o boca-de-ouro", inimigo da
imperatriz Eudoxia.
Por isto, a cidade hospedava
um sem-fim de peregrinos vindos de todos os cantos do Ecúmeno cristão, e que,
ultrapassando a Porta Dourada, despejavam rios de dinheiro no comércio local.
Graças a uma astuta política
que combinava diplomacia com grossos subornos, Constantinopla escapou do
destino de Roma, ocupada a partir do século 5 por uma maré de bárbaros. O que
não podia esperar é acabar sendo invadida por cavaleiros cristãos vindos da
Europa, gente da sua mesma fé.
A
trama contra Constantinopla
De fato, uma impressionante
coligação de forças terminou por desabar sobre a infeliz capital da cristandade
oriental no ano de 1204. O Papa Inocêncio III conclamara a nobreza européia a
retomar Jerusalém (nas mãos de Saladino, desde 1187), o imperador do Sacro
Império queria a submissão da cidade para fazer dela um Império latino, os
barões franceses viram-na como um fabuloso butim antes de seguir na cruzada e,
por último. O doge de Veneza, Enrique Dándolo, um enérgico octogenário,
desejava eliminá-la como rival comercial e açambarcar-lhe o grande mercado
asiático controlado por ela.
«O
saque de Constantinopla»
E tudo começara quando os
cavaleiros cruzados - liderados por Balduíno, Conde de Flandres, e por
Bonifácio, Marquês de Montferrant -, pegos sem dinheiro com suas tropas
acampadas na ilha do Lido, em Veneza, tiveram que aceitar o desvio da nobre
missão sugerido pelo doge Dándolo. Ao invés de resgatarem Jerusalém por uma
incursão pelo Egito, como era o plano original, aceitaram incursionar contra
Constantinopla para pagar as dívidas à Veneza (mais de 30 mil marcos de prata).
Como primeira missão, foram constrangidos a retomar para Veneza o porto de
Zara, no litoral Adriático (hoje na Croácia e que havia sido ocupada pelo rei
da Hungria, um cristão).
O pretexto a que se prenderam,
tanto os nobres franceses como seus sócios venezianos, que formavam o grosso da
expedição de mais de 150 navios e galeras - a justificativa que encontraram
para que cristãos atacassem uma metrópole cristã -, em total desvirtuamento com
o espírito da cruzada (que era combater o Islã para controlar os Santos
Lugares), era reparar a injustiça feita com o príncipe Alexis Angelos, que
tivera seu pai, o basileu Isaac II, deposto e preso por um irmão, que
entronara-se no Palácio Bucoleon como Alexis III (o príncipe bizantino Alexis
Angelos prometera mundos e fundos aos cruzados, quando estes por fim o
colocaram no poder, por ocasião da primeira conquista da cidade, em 17 de julho
de 1203, ele deu-se conta que não podia pagá-los, visto que o tesouro real
estava vazio ).
O cronista desta infeliz
cruzada de bandidos, Geoffrey de Villehardouin, Marechal da Champanha, (autor
de Memórias ou Crônica da Quarta Cruzada e a Conquista de Constantinopla),
assegurou que nada daquilo fora premeditado. As coisas foram acontecendo ao acaso
e os homens deixaram-se envolver pelas obrigações imediatas. Como se dera com
os cruzados franceses que, comprometidos a assegurarem 85 mil marcos de prata à
Veneza para pagarem os custos da viagem até o Egito, tiveram que, como se viu
acima, aceitar uma mudança do roteiro original, pois somente haviam levantado
50 mil marcos de prata, insuficientes para cobrir as despesas do translado de
33.500 soldados e cavalos para o Oriente Médio.
O primeiro passo em falso dado
por eles foi ter atendido ao doge Dándolo para que recuperassem Zara, um porto
cristão, para Veneza. Cometido o primeiro desvio, seguiu-se um outro, bem
maior.
A
pilhagem de Constantinopla
«...Como devo eu começar a
relatar as proezas cometidas por tais homens nefandos! Arre. As imagens, as
quais temos o dever de adorar, foram arremetidas ao chão! Arre, as relíquias
dos santos mártires foram atiradas sobre lugares imundos! Foi doloroso ver e
com tremor ouvir, o divino corpo e o sangue de Cristo, esparramado .... pelo
chão. Eles despedaçaram os preciosos relicários e colocaram os ornamentos que
lá continham dentro das suas bolsas e, precursores do Anti-Cristo, usaram as
partes remanescentes como taças e copos..... Cristo foi roubado e insultado e
Suas roupas divididas por sorteio.... Ninguém pode violar a Grande Igreja (
Hagia ).» Nicetas Choniates - O Saque de Constantinopla, 1204.
«O
assalto à cidade de Constantinopla
(12
de abril de 1204)»
Tomada de assalto a cidade
pela segunda vez em 12 de abril de 1204, depois de um assédio de poucos dias,
latinos e gregos, ambos lados rogando por um empenho salvador de Jesus Cristo,
engalfinharam-se pelas ruas e praças da capital, à sombra de impressionantes
incêndios que devastavam a cidade. O imperador Alexis IV fugira miseravelmente
deixando-a entregue ao despotismo da soldadesca. Tudo foi pilhado e roubado. A
catedral de Santa , igrejas, capelas, palácios e edifícios públicos,
bibliotecas, livrarias, lojas, os bazares, foram por três dias seguidos
arrasados pela fúria desatada das tropas invasoras. Os chefes cruzados e o doge
tiveram dificuldade em encontrar três igrejas ainda inteiras para poderem
usá-las como local da partilha do enorme espólio. Isto numa cidade onde não
havia rua sem uma capela. Poucas vezes assistira-se na história uma inversão tão
completa de objetivos: a luta pela fé tornara-se uma enorme operação de
banditismo, os cruzados viraram facínoras.
Niceta Chroniates, o
historiador grego que testemunhou o desastre, assegurou que "nem
meretrizes, nem pecadores com suas culpas, nem os ministros das fúrias ou os
servos do demônio, nem mesmo os envenenadores... insultaram a Cristo e o trono
do Patriarca (chefe da Igreja Ortodoxa)" de um modo tão obsceno e profano
como eles o fizeram. Em valores atuais ainda é impossível calcular-se o montante
do roubo promovido pelos cavaleiros cristãos. Seguramente as jóias e o ouro
seriam avaliados em bilhões de dólares (*).
Dado que o príncipe Alexis
fora morto por estrangulamento nos começos de 1204 e o outro imperador fugira,
deixando o trono vago, os gregos, além de se verem espoliados pelos cruzados,
foram obrigados a avassalarem-se a um monarca estrangeiro, um francês. Num
parlamento formado por apenas 12 votantes (o número dos apóstolos), os cruzados
elegeram Balduíno, Conde de Flandres como o novo rei de Constantinopla. Com o
titulo oficial de Imperator Romaniae, ele foi coroado em 16 de maio de 1204 na
Catedral de Santa , formado-se deste modo o Império Latino do Oriente. Situação
que se estendeu até 1261, quando Miguel VIII Paleólogo, derrubando Balduíno II,
o derradeiro monarca latino, conseguiu recuperar o controle da cidade de volta
para os gregos.
Por um bom tempo, de 1204 a
1261, a cristandade então conheceu a existência de três impérios romanos: o
Sacro Império no Ocidente; o Império Latino em Constantinopla e seus arredores;
e a continuidade do Império Bizantino nas partes gregas e orientais.
O assalto à Constantinopla e a
orgia de violência que se seguiu, ocorrido há 800 anos atrás, envenenou para
sempre as relações entre os dois hemisférios da cristandade: o ocidental e o
oriental. É esta brecha irreparável que o papa João Paulo II tentou diminuir
devolvendo os santos ossários ao Patriarca ortodoxo.
(*) É de difícil entendimento
para o homem dos nosso dias a obsessão dos cruzados europeus pelas relíquias.
Ocorre que, talvez mais ainda do que o ouro, elas eram importantíssimas não só
devido ao seu peso simbólico que os ligava a Cristo ou à Terra Santa, mas
também pelo valor material delas. Uma relíquia qualquer posta em exposição numa
igreja ou numa capela de uma pequena cidade européia atraia levas de
visitantes, o que significava dinheiro para todos os moradores da localidade.
Relíquias, por vezes, rendiam bem mais do que ouro ou rubi.
FONTE:
Educaterra
Site Ortodoxo Ecclesia
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