"A salvação é uma milagrosa transformação espiritual, operada na alma e na vida - no caráter - de toda pessoa que, pela fé recebe Jesus Cristo como seu único Salvador.
A salvação abarca todos os atos e processos redentores, bem como transformadores da parte de Deus para com o ser humano e o mundo através de Jesus Cristo nesta vida e na outra."
A salvação baseia-se na morte de Cristo para a remissão dos pecados de acordo com os justos requisitos de um Deus santo e abençoador (Rm. 3.21-26). As bençãos da salvação incluem, basicamente, a redenção, a reconciliação, e a propiciação.
A redenção significa a completa libertação através do pagamento de um resgate (2 Pe 2.1; Gl 3.13).
A reconciliação significa que, por causa da morte de Cristo, o relacionamento humano com Deus foi modificação de um estado de inimizade passando a um estado de comunhão (Rm. 5.10).
A propiciação significa que a ira de Deus foi retirada através da oferta de Cristo (Rm 3.25).
Quando uma pessoa crê no Senhor Jesus Cristo, ela é salva (At. 16.31), e assim já está justificada, redimida, reconciliada e limpa (Jo 3.10; 1 Cor. 6.11).
Além disso, a salvação é também progressiva (1 Cor. 1.18) e o homem precisa da obra santificadora do Espírito Santo no aperfeiçoamento de sua salvação (Rm 8.13). Além disso, a salvação em sua plenitude, deverá ser realizada no futuro, quando Cristo voltar (Hb 9.28)."
Fonte : Lições bíblicas - 4° Trimestre de 2017 - Adultos - Claiton Ivan Pommerening
Nenhum comentário:
Postar um comentário