quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

LIÇÃO 5 - E.B.D. - 1 º TRIMESTRE 2021 - FRUTO DO ESPÍRITO : O EU CRUCIFICADO -




 Gálatas 5.16-26

"O fruto do Espírito é o resultado de uma vida cristã abundante e manifestado no relacionamento entre os irmãos e irmãs na igreja e no lar, na convivência com os descrentes no trabalho e na sociedade".

"O fruto do Espírito é o resultado natural de um processo de amadurecimento e a consequência de um processo natural de crescimento espiritual".  "Ele surge gradativamente dentro de nós como resultado da regeneração do Espírito Santo de forma instantânea e também gradativa por meio do crescimento na graça de nosso Senhor Jesus Cristo, como acontece com a santificação".  "O apóstolo apresenta nove modalidades do fruto (Gl 5.22)".

"A forma singular do fruto do Espírito sugere que nelas se produz a unidade de caráter de Cristo, as nove graças mencionadas, todas elas em contraste com as confusões das obras  da carne".

Costuma-se ilustrar o fruto como a laranja e seus gomos, pois pertencem a um só elemento, da mesma forma que os nove frutos pertencem ao mesmo Espírito.

"Mas o fruto do Espírito é :  caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança Gl 5:22)".

"Andar em Espírito (Gl 5.16) significa vitória sobre os desejos e impulsos carnais".  "É uma expressão que indica viver corretamente em humildade, submissão e santidade".

Paulo nos orienta em suas cartas "andar e agradar a Deus" (1 Tes 4.1); "andai em amor" (Ef 5.2), "andai como filhos da luz" (Ef 5.8), "andai nele" (Cl 2.6).  " O apóstolo Pedro nos ensina: "andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação" (1 Pe 1.17).

"O dons espirituais  e o fruto do Espírito têm a sua orígem numa mesma fonte e ambos glorificam a Cristo, mas se trata de coisas distintas".  O amor, por exemplo, não é um dom " (1 Cor 14.1).

"O amor é superior aos dons, é o "caminho mais excelente" (1 Cor 12.31).  "Por essa razão o amor encabeça  essa lista" (Gl 5.22). "Paulo afirma ainda que os dons sem o amor não são "nada" (1 Cor 13.1-3 e são passageiros (1 Co 13.8-10, mas o amor é eterno".

"Convém relembrar que os dons são importantes".  "Isso não significa que devemos desprezá-los".  "É a vontade de Deus que os irmãos e as irmãs não ignorem os dons espirituais" (1 Cor 12.1).

"No céu não haverá necessidade dos dons, mas eles são uma necessidade imperiosa na vida da igreja hoje, pois ela precisa do poder do alto para combater o reino espiritual das trevas" (Ef 6.10-12).  "Segundo Apocalipse 21 e 22, no mundo vindouro não há necessidade desses recursos do Espírito".

"O Espírito se opõe a carne, o que levou o apóstolo ao assunto foi o contexto das igrejas da Galácia",  " O abuso da liberdade cristã, a antinomia, de um lado, e o legalismo, de outro,  estavam dando ocasião a carne, levando a falta de amor e à destruição"  (Gl 5.13-15).

CONCLUSÃO

O fruto do Espírito ajudá-nos a crucificar as obras da carne.

Somente os cristãos e as cristãs que dão lugar ao Espírito Santo conseguem ter uma vida espiritual abundante, pautando suas vidas na direção que o Espírito nos dá, segundo o que nos revela a Palavra de Deus, que foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo.

Fonte :  Lições Bíblicas - 1º Trimestre de 2021 - Adultos - exceto a conclusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...