quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

LIÇÃO 4 - E.B.D. - 1º TRIMESTRE 2021 - A ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS




Leitura Bíblica :  1 Coríntios 12.1-11

"Os dons espirituais são realidade na igreja de Cristo".  "Na Bíblia não há menção de algum ensino que afirme a cessação desses dons após o período dos apóstolos".

"Os dons espirituais são atuais para a igreja".

"O que são dons espirituais ?"

"A Declaração de Fé das Assembleias de Deus define os dons espirituais como "capacitações especiais e sobrenaturais concedidas pelo Espírito de Deus ao crente para serviço especial na execução dos propósitos divinos por meio da igreja".  "Esses recursos são operados por meio dos crentes em Jesus (2 Co 4.7; /Cl 1.27), enquanto a igreja estiver na terra (1 Co 13.8-10).  Isso envolve todo o aspecto da vida cristã como adoração (1 Co 14.6,26; Fp 3.3), evangelização, operações de milagres (At 13.9-12) e o exercício do ministério (1 Tm 4.14)".  "Eles podem ser concedidos de repente em qualquer fase da experiência cristã, ao ser batizado no Espírito Santo, no início da fé (At 19.5,6) ou ao longo da carreira cristã (1 Tm 4.14)". "Todos nós devemos buscar os dons espirituais a qualquer momento (1 Co 12.31; 14.13,39)".

"O apóstolo Paulo mostra que o ensino sobre os dons espirituais é importante e afirma: "não quero irmãos que sejais ignorantes" (1 Cor 12.1)". "Isso não quer dizer falta de experiência sobre o assunto, pois "nenhum dom vos falta" (1 Co 1.7)".  O que o apóstolo quer dizer com essa declaração introdutória é que esperava dos coríntios, e essa é também a vontade do Espírito ainda na atualidade, que todos os crentes entendam os dons e a sua finalidade".

"O uso dos dons espirituais é essencial  nas reuniões cristãs, na vida pessoal e no serviço de evangelização".  "Isso era uma realidade na época dos apóstolos e continua um fato na realidade".

"Há quem acredite que existem apenas nove dons espirituais, pois interpreta como únicos os apresentados nos vv8-10 de 1 Co 12".  Mas o apóstolo apresenta mais duas listas de dons espirituais nesse mesmo capítulo , uma com oito dons (v.28) e outra com sete, incluindo algumas repetições da primeira lista (vv.29,30)".  "Há ainda, uma lista em Romanos e outra em Efésios (Rm 12.6-8; Ef 4.8-11)".  "Em nenhum lugar o apóstolo limita o número de dons".

"O Espírito Santo distribui os dons aos crentes "a cada um para o que for útil (1 Co 12.7)", proveitoso para edificação espiritual e crescimento numérico da igreja".  "O Espírito reparte "particularmente a cada um como quer "(v.11).

"Os dons espirituais, não são atestados de espiritualidade e nem de santidade; eles são concedidos para a edificação da igreja e o aperfeiçoamento espiritual dos crentes".  "Muito cuidado , pois a soberba espiritual é a pior de todas e é pecado".  "Soli Deo gloria, "somente a Deus a glória" (Is 42.8; Ef 3.20,21)".

"O apóstolo esclarece que a diversidade de dons é uma necessidade e enfatiza que ela tem suas raízes no Deus trino".  "Isso à medida em que o Pai, o Filho e o Espírito Santo manifestam suas atividades para a edificação da igreja".

"Nós precisamos saber que são diferentes os dons da graça concedidos segundo a medida da fé".

"Temos diversidade de dons, de ministérios e de operações :  "Mas um só e o mesmo Espírito  opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer (1 Co 12. 11)".

"O único Espírito , o único Senhor e único Deus referem-se as três Pessoas da Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que aparecem de forma espontânea e automática (Mt 28.19; 2 Co 13.13; Ef 4.4-6; 1 Pe 1.2)".

CONCLUSÃO

"A manifestação dos dons espirituais vai continuar durante todo o tempo em que a igreja peregrinar na terra, isto é, até a vinda de Cristo (1Co 13.8-10)".  "Essa é uma verdade pentecostal".  "A igreja atual necessita tanto do poder de Deus como nos dias apostólicos".  "A missão da igreja de hoje em nada difere de sua missão no passado".  "Hoje não é diferente, e dependemos do poder sobrenatural na virtude do Espírito (Rm 15.19)".


Fonte :  Lições bíblicas 1º Trimestre 2021 - Adultos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...