Leitura Bíblica : Atos 2.1-13
"O Batismo no Espírito Santo é uma experiência distinta da salvação. Ele reflete a busca por uma aproximação mais pessoal do crente com Deus".
"O Batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder que diz respeito a capacitação do crente para pregar o Evangelho e edificar a igreja".
Não devemos confundir Batismo no Espírito Santo com Salvação. São duas experiências distintas. (Lc 10.20; Jo 20.22). Os discipulos já tinham recebido o Espírito Santo antes do Pentecostes, todos os quase 120 crentes que estavam no cenáculo, já eram salvos (Atos 1.15; 2. 1-21)
"O Batismo no Espírito Santo diz respeito a experiência de poder para o serviço; enquanto a salvação é uma experiência de regeneração e justificação do pecador".
"Todos que foram regenerados, justificados, ou seja, salvos pela graça de Deus, podem receber o Batismo no Espírito Santo". "Essa experiência aprofunda mais a nossa comunhão com Deus. potencializa o nosso serviço no Reino e permite caminhar em fervor na vida cristã".
"O propósito central do Batismo no Espírito Santo é a capacitação do Espírito para o serviço divino como: a) o poder para uma vida santa e eficaz; b) a pureza ou a santificação simbolizada pelas línguas de fogo (Mt 3.11; At 15.8,9); c) o revestimento pleno do poder de Deus, "todos foram cheios do Espírito Santo"; d) a proclamação ou o testemunho de Cristo (At 1.8) concedido de várias formas pelo Espírito : "segundo o Espírito Santo Santo lhes concedia que falassem"".
"O Espírito Santo veio no dia de Pentecostes porque os discípulos precisavam que a sua mensagem fosse revestida de poder para salvar os pecadores (Lc 24.47-49; At 1.8)". "Como receber esse batismo ? É o Senhor que batiza (Mt 3.16; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33)". "Todos os crentes devem buscar essa promessa para a sua edificação e crescimento espiritual".
"Nem todos os crentes em Jesus são batizados no Espírito Santo, apesar de a promessa divina ser para todas as pessoas que se convertem ao Senhor Jesus em todos os lugares e em todas as épocas; mas todas elas têm o Espírito Santo (Rm 5.5)".
"O Batismo no Espírito Santo é para todas as pessoas, e sua evidência são as línguas". "Foram as línguas que sinalizaram o batismo de Cornélio (At 10.47)".
A promessa de ser batizado com o Espírito Santo é para toda a igreja." "Isso engloba todos os cristãos em todos os lugares e em todas as eras (Jl 2.28-32; At 2.16-21), de modo que as línguas são inseparáveis do batismo no Espírito."
Paulo disse em 1 Cor 14.4:" "O que fala em língua edifica a sí mesmo". "E acrescentou Paulo:" "Quero que todos vós faleis em línguas estranhas (!Cor 14.5)."
CONCLUSÃO:
"Ser batizado no Espírito Santo é uma experiência distinta da conversão e que capacita o cristão para testemunhar de Jesus e ter uma vida cristã abundante e vitoriosa." "Que essa manifestação do Espírito é atual e concedida a quem a buscar com fé, obediência, humildade e persistência: cujo sinal físico, visível inicial do recebimento é o falar em línguas."
Fonte: Revista E.B.D. - 1 Trimestre 2021 - CPAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário