terça-feira, 23 de março de 2021

SEDE SANTOS


 O que é ser santo ?

"Sede santos como aquele que vos chamou" (1 Pedro 1.15), assim nos adverte as Escrituras.

O Apóstolo Pedro escreveu: "sede santos em toda a vossa maneira de viver" (1 Pedro 1:15-19).

Precisamos entender que Deus é Santo em toda Sua  plenitude, Nele não há sombra de variação, Ele é Perfeito.

Quando Jesus consumou a sua obra na cruz, derramando seu sangue inocente para perdão e purificação de nossos pecados, morrendo pelos nossos pecados, Ele ganhou para nós o direito de sermos reconciliados com o Pai, restaurando a nossa comunhão com Deus, pois por causa da desobediência de Adão, o homem perdeu a comunhão com Deus.

Ser santo é ser separado, para Deus, ou seja, abandonar os prazeres do mundo, o pecado, para servir a Deus.

Quando o homem e a mulher aceitam a Jesus Cristo como Salvador, se tornam uma nova criatura, ou seja, são gerados novamente, não na carne, mas pelo Espírito Santo, que faz com que o homem e a mulher se tornem novas pessoas.

A obra que Jesus fez em favor da humanidade trouxe a justificação, regeneração, santificação, o ser humano que crê no sacrifício da cruz e recebe a Jesus Cristo como Salvador, se torna justo diante de Deus, como se nunca tivesse pecado, pois Jesus pagou um alto preço para que fossemos perdoados e reconciliados. O homem e a mulher são transformados pelo poder de Deus, ou sejam, passam a andar em novidade de vida com a regeneração que ocorre, quando se crê em Jesus, e isso, ocorre de imediato a conversão, juntamente vem a santificação.

Deus justifica, regenera e santifica, porém, a santificação é gradativa, com a ajuda do Espírito Santo, cristãos e cristãs vão moldando o seu viver conforme a vontade de Deus.

Diferentemente da santidade de Deus, que é perfeita e imutável, os(as) cristãos(ãs), precisam a cada dia buscar a perfeição que há em Deus.

A vontade de Deus para a humanidade, é que sejamos salvos e andemos em santificação, pois Ele é Santo e requer de nós uma vida santa.

O livro de Provérbios de Salomão diz que "a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito (Provérbios 4.18).

O mandamento de Deus para que sejamos santos, não é pesado e nem impossível, pois é para as pessoas que já nasceram de novo, da água e do Espirito, como Jesus disse a Nicodemos (João 3. 1-18).

Pessoas que ainda não creem na obra da salvação que Jesus executou pela humanidade, jamais conseguirão andar em novidade de vida, enquanto não se arrependerem e crerem em Jesus Cristo como seu Salvador.  Essa benção somente pode ser alcançada pelos que creem que Jesus é o Salvador, e que Ele morreu pelos nossos pecados, e que somente Ele é o caminho para a nossa salvação.

A morte e a ressurreição de Jesus é a garantia da nossa vitória.

Deus requer de seu povo a santidade, porque Ele tem poder para capacitar o seu povo para viverem uma vida santa, uma vida pautada na direção do Espírito Santo que é o fiel e perfeito ajudador.

A Palavra de Deus nos adverte que "sem a santificação, ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12.14b), e também nos adverte para que não amemos o mundo, e nem o que no mundo há ...(1Jo 2:15-17).

Se quisermos alcançar a promessa que temos de que um dia iremos morar para sempre com o Senhor, precisamos estreitar o nosso relacionamento com Deus, e cada dia fugir das coisas que não agradam a Ele, e tenhamos a certeza que se nós deixarmos Ele agir em nossa vida, certamente nos ajudará a alcançar essa rica promessa feita por Ele, que é fiel e verdadeiro.


Fonte :  Texto redigido por Edilberto Pereira - Bacharel em Teologia - baseado na Palavra de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...