terça-feira, 2 de março de 2021

E.B.D. - LIÇÃO 10 - 1º TRIMESTRE DE 2021 - O SENHOR JESUS CRISTO CURA HOJE

 

Isaías 53.4-6; Mateus 8.16,17

"A mensagem sobre a cura divina é uma doutrina importante pregada pelos pentecostais". "É a percepção que o Evangelho é pleno, diz respeito tanto à alma quanto ao corpo".  "A cura divina é um dos muitos sinais que confirmam a mensagem do Evangelho".

"Assim como Jesus fez no passado, Ele deseja atualmente curar e libertar os enfermos e oprimidos". "Ele demonstrou misericórdia e compaixão ao tomar sobre sí as nossas enfermidades e dores".  "O caráter e a compaixão de Jesus permanecem imutáveis na atualidade".

"A cura divina é para hoje".


"A cura divina na Bíblia tem a ver com a saúde pública no Antigo Testamento, a prevenção de doenças como uma orientação bíblica e as curas de Jesus no Novo Testamento".

"Em Israel, a saúde era uma promessa de Deus, mas o povo tinha que fazer a sua parte".  "Deus garantiu a saúde dos filhos de Israel desde que eles cumprissem os termos do Pacto do Sinai: "nenhuma das enfermidades porei sobre tí, que pus sobre o Egito; porque Eu sou o Senhor, que te sara"(Êx 15.26)". "A vida dos israelitas era centrada no seu Deus (Dt 6 .4-9; 30.20)".  "A cura de enfermidades em Israel era essencialmente milagrosa, principalmente acerca das doenças graves".  "O remédio não estava nos médicos como nos povos vizinhos, mas em Deus (Jr 17.14; 30.17)".


"A alimentação saudável e a higienização adequada são bons hábitos que contribuem para a boa saúde". "Quando a lei de Moisés instrui o povo sobre o padrão de higiene em Levítico 15 e os preceitos dietéticos no capítulo 17, embora parte da purificação fosse cerimonial, o objetivo principal era saúde da população".  "Isso mostra o interesse divino na saúde pública e individual".  "O Novo Testamento mostra que a finalidade era uma questão de saúde pública e não purificação espiritual para a salvação ou santificação (Mt 15. 17-20; Rm 14.2; 1 Tm 4. 3-5)".

No Novo Testamento, "o número de enfermos era alto, e as curas efetuadas por Jesus logo chamaram a atenção do povo (Mt 4. 23-25), Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores (1 Tm 1.15), no entanto, por causa da miséria humana, operou muitos milagres, prodígios e maravilhas".  "O Senhor se compadecia dos enfermos, dos oprimidos e de todos os de espírito abatido, porque essas pessoas andavam como ovelhas que não tem pastor (Mt 9.36; Mc 6.34)".  "A compaixão era a principal motivação de Jesus para ministrar ao povo, e isso não mudou com o tempo, pois a promessa de cura divina continua valendo (Mc 16. 17-20)".


"O discurso profético de Isaías anuncia a obra redentora de Jesus no Calvário".  "Encontramos alguns detalhes dessa palavra profética no Novo Testamento, que mostram com clareza que salvação e cura divina caminham juntas".

"Salvação:  É um termo que se aplica diversas ações de Deus no Antigo Testamento em favor de seu povo, como o livramento da escravidão, da fome, da espada e das enfermidades".  "A salvação da condenação eterna é o livramento do poder da maldição do pecado e a restituição do ser humano à comunhão com Deus (2 Co 5.19. Hb 2.15)".  "Deus propôs a salvação para todas as pessoas (Tt 2.11), e as condições para isso são a fé em Jesus e o arrependimento dos pecados (At 3. 15-19)".

"Cura divina - A Declaração de Fé das Assembleias de Deus define a cura divina como "um ato da soberania, graça e misericórdia divina, que, através do poder do Espírito Santo, restaura física e/ou emocionalmente aqueles que demonstram fé em Jesus Cristo" (Mt 14.14; Lc 4.18,19; At 10.38)".  Procurar médicos quando estamos doentes, não é errado, "Jesus mesmo disse que os doentes precisam de médicos (Mt 9.12; Mc 2.17; Lc 4.23; 5.31)".  "Lucas era médico (Cl 4.14)".  "Mesmo assim, o milagre acontece também pelos recursos científicos da medicina".  "Mas convém salientar que temos um recurso divino seguro para a cura das enfermidades, a ministração da unção com óleo em nome do Senhor sobre os enfermos (Mc 6.13; Tg 5. 14,15)".

"Salvação e cura " - A obra de Jesus é completa, a expiação no Calvário resulta na nossa redenção e alcança também a cura do corpo físico (Is 53.4; 1 Pe 2.24)".  Desde o Antigo Testamento que a salvação e a cura andam juntas (Jr 17.14)".  "A cura espiritual geralmente precede a cura física: "É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades" (Sl 103.3)".  "A cura do paralítico de Cafarnaum (Mt 9. 1-8) e passagens paralelas nos evangelhos sinóticos revelam essa verdade".  "A vontade de Deus é, portanto, curar tanto a alma como o corpo (Tg 5.15)".

"O Novo Testamento interpreta Isaías 53 como a provisão de Deus em Cristo para cura física e espiritual".  "O Evangelho de Mateus aplica a palavra: "Ele tomou sobre sí as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre sí" (Is 53.4) ao ministério de cura  do Senhor Jesus (Mt 8.17)".  "O verbo "sarar" em "pelas suas  pisaduras, fomos sarados" (53.5) indica cura física, isso está muito claro nas inúmeras curas físicas e enfermos efetuados por Jesus (Mt 8. 16,17).  "Essa cura é também espiritual e isso diz respeito  à salvação:  "levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudésemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados" (1 Pe 2.24)".


Atualmente são diversos os desafios, "dentre eles, saber sobre a natureza da enfermidade, se o problema é físico ou espiritual, e ter o discernimento sobre a vontade de Deus".


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