sábado, 27 de fevereiro de 2021

E.B.D. - LIÇÃO 9 - 1 TRIMESTRE DE 2021 - VIVENDO O FERVOR DO ESPÍRITO

 


Efésios 5.15-20


"A expressão "todos foram cheios do Espírito Santo", em Atos 2.4, quer dizer que todos foram batizados no Espírito Santo".  "Isso já estudamos na lição 3". mas nela aprendemos igualmente que "cheios do Espírito" indica também viver a plenitude ou o fervor do Espírito".  "Vamos analisar melhor essa parte da teologia pentecostal".

"O apego à Palavra de Deus e o hábito de orar são indispensáveis à vida cristã".  "São práticas ensinadas ao povo de Deus desde o princípio, pois Deus fala por meio dela".

"A nossa ideia de "devoção" é de apego, dedicação e zelo, como nosso apreço pela oração (Mt26.41), o amor pela Palavra (Sl 119.97) e o apego ao jejum".  "Leitura da Bíblia, oração e jejum são importantes exercícios espirituais na vida da igreja desde o princípio".

"Todos nós conhecemos o jargão evangélico "a oração é a chave da vitória".  "Isso é verdade".  "Não existe vida espiritual abundante sem oração".
"A oração é a alma do Cristianismo e expressa a nossa total dependência de Deus". "O próprio Senhor Jesus Cristo tinha o hábito de orar" (Lc 3.21; 6.12).  "Essa prática particular deve ser espontânea" (1 Ts 5.17).  "A leitura da Bíblia nos torna sábios e prudentes" (2 Tm 3.15; Sl 119.100).

Esses exercícios espirituais possibilita que os cristãos vivam sabiamente nessa terra.
"Devemos priorizar a vontade de Deus em nossas decisões, atitudes e não focar as aparentes vantagens, como faz  mundo". "O modo de viver do crente não pode ser o mesmo padrão do mundo" (Rm 12.1).
Sejamos sábios e não néscios.

O crente em Jesus Cristo deve remir o tempo, aproveitar o melhor possível as oportunidades para anunciar o evangelho de Cristo (Cl4.5) "até mesmo em circunstâncias difíceis".

"A obra do Espírito Santo na vida do crente é dinâmica; Ele não fica estático a partir da conversão, pois a expressão "cheio do Espírito Santo" significa reacender a chama do Espírito".  "Não se deve confundir com a expressão "cheios do Espírito Santo" de Pentecostes" (At 2.4).
"Os discípulos já tinham o Espírito antes do Pentecostes (Jo 20.22) e já eram salvos" (Lc 10.20).  "Todos os crentes em Jesus, , pentecostais e não pentecostais, batizados no Espírito Santo e não batizados têm o Espírito Santo" (1Co 3.16; Gl3.2-5).

Não podemos confundir, ser "cheios do Espírito Santo" em (At 2.4; (.17), "diz respeito ao batismo no  Espírito santo, mas não é o caso em Efésios 5.18".
"O batismo no Espírito Santo é uma experiência distinta da conversão".

CONCLUSÃO
"O significado de "enchei-vos do Espírito" é ter a vida cristã na plenitude do Espírito Santo".  "Isso envolve todos os aspectos da nossa vida".  "Desde os cultos até ao lar, desde o lar até o trabalho e a sociedade".  "Por meio desses testemunhos é possível observar quem é cheio do Espírito".

Fonte:  Lições bíblicas - 1º Trimestre 2021 - Adultos - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...