quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

E.B.D. - LIÇÃO 7 - 1º TRIMESTRE DE 2021 - CULTUANDO A DEUS COM LIBERDADE E REVERÊNCIA

 


1 Corintios 14.26-32

"O Novo Testamento não apresenta um manual de liturgia e nem estabelece regras de cultos".  "Com base descrita no capítulo 14 de 1 Coríntios, vamos estudar como deve ser o nosso culto e os elementos para que ele seja aceitável a Deus".

"O cristianismo não tem o objetivo de padronizar o mundo e nem destruir as culturas; sua mensagem, porém, é universal".  "No dia do triunfo de Cristo e da igreja, cada povo ou etnia se apresentará louvando a Deus na sua própria tradição".

"A religião cristã é flexível quanto à forma de adoração e permite várias liturgias".  "Todos os ramos do cristianismo, incluindo os cristãos nominais, têm sua forma distinta de culto, desde o cerimonialismo ornamental das igrejas Católica Romana, Ortodoxas e algumas Protestantes, ao modelo simples dos evangélicos, principalmente os pentecostais".

"O termo "culto" é sinônimo de adoração".  "O nosso enfoque é no sentido d adoração".  "Essa palavra é uma tradução do grego latreia "serviço, adoração", do verbo latrewo, "servir, prestar culto, adorar" (Mt 4.10).  "A Septuaginta emprega latreia para traduzir o hebraico avodá, "serviço, culto" (Êx 25.25,26; 13.5).  "Essa palavra aparece com esse sentido três vezes no Novo Testamento (Rm 9.4; 12.1; Hb 9.1)".  "O que queremos dizer com a expressão "culto pentecostal" é a nossa liturgia, isto é, a forma como adoramos a Deus".

"Adoração a Deus é o momento mais sublime na vida humana, significa essencialmente o reconhecimento, a celebração e a exaltação da majestade divina".  "Por isso deve ser oferecida com reverência: "faça-se tudo decentemente e com ordem" (1 Cor 14.40).  "O apóstolo está se referindo ao culto de adoração".  "O culto é o diálogo de Deus com o seu povo, é um momento de reverência".

"Igreja é toda congregação ou assembleia que se reúne em torno do nome de Jesus Cristo como Senhor e Salvador, professando fé nEle publicamente e de forma diversificada".

"Alguns opositores da obra pentecostal costumam nos acusar de em nossos cultos darmos ênfase ao Espírito Santo acima de Jesus".  "O Senhor Jesus é o centro da nossa adoração e da mensagem pregada pelas Assembleias de Deus".  "Os crentes se reúnem em nome de Jesus para adoração ao Deus trino".  "Esse é o padrão é o padrão ensinado nas Escrituras". (Fp 3.3)

"O assunto de 1 Coríntios 14 é a adoração". "A expressão paulina "quando vos ajuntais" (v. 26) se refere aos cultos".  "A exortação paulina à comunidade cristã de Corinto nos ensina muita coisa sobre o culto, entre elas que o culto não era entediante e nem consistia num pregador falando para um rebanho atento e silencioso, pois havia uma interação dinâmica de compartilhar e receber".  "Os versículos 26-32 do capítulo 14, sugere que havia a participação dos crentes em geral, não somente da liderança".

"Os primitivos cultos eram espontâneos e diferentes das reuniões das sinagogas, embora muitas características viessem delas (Tg 2.2)".  "A liturgia dos cultos constava de oração e cântico (1 Cor 14.15); o louvor parte da adoração a Deus desde os tempos antes dos séculos até a consumação dos séclos (Jó 38.7; Ap 7.9)".  "A leitura e exposição das Escrituras Sagradas aparecem como elementosdo culto cristão em outra fonte paulina:  "Persiste em ler, exortar e ensinar" (1 Tm 4.13).  "Esta instrução é uma referência à leitura pública".   "As ofertas são partes da adoração bíblica desde os tempos do Antigo Testamento (Dt 26.10; 1 Co 16.1,2; 2 Co 9.7".  "O objetivo delas é levar avante a obra de Deus enquanto a igreja estiver na terra".

"As reuniões de adoração em nossas igrejas são diversificadas".  "Temos cultos públicos, chamados por muitos como "culto da família", de oração, de ensino ou doutrina, escola bíblica dominical, círculo de oração, além de atividade como crianças, adolescentes e jovens".
"A nossa liturgia é simples e permite que quaisquer irmãos e irmãs adorem a Deus com liberdade".  "Todos tem a oportunidade de falar à igreja o que Jesus fez na sua vida; são os testemunhos sobre salvação, cura, libertação e outras bençãos".  "A maioria baseia a sua fé nos relatos bíblicos, e são os milagres registrados na Bíblia que inspiram e levam os irmãos a receberem a benção (Mc 16.15-20)".

"Nossas reuniões coletivas de adoração apresentam as mesmas características dos cultos em Corínto".  "As manifestações nos cultos que o apóstolo menciona em 1 Coríntios 14 são reais entre nós".

CONCLUSÃO
"O que precisamos saber é que o Novo Testamento não estabelece forma litúrgica de adoração, porque parece não ter sido essa a preocupação do Espírito Santo".  "Que os nossos cultos sejam dinâmicos e espontâneos, em nome de Jesus, com espontaneidade e reverência".  "Nós não somos expectadores dos cultos, como num teatro ou cinema; antes participamos deles com cânticos congregacionais, corais, conjuntos e grupos de louvores dando glória a Deus e aleluia.

Fonte: Lições Bíblicas - 1º Trimestre 2021 - Adultos - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...