quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

LIÇÃO 6 - E.B.D. - 1° TRIMESTRE 2021 - SANTIFICAÇÃO: COMPROMETIDOS COM A ÉTICA DO ESPÍRITO

 


1° Pedro 1. 13-23

"Deus é absolutamente santo; Sua santidade é infinita e inigualável; Ele é santo em sí mesmo, em sua essência  e natureza". (Ap 15.4)
"A santidade de Deus se originou nEle mesmo; ela é a plenitude gloriosa de sua excelência moral".  "Essa verdade é revelada desde o Antigo Testamento".  "Deus exige santidade de seu povo porque Ele é santo".
"A ideia predominante de santificação ou santidade no Antigo Testamento é de separação tanto de pessoas como de lugares e coisas para o serviço sagrado".  "O verbo hebraico qadash, "ser santo, ser santificado, santificar, ser posto à parte", cuja ideia central é separar do uso comum para o serviço de Deus, consagrar". (1 Sm 7.1)
"O termo "consagrar" significa investidura de funções sagradas, em outras palavras, é dedicar-se ao serviço de Deus, e isso pode ser pessoas, coisas ou possessões". (Lv 27. 28,29).  "Consagração e santificação são termos distintos, mas podem significar a mesma coisa dependendo do contexto: "que façam vestes a Arão para santificá-lo" (Êx 28.3) ou:  "que façam vestes para Arão para consagrá-lo" (Nova Almeida Atualizada).  "O verbo hebraico para "consagrar" é o mesmo para "santificar", ser santo".
"O termo tahor, "puro, limpo", e qadosh, "santo", do verbo qadash, pertencem ao mesmo campo semântico".  "Ambos se aplicam à santidade de Deus (Is 6.3; Hc 1.13) como também as pessoas que se aproximam dEle e se purificam de toda sorte de pecado e idolatria". (Sl 51.10; Ez 36.25)

"Santificação, santidade e seus cognatos são termos comuns ao Antigo e ao Novo Testamento e trazem o mesmo conceito". "Na nova aliança, santificação é a semelhança do caráter de Cristo e o efeito real da salvação na vida cristã".  "A fé cristã confessa a existência de um único Deus, que subsiste eternamente em três Pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, iguais em poder, glória e majestade". (Mt 28.19) "De modo que a obra da santificação, um atributo divino, é realizada pela unidade na trindade como pela trindade na unidade". (1Cor 6.11; 1 Ts 5.23; 2 Ts 2.13) "São as três Pessoas atuando na obra da redenção". (1 Pe 1.2)
"A santidade pode ocorrer de maneira instantânea , isso quando o pecador recebe a salvação em Jesus Cristo pela fé". (1 Co 1.30)  "Ela é chamada teologicamente de santificação posicional referente a mudança de posição de pecador para santificado". (1 Co 1.2)
"A nova vida em Cristo é o novo nascimento". (Jo 3.3)  "Ao nascer, a criança o seu crescimento físico mental, e isso se aplica também a vida espiritual". (Hb 5.12,13; 1 Pe 2.2)  "Apesar de a santificação ser instantânea , ela é ao mesmo tempo progressiva". (Pv 4.18; 2 Co 3.18)
"O Espírito Santo é a fonte de santidade, e o Senhor, o seu padrão". "Todos os crentes desejam se parecer com Jesus e viver de maneira a agradar a Deus".  "A santificação do crente é obra do Deus trino".
"As epístolas do Novo Testamento visam fortalecer as igrejas e exortá-las à uma vida santa diante de Deus  da sociedade".
"Somos santificados pela Palavra (Jo 17.17), pelo sangue (Hb 9.12) e pelo Espírito (1 Pe 1.2)".
"Deus é santo e por isso exige santidade de seu povo". (1 Pe 1. 15,16)
"A ética cristã é um estudo sistemático sobre os princípios e as praticas do que é certo ou errado à luz das Escrituras Sagradas".  "Trata-se da parte da teologia que estuda o padrão de conduta conforme a vontade de Deus". (Rm 12. 1,2)  "O fruto do Espírito tem implicações éticas, e tal prática precisa ser treinada e se tornar hábito".  "Isso agrada a Deus e as pessoas, e por meio de nossa conduta até os incrédulos glorificam a Deus". (Mt 5.16)

CONCLUSÃO:
"Sobre a santificação precisamos saber o significado, a sua importância e a sua necessidade".  "Isso evita confundir a santificação com regras externas típicas de religiões legalistas".  "A santificação é a marca de uma vida na plenitude do Espírito".

Fonte :  Lições Bíblicas - CPAD - 1º Trimestre de 2021 - Adultos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...