SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO
...............................................................................................
4
2 – Cenário Histórico das
Setenta Semanas – Dn 9.1-2 ...................................... 5
3 – Porque Setenta Anos de
Cativeiro ................................................................. 6
4 – Propósito das Setenta
Semanas – Dn 9.23-24 .............................................. 7
5 – A Divisão das Setenta Semanas – Dn 9.25-27
............................................. 8
6 - CONCLUSÃO
................................................................................................
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7 - BIBLIOGRAFIA
............................................................................................
12
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho diz respeito
a um assunto complexo e de suma importância, descrito no Livro de Daniel no
capítulo 9. 20-27: a profecia das “Setenta Semanas de Daniel”.
Nessa profecia Deus mostra
a Daniel um quadro geral dos eventos futuros relacionados com Israel, com as
nações em geral e com a Igreja.
Precisamos entender bem
esse assunto, para não termos dificuldades em entender o Sermão profético: O
Princípio das Dores (Mateus 24), e nem o livro de Apocalipse capítulos 6 ao 19,
uma vez que essa profecia abrange esses dois livros.
O estudo desta profecia
torna-se mais edificante e empolgante quando consideramos que já se cumpriram
69 semanas das Setenta Semanas. Com a morte de Jesus o relógio parou sua
marcação e deu início a “era da igreja”, ou seja, vivemos hoje o período de
pausa dessa contagem.
Quando a igreja for
arrebatada começa a contagem da última semana das 70 semanas, dando inicio a
“era de Israel” (Ap 6 a 19), também conhecida como Grande Tribulação .Será uma
semana de sete anos divididos em dois períodos de: 3 ½ Três anos e meio de paz
e 31/2 Três anos e meio de aflição.
Na Bíblia encontramos os
seguintes termos: Anos – Meses – Dias.
Anos – Um tempo, tempos e
metade de um tempo. Dn. 7.25; Ap. 12.14.
Meses – 3 ½ Três anos e
meio eqüivale a 42 meses Ap. 11.2; 13.5.
Dias – 3 ½ Três anos e
meio = a 42 meses = a 1260 dias. Ap. 11.3; 12.6; Dn. 12.11; 9.27
Durante essa semana de 07
anos o Anticristo fará uma aliança com Israel, porém, na metade dessa semana
essa aliança será quebrada por ele, dando início a “Grande Tribulação”.
Vale a pena lembrar que:
- As 69 semanas são
históricas e somente a última é profética e
- As Setenta semanas estão
sobre Israel e não tem relação nenhuma com a igreja.
2. CENÁRIO HISTÓRICO DAS
SETENTA SEMANAS – Dn 9. 1-2
(Dn.9:1-2).." No ano
primeiro de Dario, filho de Assuero, da nação dos medos, o qual foi constituído
rei sobre o reino dos caldeus,
(V.2).." no ano
primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos,
de que falou o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as
assolações de Jerusalém, era de setenta anos.
Explicando.
(V.1).." No ano
primeiro de Dario........Isso teve então lugar após (Dn.5:31).
Estava chegando o final
dos Setenta anos de Cativeiro do povo judeu.
(V.2).." eu, Daniel,
entendi pelos livros......Daniel possuía uma biblioteca, cujos livros ele
estudava, e entre esses estavam os da Bíblia de então.
Daniel menciona aqui, no
(V.2), as profecias de Jeremias.
Hoje podemos Ter mais
conhecimentos ainda, porque dispomos de livros das Escrituras como o
Apocalipse, que ele não tinha.
A profecia de Jeremias,
mencionada diz:
(Jr.25:11-12).." E
toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto, e estas nações servirão ao
rei da Babilônia setenta anos".
(V.12).." Acontecerá,
porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei da Babilônia,
e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniqüidade, e a da terra dos
caldeus; farei deles um deserto perpétuo.
(Jr.29:10).." Porque
assim diz o SENHOR: Certamente que, passados setenta anos na Babilônia, vos
visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a
este lugar.
Esse rei de que fala a
profecia já fora castigado. Então Daniel chegou a conclusão que já estava no
tempo para terminarem as "Assolações de Jerusalém", a qual continuava
destruída.
3. PORQUE SETENTA ANOS DE CATIVEIRO?
Tratava-se de disciplina da parte de Deus para com Israel por quebra
deliberada dos preceitos divinos exarados em Lv 25.3-5; 26.14,33-35; 2 Cr
36.21.
O cativeiro de Judá foi, em grande parte, fruto da desobediência dos
judeus quanto às palavras do Senhor, nos textos acima mencionados. Vemos nas
passagens de Levítico, acima, que Deus determinou a observância de um ano
sabático, ou ano de descanso, quando a terra descansava um ano. Isso devia ser
observado a cada 7 anos. Ora, durante os quase 500 anos que vão do inicio da
monarquia de Israel ao seu cativeiro eles não cumpriram este preceito do
Senhor. Resultado: Deus mesmo fez a terra repousar, mantendo seus maus
“inquilinos” fora, por 70 anos. Portanto, 70 anos é o total de anos sabáticos
ocorridos no espaço de 490 anos.
Partindo do inicio do reinado de Saul, 1050 a.C. até o inicio do
cativeiro, 606 a.C. dá em de 490 anos. Todo sétimo ano a terra não deveria ser
cultivada, e se produzisse alguma coisa, era dado aos pobres e estrangeiros.
Depois de 7X7 anos sabáticos vinha o ano de jubileu, quando toda a terra
vendida ou confiscada seria devolvida aos seus donos originais, e os escravos
seriam postos em liberdade.
Os 70 anos de cativeiro na Babilônia foram tão cruéis e marcantes na
história de Israel, pois se tornou o principal motivo que levou os israelitas a
perderem a nacionalidade e a religiosidade.
A proibição de viverem a própria cultura e a "necessidade e
obrigatoriedade" de utilizarem um outro idioma, deixando o hebraico para
segundo plano, foi também uma das piores de todas as consequências possíveis e
imagináveis de toda este episódio histórico.
Este cativeiro não foi tão doloroso quanto ao período no Egito, pois não
ficou tão explicito o sofrimento físico, o que ficou bem evidente foram ás regalias
que tiveram em terras babilônicas (comércio, propriedades, posses), mas para
usufruirem destas regalias tiveram que se adaptarem as condições daquelas
terras e pior, tiveram que se curvar as suas culturas, línguas e costumes.
Isto é facilmente aceitável, uma vez que foram deportados para Babilônia
os inteligentes, ricos e os que tinham condições de, no mínimo, produzirem algo
para o sucesso dos babilônicos. Os pobres, doentes e os que apresentavam
qualquer tipo de dificuldades ficaram em Jerusalém, na "miséria".
Em outras palavras, os cativos judeus, se tornaram a mola propulsora da
economia da Babilônia, mas por outro lado, este status doeu, lá no fundo da
alma de todos os filhos de Abraão. Era Deus trabalhando na vida e na história
do seu povo.
4. PROPÓSITO DAS SETENTA
SEMANAS – Dn 9.23-24
As 70 semanas que estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua
santa cidade (Dn 9.24), tem como propósito:
1) "Fazer cessar a transgressão" . O tipo de transgressão do
seu povo, que Daniel acabava de confessar em Oração.
2) "Dar fim aos
pecados". O sentido original é de deter, restringir. O mesmo vocábulo
original é traduzido " Tornar inativo" .
3) "Expiar a
iniquidade". A obra realizada por Cristo no Calvário operará então em
favor de Israel.
4) "Trazer a justiça
eterna". Isto terá lugar em Israel pela transformação interior, conforme o
que está escrito em...(Jr.31:33-34)
5) "Selar a visão e a
profecia". Quando o povo andar em retidão, abandonando as suas
transgressões, a visão e a profecia podem ser seladas..(Jr.31:34).
6) "Ungir o Santo dos
santos". Certamente isto tem a ver com a purificação do templo de
Jerusalém que foi profanado pela "Abominação desoladora" mencionada
em Dn.11:31 e Mt 24.15.
5. A DIVISÃO DAS SETENTA
SEMANAS – Dn 9. 25 – 27
As 70 Semanas estão
divididas em três grupos. Sendo Semanas de anos e totalizam 490 anos.
Os três grupos são:
1º Grupo - 07 Semanas = 49
anos
2º Grupo - 62 Semanas =
434 anos 70 Semanas = 490 anos.
3º Grupo - 01 Semana = 7
ano
Comparando-se (Ap.12:6 com
13:5) vê-se que o ano Bíblico ou profético é de 360 dias, pois 1.260 dias dá 42
meses de 30 dias.
Também em (Gn. 7:11 e 8:4)
temos a expressão "Cinco Meses", e em (Gn.7:24 e 8:3, vemos que esses
cinco meses equivalem a 150 dias, ou seja, 5 meses de 30 dias, o que significa
anos de 360 dias na Bíblia.
O calendário religioso de
Israel era lunar.
A lua nova marcava o
início dos meses, sendo essa uma ocasião festiva.
Esse ano era de 354 dias,
mas nos fatos gerais e nas profecias era arredondado para 360 dias.
O calendário solar é
posterior, e é relacionado comas estações do ano.
a) O Primeiro Grupo de
Semanas - 7 semanas ou 49 anos (Dn. 9:25).
Esse período começaria com
a expedição do decreto de reconstrução de Jerusalém, o qual foi baixado em 45
a.C por Artaxerxes Longímano, de acordo com as maiores autoridades no assunto.
Esse decreto foi descrito em Neemias
2. Neemias foi
comissionado pelo rei para dar cumprimento a esse ato.
De acordo com a profecia
em estudo, no fim dos 49 anos a cidade de Jerusalém estaria reconstruída (ano
397 a.C).
Houve dois decretos
ligados à reconstrução de Jerusalém, que muitos estudiosos da Bíblia confundem.
Um em 457 a.C, de embelezamento do templo e restauração do culto, a cargo de
Esdras (Ed.7) e o outro foi o da reconstrução dos muros e, portanto, da cidade,
a cargo de Neemias.
É deste que estamos
tratando, foi baixado o ato em 445 a.C. A partir daí, começaria a contagem das
(70) Setenta Semanas Proféticas.
b) O Segundo Grupo de
Semanas - 62 Semanas ou 434 anos (Dn.9:25-26).
As (62) sessenta e duas
semanas seguintes (434 anos) estendem-se desde o término da reconstrução de
Jerusalém, 396 a.C até a vinda do Messias que aconteceu no ano 33 d.C com a
entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, completando assim as 69 semanas.
Segundo período da
profecia. “Então, 434 anos após o cumprimento das primeiras sete semanas, nosso
Senhor Jesus Cristo entrou montado sobre um jumentinho (Mt 21.4), em Jerusalém
e foi aclamado pelas multidões como rei, o filho de David, mas alguns poucos
dias mais tarde, exatamente uma semana Ele foi rejeitado e crucificado, assim o
Messias foi morto.
Logo depois ocorreu a
destruição de Jerusalém pelos Romanos, em 70 d.C. e houve muitas guerras.
(V.26).." E, depois
das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do
príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com
uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações.
Conforme o versículo
acima, após a morte de Jesus seguiu-se a destruição de Jerusalém. Assim, de
acordo com a profecia lida (V.26), o Messias morreria antes da destruição da
cidade, o que de fato ocorreu.
d) Intervalo entre a 69
semana e a 70 semana – Era da Igreja
Antes que se cumpra a 70ª
semana haverá um intervalo. Indicado em Dn 9. 26 – “Até o Fim”. Este intervalo
encerra com o arrebatamento da igreja. Somente Deus sabe o tempo do seu cumprimento
(Rm 11.11 - 25).
O relógio que registra as
Semanas proféticas para Israel, para. E começa então a era da Igreja.
Note-se que a morte do
Messias, a destruição de Jerusalém e o tempo da Igreja estão incluídos neste
período entre o fim da 69 semana e o começo da última semana, ou seja a
septuagésima semana.
Este tempo é também
chamado de intervalo profético, mas conhecido como a “era da igreja”, período
exclusivamente reservado para a Igreja, pelo fato de Israel haver rejeitado o
messias, pois veio para o que era seu e os seus não o receberam, Jo 1.12.
d) O Terceiro Grupo de
Semanas - o de uma semana, isto é 7 anos. (Dn.9:27).
(V.27).."E ele
firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará
cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá
o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado
sobre o assolador.
A última das 70 Semanas de
Daniel ocupam os capítulos de 6 à 19 de Apocalipse. Será uma semana de sete
anos e ainda não se cumpriu, pois, terá o seu início com o arrebatamento da
igreja.
Esta semana de sete anos
está dividida em duas partes, ou dois períodos (Dan 9.27). O primeiro período
se chama “O Tempo da Falsa Paz”, que durará acerca de três anos e meio (42 meses
= a 1260 dias. Ap. 11.3; 12.6; Dn. 12.11). E o segundo período é denominado: “O
Tempo da Grande Tribulação, ou Aflição”, que também durará três anos e meio.
No versículo 27 de Daniel,
notamos cinco coisas que acontecerão na última semana , ou seja, os sete anos
de reinado do anticristo, no tempo do fim:
1) Fará uma aliança com os
judeus por sete anos;
2) A aliança será quebrada
na metade da semana, isto após três anos e meio;
3) A grande tribulação
será terrível, principalmente para o povo judeu. Sobre as asas da abominação
virá o assolador (Mt 24.15.22);
4) O anticristo dominará,
até a consumação (Ap 2.16,17);
5) Cristo aparecerá para
destruir o Anticristo e suas hostes, livrando assim Israel da destruição total
quando toda esperança de salvação estiver perdida. "Até que a destruição
que está determinada, se derrame sobre ele". Isso ocorrerá na Batalha do
Armagedom.
A profecia relaciona-se
diretamente com a nação de Israel e a cidade de Jerusalém (Dn 9.24), nada tem
haver com a igreja.
6. CONCLUSÃO
Ao concluirmos este
trabalho percebemos que as Setenta Semanas de Daniel foi a profecia mais
importante do seu livro descrita no Capítulo 9.20-27, pois, revela o futuro da
nação de Israel como plano de Deus e inclui também o período da Igreja aqui na
terra, quando em Dn 9.26 é mencionado o termo “até o fim”.
Esta profecia é uma das
belezas da Palavra de Deus, quando Ele discorre para o futuro. Nenhum outro
jamais poderia fazer tal coisa, pois, a Onisciência é um dos atributos
exclusivos de Deus, e nos mostra também a veracidade da Bíblia, pois muitos
fatos preditivos dessa profecia, já se cumpriram.
Verificamos também que a
profecia das setenta semanas refere-se ás provações e sofrimentos pelos quais
Israel terá de passar antes que o seu libertador apareça e tem como propósito:
cessar a transgressão, dar fim aos pecados, expiar a iniquidade, trazer justiça
eterna, selar a visão e a profecia, bem como ungir o Santo dos Santos. Todos
esses propósitos se cumprirão na última semana na Grande Tribulação.
Esta “profecia” não se
refere à Igreja, somente a nação de Israel. Terá seu fiel cumprimento, pois
está determinada por Deus para o seu povo e para a santa cidade (Dn 9.24).
O fim da septuagésima
semana terminará com a vinda de Jesus em gloria com todos os seus santos para
resgatar Israel, destruir o Anticristo e seu ministério e julgar as nações
vivas.
7. BIBLIOGRAFIA
- Material da Internet:
http://ailtonsilva2000.blogspot.com.br/2010/11/o-cativeiro-babilonico.html.
http://pbgerardo.blogspot.com.br/2012/06/por-que-70-anos-de-cativeiro.html.
http://pt.slideshare.net/ESTUDANTETEOLOGIA/70-semanas-de-daniel.
http://assembleiadedeuscidadenova.blogspot.com.br/2011/01/as-70-semanas-de-daniel.html.
.
http://escatologiaplena.blogspot.com.br/2011/11/entendendo-profecia-das-70-semanas-de.html#.U4pdI2q5fmQ.
http://pt.slideshare.net/ESTUDANTETEOLOGIA/70-semanas-de-daniel.
.
- Livro
A Bíblia da Mulher – Texto
Bíblico: “Tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada – Segunda
Edição 1993 – Sociedade Bíblica do Brasil
© 2015 Microsoft Termos
Privacidade e cookies Desenvolvedores Português (Brasil)
Trabalho apresentado por Maria de Fátma.
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