Atos
Comentário:
Em Atos 1:8 o Cristo ressurreto
declara o propósito do batismo no Espírito Santo: "Mas recebereis a
virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas,
tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da
terra". Em virtude de sua localização e ênfase, este versículo parece
designar com clareza o objetivo do livro de Atos dos Apóstolos. O livro
constitui a principal história do estabelecimento e da extensão da igreja entre
judeus e gentios, mediante a gradual localização de centros de influência em
pontos destacados do Império Romano, desde Jerusalém até Roma. Além disso,
Lucas organiza este material histórico de tal maneira que o progresso do
evangelho é de imediato evidente. Trata-se de uma história grafica, cujo
objetivo não é apenas narrar, mas edificar. Portanto, podemos considerar os
Atos dos Apóstolos como um sermão de caráter histórico acerca do poder cristão:
sua fonte e seus efeitos. Sua fonte é o batismo pentecostal com o Espírito Santo,
e o efeito é o poder de dar testemunho perante o mundo. Esse testemunho é
apresentado como resumo no sermão pentecostal de Pedro dirigido aos membros da
dispersão congregados em Jerusalém, e em pormenores progressivas através do
restante do livro.
Autor:
A opinião quase universalmente aceita
é que o evangelho segundo Lucas e os Atos têm um autor comum. O autor dos Atos
dos Apóstolos começa fazendo referência ao "primeiro tratado" que se
interpreta como a primeira prestação ou entrega do mesmo volume histórico,
dirigido a Teófilo, a mesma pessoa. Existem, pelo menos três argumentos que
confirmam a paternidade literária de Lucas: Primeiro, existe a evidência do uso
da primeira pessoa plural nas seções l6:10-17; 20:5-15; 21:1-18; 27:1-28:16,
sugerindo que o autor era testemunha ocular, como o foi Lucas. Segundo: há
provas de que o escritor era médico. E, terceiro, uma ampla e convincente
tradição apóia a paternidade literária de Lucas.
Aparentemente, o livro de Atos dos
Apóstolos foi escrito em derredor da época do primeiro encarceramento de Paulo,
com cujo relato termina o livro.
-
John H. Gerstner,
Doutor em Filosofia e Letras
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