Hebreus
Comentário:
Conquanto Deus tenha falado aos pais
pelos profetas, agora falou por intermédio de seu Filho. O prólogo afirma o
caráter distintivo do Filho. Ele é antes da história, está na história, é
superior à história, é a meta da história. Compartilha a essência da Deidade e
irradia a glória da Deidade. Ele é a suprema revelação de Deus (1:1-3).
A passagem seguinte (1:4-14) declara
de forma inequívoca a preeminência de Cristo. Ele é superior aos anjos. Estes
ajudam os que serão herdeiros da salvação. Cristo, em virtude de sua
identidade, de sua nomeação divina e do quer realizou, ergue-se por cima deles.
Quão trágico é descuidar a grande salvação que ele proclama. Ele cumprirá a
promessa feita ao homem de que todas as coisas estarão harmoniosamente sujeitas
ao homem. Pode fazê-lo, porque é verdadeiro homem e realizou a expiação pelos
pecados. É superior a Moisés. Moisés era servo entre o povo de Deus. Cristo é
um Filho que está sobre o povo de Deus. Quão trágico é deixar de confiar nele!
Por causa da incredulidade, uma geração toda de israelitas não entrou na terra
de Canaã. Os crentes são advertidos contra tal incredulidade. Acentua-se tanto
a fé como o fervor para se entrar no eterno descanso de Deus. O evangelho de
Deus e o próprio Deus esquadrinham o homem.
O saderdócio de Cristo é também
desenvolvido por comparação (4:14 - 10:18). Os requisitos, as condições e as
experiências do sacerdócio arônico se enumeram em comparação com Cristo como
sacerdorte. Antes de desenvolver com maior amplitude este assunto, o escritor
adverte os leitores sobre sua falta de preparação para um ensino mais avançado.
Somente a sincera diligência nas coisas de Deus os tirará da imaturidade.
Cristo, como sacerdote, à semelhança de Melquizedeque, é superior ao sacerdócio
levítico, uma vez que sua vida é indestrutível; foi a um tempo sacerdote e
sacrifício; seu sacerdócio é eterno. Seu santuário está no céu e seu sangue
estabelece a validez do novo concerto que é igualmente eterno.
A perseverança dos crentes nasce da
comunhão com Deus, da atividade em favor de Deus, da fé nele e da consciência
do que o espera (10:19 - 12:29).
A cruz como altar cristão e a
ressurreição do Grande Pastor são as bases para a ação divina. Estes
acontecimentos históricos e redentores estimulam o crente à ação (13:1-25).
Autor:
Não se menciona o nome do autor. Com
exceção da epístola aos Hebreus e da primeira epístola de João, todas as demais
epístolas do Novo Testamento designam seu autor, seja pelo nome, seja pelo
título.
Desde o primeiro século, o problema da
autoria da epístola aos Hebreus tem causado muita discussão. Várias são as
respostas dadas pelos crentes da igreja primitiva. Na margem oriental do mar
Mediterrâneo e perto de Alexandria atribui-se o livro a Paulo. Orígenes (anos 185-254
d.C.) considerava que os pensamentos do livro eram de Paulo, mas a linguagem e
a composição pertencial a outrem. No norte da África, Tertuliano (155-225 d.C.)
sustentava que Barnabé escreveu a epístola aos Hebreus. Embora a carta tenha
sido conhecida primeiro em Roma e no Ocidente (I de Clemente, datada ao redor
do ano 95 d.C. cita Hebreus com freqüência), a opinião unânime nesta região
durante 200 anos foi que Paulo não escreveu a epístola aos Hebreus. Estes
crentes da igreja primitiva não disseram quem, a seu ver, havia escrito a
epístola. Simplesmente não o sabiam.
Em nossos dias os crentes não devem
ser dogmáticos acerca de um assunto mantido em dúvida durante tanto tempo.
Todavia, os estudiosos das Sagradas Escrituras devem estudar o livro de Hebreus.
Um cuidadoso exame do texto grego diz-nos muitas coisas sobre o autor. O livro
está escrito num grego brilhante, da pena de um escritor eloqüente. Não se
parece, pois, com o estilo de Paulo. Com freqüência, o apóstolo Paulo segue o
fio de um novo pensamento antes de haver finalizado o anterior. O escritor da
epístola aos Hebreus nunca segue esse processo. O vocabulário, as figuras de
dicção e de pensamento apontam a influência alexandrina e filônica (Filo, 20
a.C. a 50 ou 60 d.C.). Paulo não tem essa origem intelectual. O escritor da
carta aos Hebreus cita o Antigo Testamento diferentemente de Paulo. Frases de
Paulo "como está escrito", "a Escritura diz", "boas
novas da vossa fé e amor" nunca se encontram na epístola aos Hebreus,
embora o escritor cite com profusão o Antigo Testamento.
Não sendo Paulo o autor, quem será?
Apolo parece preencher as condições que se encontram no livro. Vinha de
Alexandria. Era homem eloqüente e instruído. Era poderoso nas Escrituras
Sagradas. As seguintes passagens do Novo Testamento falam-nos de Apolo: Atos
18:24-28; 19:1; I Coríntios 1:12, 3:4-6, 22; 4:6; 16:12; Tito 3:13. É provável
que nunca venhamos a estar seguros do nome do autor; se, porém, lermos a
epístola com cuidado, chegaremos a conhecê-lo.
A data mais aceita para a escritura
desta epístola oscila entre os anos 68 e 70 d.C.
-
A. Berkeley Mickelsen
Doutor em Filosofia e Letras
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