quarta-feira, 27 de março de 2024

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE 2024 - LIÇÃO 1 - ADULTOS



 O INÍCIO DA CAMINHADA

i - A caminhada com Cristo

1 - Compreendendo os dois caminhos

Logo nos primeiros capítulos de Gênesis, nos deparamos com a criação do homem, que foi algo totalmente protegido por Deus (Gn 1.26). A princípio Deus criou todas as coisas, o que era bom, mas sem a presença do homem a criação estava incompleta (Gn 1.31). É importante compreender que esse homem não surge por um acidente ou uma ideia vaga, mas é resultado do conselho divino, bem projetado.
Na criação do homem, pelo relato divino, descarta-se qualquer ideia de evolução., não dando espaço para o homem pré-humano, conforme os livros seculares ensinam, relacionando seu surgimento através de um animal. O homem foi criado por meio do poder de Deus de modo muito especial (Gn 2.7), dispensando a ideia de que o primeiro homem foi criadode uma forma pré-orgânica.  O homem foi feito de modo especial, não está no mesmo nível do animal irracional. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26).

2 - Os três companheiros da nossa caminhada

O começo da nossa jornada com Cristo, a salvação, tem a participação conjunta da Trindade.  É necessário uma fé firme no Deus trino e uno, no que envolve nosso relacionamento pessoal com os membros da Trindade.  No que tange ao papel que cada membro desenvolve em prol da nossa salvação, todos os temas da reconciliação, expiação, redenção, justificação e propiciação dependem da cooperação distinta do Deus uno e trino (Ef 1.3-14).
Portanto, compreendemos a doutrina da Trindade como uma realidade bíblica que descreve o relacionamento do Pai com o Filho e com o Espírito Santo.  Essa verdade está revelada na Palavra, dela jamais podemos fugir, não se trata de uma invenção humana nem de algo abstrato.  Nunca podemos nos voltar para a doutrina da Trindade como uma formulação de homens da Igreja, pelo contrário, esse ensino está revelado na Palavra, tanto no Antigo como no Novo Testamento.

A CAMINHADA CRISTÃ

A caminhada cristã inicia com o novo nascimento, obra efetuada pelo Espírito Santo mediante ao sacrifício de Jesus Cristo no Calvário. A conclusão dessa obra se dará por ocasião glorificação final dos salvos, ou seja, a ocasião em que receberemos um corpo glorioso, semelhante ao do Senhor Jesus quando apareceu aos discípulos após ressurreto.

Nessa jornada, o crente depara-se com muitos obstáculos que desafiam a sua fé e o tentam fazer desistir da esperança vindoura.  

Voltando ao conceito novo nascimento, à luz do que Nosso Senhor explicou ao mestre da Lei, Nicodemos (Jo 3.38). O novo nascimento contrasta com o nascimento natural, bem como das expectativas e inclinações ao pecado. A nova natureza é espiritual, regenerada e resultado da ação divina o interior do ser humano com o fim de que este possa desfrutar do relacionamento com Deus. Esse processo ocorre milagrosamente mediante a fé em Cristo à medida que o crente se dedica com temor a praticar os ensinamentos da Palavra de Deus.

 Stanley M. Horton em sua obra Teologia Sistemática: uma perspectiva Pentecostal (CPAD), elucida que "a regeneração é a ação decisiva e instantânea do Espírito Santo, mediante a qual Ele cria de novo a natureza interior.

O Novo Testamento apresenta a figura do ser criado de novo(2Co 5.17) e da renovação (Tt 3.5), porém o mais comum é a de nascer (gr. gennaõ, `gerar`ou `dar a luz`).  Jesus disse:  "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus" (Jo 3.3).  Pedro declara que Deus em sua grande misericórdia `nos gerou de  novo para uma viva espernça`(1Pedro 1.3).  É uma obra que somente Deus realiza.  Nascer de novo diz respeito a uma transformação radical. Mas ainda é necessário(mister) um processo de amadurecimento.  A regeneração é o início do nosso crescimento no conhecimento de  Deus. Através dessa experiência temos o nosso caráter moldado por Cristo, através da ação regeneradora do Espírito Santo..  Assim sendo o maior desafio dos crentes é nutrir a nova natureza espiritual regenerada e não perder a esperança do porvir. Através de uma vida diária de vigilância, oração, meditação na Palavra de Deus que é o alimento de todo cristão, pois é através da Palavra que todo cristão conhece a Deus e a sua vontade, como diz o Salmo 119:11, "Escondi (guardei) a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" e ainda as palavra de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo no Evangelho segundo Mateus: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Mt 4.4b).


Fonte : Bíblia Sagrada

 Lições Bíblicas - Adultos - 2º trimestre 2024 - CPAD

Revista Ensinador Cristão - Ano 25 - Nº 97 - cpad.com.br

Osiel Gomes - A Carreira que nos está proposta -1ª edição - CPAD 2024 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...