sábado, 30 de março de 2024

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE 2024 - LIÇÃO 2 - ADULTOS


 


A ESCOLHA ENTRE A PORTA ESTREITA E A PORTA LARGA

1 - A porta estreita

O assunto envolvendo a porta estreita, à luz de Mateus 7.13,14, faz parte do Sermão do Monte.  A compreensão desse tema nos remete aos princípios que foram vaticinados por Jesus Cristo aos seus seguidores para terem um viver espiritual e ético nos padrões do Deus Eterno.

Nosso divino Mestre, Jesus, por meio do ensinamento da porta estreita e do caminho apertado, não é vago, mas, sim, direto, evidenciando que o seguimento para uma vida de fé requer sacrifício, compromisso (Lc 1.75).

Assim, o chamado para viver a jornada com Cristo para o Céu envolve a ação de renunciar a si mesmo, os prazeres mundanos, como o tomar a cruz, que é o estar pronto a viver pelo nome de Deus e fé até enfrentar a morte, o que requer dedicação e renúncia 

A Palavra de Deus ressalta que se esperarmos em Cristo somente nesta vida somos os mais miseráveis de todos os homens (1Cor 15.19).  A esperança do salvo não pode estar neste mundo, pois ele passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 Jo 2.17).

Nosso Senhor salientou que muitos procurariam entrar pela "porta estreita", mas não conseguiriam em razão de não abdicarem das concupiscências deste mundo (Lc 13.24).

Devemos levar em consideração que a porta aqui representa as escolhas do ser humano, porém, pode-se falar da porta como entrada para o caminho, que simbolicamente expressa o início de uma experiência do homem com Cristo Jesus, razão pelo qual os cristãos primitivos foram chamados de "Caminho" (At 9.2; 19.9,23; 22.4; 24.14-22).

Os que desejam entrar pela porta estreita precisam nascer de novo, pois irão se despir do velho eu (Gl 2.20), estando prontos para viver uma vida em total e plena obediência aos ensinos de Cristo Jesus, especialmente em poder praticar a justiça e o amor ao próximo, exercendo a misericórdia e a humildade.  A máxima da lei, como bem pontuado por Cristo, está apoiada primeiramente no amor verdadeiro para com Deus, em segundo lugar, no amor ao próximo (Mt 22.37-40).

2 - O caminho apertado

Quando falamos de caminho apertado, apontamos para a conduta, a maneira de viver que evidencia salvação ou perdição.

O caminho é apertado porque não tem facilidade, os que realmente desejam a vida eterna com Deus têm que manter a perseverança, verdade, santidade,disciplina, dedicação, para com os tais que assim vivem, o Senhor jamais os abandonará, mas estará com cada um até o momento final (Mt 28.20).

Assim, o caminho apertado é o que leva a praticar os ensinamentos de Jesus de modo bem concreto:  amar os inimigos, não praticar a hipocrisia, acumular tesouros no céu dentre outros princípios celestiais ensinados no Sermão do Monte (Mt 5.39,48).

3 - Porta larga e caminho espaçoso

Falando de porta larga e caminho espaçoso, falamos de uma vida sem compromisso com Cristo, segundo o padrão do Mundo.

Na entrada que leva à perdição, porta larga e caminho espaçoso, os transeuntes vivem de modo orgulhoso, na arrogância, se acham maiores do que todos, não há qualquer sentimento de humildade, o que era algo prioritário no ensino de Jesus (Mt 11.29). Os que adotam a vida que leva à perdição não possuem qualquer reverência à Palavra, oração, fé, perdão, uma comunhão com Deus.  Os que desejam viver na jornada que conduz ao Céu de glória jamais devem pensar em entrar pela porta larga e pelo caminho espaçoso, pois seus valores são contrários ao querer de Deus.

O servo do Senhor deve atentar para o conselho do salmista, de não andar segundo o conselho dos ímpios, não se deter nos seus caminhos, nem se assentar na roda dos escarnecedores (Sl 1. 1,16).

POR QUE ENTRAR PELA PORTA ESTREITA É DIFÍCIL ?

1 - Uma porta aberta, porém difícil

A porta para a entrada na pátria celestial está aberta.  Porém, há muitos impedimentos para que a alma humana a atravesse: o egoísmo, o ego inflado, a idolatria, dentre outros.

Os que entram pela porta estreita, além de fazer uma renúncia própria, terão que enfrentar oposições oriundas do lado de fora, as quais combaterão fortemente para levar o seguidor de Cristo a negar a fé.  Essa oposição vem do mundo dominado por Satanás (2 Cor 4.4), isso pelo fato de não se coadunarem com os ensinos da Bíblia.

O apóstolo Paulo descreve muito bem como é a sociedade separada de Deus (Rm 1.18-32).

Um cristão que diz que diz que não se envolverá em assuntos que a sociedade tem como normais e que a Bíblia é contra mostra que não tem em sua vida o real evangelho, pois quem vive o evangelho de Cristo jamais compartilhará ou se conformará com este século (Rm 12.2).

Ao se falar da porta larga e do caminho espaçoso, Jesus disse:  "..... muitos são os que entram por ela" (Mt 7.13).

Nosso Senhor ensinou que para tomar o caminho do céu é preciso negar a si mesmo, deixar morrer o que somos para viver a vida com Ele a fim de que resulte uma glória progressiva e indizível (Mt 16.24; Rm 6.6; Gl 5.24).

2 - As oportunidades da porta larga são atraentes

As oportunidades da porta larga são atraentes, pois oferece uma jornada de prazeres, deleites e libertinagens.  Os que andam por este caminho são dominados pelas ilusões da vida, enredando-se numa sedutora fantasia. É um caminho de apego prazeroso ao mundo e de desprezo a Deus (1 Jo 2.15,16). Não terão direito de entrar no céu todos os que amam o mundo (1 Co 6.9,10; Gl 5.19-21). Por isso o cristão sabe que "o mundo passa, e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" (1 Jo 2.17).

Jesus falou que é bem verdade que a porta larga e o caminho espaçoso levam uma multidão maior, porém, deixou claro que o destino final é a perdição.  Na verdade, todos quantos passam a entrar pela porta larga e trilhar o caminho espaçoso têm um destino triste, horrível, pois caminham para a perdição eterna (Dn 12.2; Mt 3.12; 18.8; 25.41,46; Mc 9.43; Lc 3.17; 2 Ts 1.9; Jd 6.7; Ap 14.9-11; 19.3; 20.10).

3 - As razões das exigências

Porque a porta estreita e o caminho apertado tem muitas exigências, e isso requer uma transformação interior, uma decisão pessoal e uma disposição em seguir na contramão da maioria.

Quem deseja seguir a Jesus Cristo precisa alinhar sua vida aos seus ensinos e exigências.  Crer nEle envolve voltar-se plenamente para a Palavra, sem opiniões próprias, conjecturas, achismo (Jo 7.38).  Seja para o mais humilde homem, seja para o mais culto, Cristo só se apresenta como o Salvador.  Foi assim que disse para o letrado e culto Paulo:  "Eu sou Jesus" (At 9.5).  Como bem para Pedro, "em nenhum outro há salvação" (At 4.12).

Só começa a trilhar pelo caminho da porta estreita quem se reconhece em Cristo como um pecador (2 Co 12.9) e com disposição de viver uma vida dirigida por Ele como um novo começo (2 Co 5.17), e andar como Ele andou (1 Jo 2.6).  Então estaremos prontos para criar raízes e enfrentar os obstáculos de nossa jornada cristã (Lc 8.13,14).

ENTRANDO PELA PORTA E PELO CAMINHO  DO CÉU

1 - Arrependimentos de pecados

Arrepender-se dos pecados é a primeira atitude a ser tomada, abandonar totalmente o pecado e voltar-se para Deus.  Esse foi o primeiro tema da mensagem do Divino Mestre, Jesus (Mt 4.17).

Lamentavelmente esse tema já não se faz presente nas mensagens de muitos pregadores da atualidade, pois estes estão priorizando a exaltação pessoal, ou preferem falar aquilo que os outros desejam ouvir.

O arrependimento é descrito biblicamente como aquela atitude verdadeiramente sincera em reconhecer que é um pecador e necessitar de um Salvador.

Por essa razão, é importante ponderar que o arrependimento bíblico não é uma questão meramente emocional, mas uma disposição para mudar de ideia e um exercício que envolve o aspecto mental e moral do pecador.

Arrepender-se implica a pessoa reconhecer seus próprios pecados e falhas diante de Deus e ser consciente de que depende dEle para salvação (1 Jo 1.9).  Quando acontece o arrependimento na vida de uma pessoa, prontamente ela está manifestando a busca por uma vida transformada e restaurada para viver em comunhão com o Pai (1 Co 1.9).

O arrependimento não é um remorso, pois ele leva a pessoa a uma reflexão de seus pecados, consciente de que precisa abandoná-los, mudar de vida e compreender que só Jesus é quem pode perdoar os pecados cometidos (Mt 9.6; 1 Jo 1.9).

2 - Confissão de pecados

Biblicamente, o verbo confessar quer dizer declarar o que se crê ou sabe.  A pessoa confessa os seus pecados (Sl 32.5) e afirma que crê no Deus Poderoso e Salvador (Rm 10.9,10). O ato de confessar os pecados faz parte do processo envolvendo o arrependimento.

É preciso entender o quanto a confissão de pecados é maravilhosa.  Por meio dela pode acontecer a cura como também a liberdade, como é bem pontuado por Salomão:  "o que confessa e deixa alcançara misericórdia" (Pv 28.13).

Não podemos jamais considerar o ato de confissão como mera religiosidade, um rito; isso resultará em uma prática vazia.

Na Palavra de Deus lemos que as pessoas que iam até João Batista confessavam os seus pecados para serem batizados.  Em Israel, a confissão era nacional e se dava em dia especial como no dia da Expiação (Nm 5.7).  Por meio do modelo de vida de João Batista, a confissão de pecados passou a fazer parte da tradição cristã.

3 - Produzindo frutos de arrependimento

Para João Batista, o batismo e a confissão somente não seriam as provas verdadeiras da mudança de vida.  Era preciso apresentar frutos na vida como a marca de um arrependimento sincero.

Em Lucas, podemos contemplar frutos concretos que João Batista esperava de quem se arrependesse:  honestidade, misericórdia, respeito às autoridades, dentre outros (Lc 3.11-14).

Os que possuem frutos dignos de arrependimento brilham em meio às trevas (Mt 5. 14-16), dando um testemunho verdadeiro (Fp 2.15), influenciando outros por meio de seu viver exemplar e santo, pois tal procedimento revela um viver que se harmonia com os ensinos do amado Mestre, Jesus.

Em Lucas 19.8, podemos observar que Zaqueu, que era chefe dos publicanos e era rico, quando foi salvo por Jesus, não só se arrependeu como também produziu fruto de arrependimento.

CONCLUSÃO

No momento que inicia sua jornada com Cristo, o cristão deve ter a consciência de que escolheu o caminho estreito e a porta apertada para trilhar o caminho do céu.

A mensagem da porta estreita e do caminho espaçoso, expressa duas lições:  na primeira,  requer-se um verdadeiro sacrifício, renúncia para viver a vida que Jesus deseja que cada um de nós vivamos, pois não é fácil seguir a Cristo (Mt 16.24), porém é esse o caminho que conduz a vida; na segunda expressão, o que se tem é uma facilidade total, porta larga e caminho espaçoso, uma vez que não segue os ensinos de Cristo, porém o final dele é a morte eterna.

Procuremos viver a vida cristã de acordo com a vontade de Deus expressa na sua Palavra, manifestando um verdadeiro arrependimento, confessando nossos pecados e produzindo frutos dignos.


Fonte :  Bíblia Sagrada

Lições Bíblicas - Adultos - 2º Trimestre 2024 - CPAD

Revista Ensinador Cristão - Ano 25 - Nº 97 - cpad.com.br

Osiel Gomes - A Carreira que nos está proposta - 1ª edição - CPAD 2024 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...