quinta-feira, 30 de maio de 2024

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE 2024 - LIÇÃO 7 - ADULTOS

O PERIGO DA MURMURAÇÃO

TEXTO ÁUREO 

"E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor." (1 Co 10.10)

VERDADE PRÁTICA

A prática da murmuração enfraquece a vida espiritual, acaba com a comunhão da igreja local e nos impede de desfrutar das promessas de Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Êxodo 16.1-7; 1 Coríntios 10.10,11


INTRODUÇÃO

É verdade que há ações maléficas que vêm direto do Inimigo, mas também é verdade que há as que são produzidas dentro de nós como obras da carne.  Uma delas é o pecado da murmuração.

A murmuração não pode fazer parte do contexto da vida cristã, pois apresenta atitudes de incredulidade e  negatividade, visto que se trata de um murmúrio apresentando reclamações marcadas por insatisfação e descontentamento.  É prejudicial em tudo para o povo de Deus, uma vez que além de ser pecado, suas consequências são desastrosas, gerando mágoas, ressentimentos, confusões, atraso na caminhada para o Céu.

Esse pecado é tão perigoso em nossa jornada que pode nos levar a queda.  Ele não acontece instantaneamente, pois geralmente sucede a incredulidade.  Sim, incredulidade e murmuração andam juntas.  Por isso, nesta lição, estudaremos os perigos da murmuração à luz da recomendação apóstolo: "Fazei todas as coisas sem murmurações" (Fp 2.14).

I - A MURMURAÇÃO NA BÍBLIA

A Bíblia descreve a murmuração em sua essência como algo totalmente negativo, pecaminoso.  Ela adverte severamente contra esse mal, e afirma que quem a pratica mostra que não tem confiança em Deus e em sua Palavra.  Há quatro passagens bíblicas especiais por meio das quais somos todos advertidos a fugir do pecado da murmuração.  Duas passagens no Antigo Testamento que são: Êxodo 16.2-8 e Números 14.26-29, e duas no Novo Testamento que são: 1 Coríntios 10.10 e Filipenses 2.14,15.

1 - O que é murmurar ?

As principais palavras para murmuração na Bíblia são as seguintes:  do hebraico, o verbo liyn, "resmungar", "reclamar" e "murmurar" (Nm 14.36); e o substantivo higgayown, "meditação", "música solene", "pensamento", "conspiração" (Lm 3.62); do grego, o verbo goggúzõ, "murmurar", "resmungar", "queixar-se", "dizer algo contra em um tom baixo", "dos que confabulam secretamente" (Jo 7.32).  De acordo com essas palavras, o murmurador tem o espírito dominado pelo descontentamento, desacordo, ira, queixas e oposição.  Nem Deus escapa dele, pois basta lembrar o que foi feito contra Moisés e Arão (Êx 15.24; 17.3; Nm 14.27; 16.41).

Não há como avançar na vida espiritual quando o coração está cheio do pecado da murmuração, pois esse mal prejudica primeiramente nossa comunhão com Deus e também com o nosso irmão.  Nosso relacionamento com Deus e com nosso próximo jamais será perfeito enquanto estivermos dominados por esse pecado, por isso o escritor aos Hebreus diz que devemos seguir a paz com Deus e com todos (Hb 12.14).

2 - O comportamento dos murmuradores

De acordo com os dois testamentos da Bíblia, o mal da murmuração estava no meio do povo de Deus, entre os israelitas dos dias de Moisés (Êx 16.11); nos dias de Jesus Cristo com os escribas e fariseus (Lc 15.2); na igreja em Jerusalém, no início (At 6.1).  Esse mal revela um comportamento inconveniente, um temperamento inquieto, indiretas sarcásticas.  O comportamento dos murmuradores é tão sério que chegou a ameaçar a unidade da igreja em (At 6.1-7).  Por isso, precisamos ter toda cautela com esse comportamento, pois o pecado da murmuração, além de enfraquecer a nossa vida espiritual, também altera negativamente a nossa saúde emocional e física.

3 - O crente murmurador

Quem se diz salvo em Cristo e tem o Espírito Santo em sua vida não pode naturalizar a prática da murmuração.  Não é normal um crente cheio do Espírito Santo se entregar a esse pecado.  Nesse sentido, estão presentes a indisciplina e o descuido com as virtudes do Espírito (Gl 5.16).

Há um grande perigo quando o crente se torna murmurador.  Ele pode tornar-se cheio de contendas, e seu testemunho não terá eficácia perante o mundo, pois todos verão que está insatisfeito com a vida e com as pessoas, reclama de tudo e de todos.

Quando o crente se torna um murmurador, ele passa a ser um instrumento do Maligno contra a obra de Cristo no mundo, permitindo ao Diabo dominá-lo e usá-lo de todas as maneiras.  Assim, não é possível o crente murmurador ser alegre, bondoso e agradável por meio de sua atitude, visto que sua alma está doente, pois o corpo só será luminoso se os olhos forem bons (Mt 6.22,23).

Cultivemos boas atitudes mentais, priorizemos a vontade de Deus e o seu poder para as nossas vidas, visto que Ele sabe o que faz, inclusive como conduzir os seus planos em relação a nós.  Como Paulo ensinou: "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8.28, NAA).

II - MURMURAÇÃO:  IMPEDIMENTO DA PRIMEIRA GEERAÇÃO À TERRA PROMETIDA

O principal pecado que impediu a primeira geração israelita de entrar na Terra Prometida foi a murmuração.  Desde o momento em que saíram do Egito pelo poder de Deus, por meio de um grande ato libertador denominado êxodo, esse povo nunca parou de murmurar, mesmo diante de tantas benção divinas.  Com essa atitude, declaravam que Deus havia feito tudo errado.  Os textos bíblicos que tratam desse assunto podem ser vistos em Êxodo 16.2-3, Números 14.2-4 e 20.2-5.

Por esse motivo foram disciplinados pelo Senhor, e tiveram que caminhar pelo deserto durante quarenta anos e toda a primeira geração foi extinta, com exceção de Josué e Calebe (Nm 14.28-35).  Sob o comando de Josué , a nova geração atravessou o deserto e chegou a Terra Prometida.

1 - A murmuração contra os líderes escolhidos por Deus

Deus escolheu Moisés e seu irmão, como seu auxiliador, para libertar o povo de Israel da escravidão de Faraó e conduzí-lo à Terra Prometida (Êx 7 7.1,2).  Após experimentar grande livramento, esse povo passou a murmurar contra a liderança de Moisés e Arão de maneira sistemática, alegando que o Legislador o conduzia para morrer em pleno deserto (Êx 16.3).  Nesses relatos, percebemos que a murmuração sucede à incredulidade.  Há uma ausência de fé e se passa escolher o que é mau: a pratica da murmuração. Logo, não se pode esperar mais atitudes de bondade, sinceridade e verdade de quem submerge na murmuração, mas, sim de impaciência, ingratidão e desrespeito à liderança bíblica (1 Ts 5.12,13; Hb 13.17).

O respeito aos líderes colocados por  Deus à frente de sua obra é recomendação bíblica no Antigo e Novo Testamento, esse princípio está claro.

Tornou-se uma prática comum da geração de murmuradores se levantar contra a liderança do Senhor.  Em Números 20.2-13, logo que faltou água esse povo se levanta e passa a murmurar contra Moisés.  Os dois líderes estavam já machucados pela reação desse povo, de modo que a ordem divina a Moisés era que ele falasse à rocha, mas na condição que se encontrava, magoado, feriu a rocha duas vezes, ato que trouxe consequências para sua vida.

No meio de povo de Deus, pode acontecer que murmuradores se levantem contra a liderança estabelecida por Ele.  Mesmo que sejam homens sinceros e que estejam em plena comunhão com o Senhor, aqueles que agem assim, em atos de rebeldia e descontentamento levante, revelam que não são crentes de verdade e que não confiam em Deus.

Oremos pela nossa liderança.  Peçamos a Deus que lhes conceda sabedoria e graça para lidar com as ovelhas.  Que nunca tenhamos atitudes de murmuração, levante e rebeldia contra eles, pois o preço por agir assim é muito alto.  Podemos nos dirigir a eles fazendo nossos questionamentos ou alguma outra coisa, mas com humildade, sinceridade e reverência, desejando de verdade os propósitos divinos.

2 - A murmuração contra Deus

O Senhor Deus respondeu às murmurações do povo, dizendo que faria cair "pão dos céus" (Êx 16.4).  Entretanto, o Senhor deixou claro que contemplou as suas "murmurações" mas tratou o povo com piedade e compaixão (Êx 16.12).  Ora, o Senhor Deus contempla todas as nossas ações, sabe do que precisamos e necessitamos.  Por isso, diante de uma circunstância difícil, é muito melhor nos dirigirmos a Ele de maneira humilde, graciosa e amorosa do que nos achegarmos a Ele com ingratidão, queixas e murmuração (Hb 4.16).

A Bíblia deixa claro que não fica impunes aqueles que vivem murmurando contra Deus, pos se trata de um grande pecado, negando os bons planos do Senhor, não confiando em suas promessas e atacando a liderança por Ele designada.

O cristão precisa em tudo reconhecer os favores de  Deus e ser grato, deve agir como o salmista, que convidou sua alma para bendizer ao Senhor por todos os benefícios recebidos e não se esquecer de nenhum deles (Sl 103.1-5).

3 - Por que é perigoso murmurar ?

A Palavra de Deus diz:  "quem se endureceu contra ele (Deus) e teve paz ?" (Jó 9.4).  A luz desse texto, podemos dizer que a murmuração configura um ato de impiedade extrema contra Deus.  Ela se torna perigosa porque, além de revelar uma ausência de fé, limita a nossa capacidade de enxergar as ações de Deus em nossas vidas e no contexto em que estamos.  Por conseguinte, a murmuração cega-nos diante de Deus.  Não lembramos mais das grandes obras do Senhor em nossa vida.  Não por acaso o apóstolo Paulo reúne os episódios de murmuração dos israelitas para que os crentes da atualidade tenham cuidado e não pratiquem esse pecado a fim de não serem destruídos (1 Co 10.10,11; Rm 15.4).

Sigamos em frente na nossa jornada de fé, priorizando a Palavra de  Deus em nossa meditação, confiando em seu poder e graça, procurando reconhecer que Ele está presente em todos os nossos caminhos.  Dessa forma, chegaremos às mansões celestiais:  "Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas" (Pv 3.6).

III - MURMURAÇÃO:  UM PECADO QUE NOS IMPEDE DE ENTRAR NA CANAÃ CELESTIAL

Israel não pôde entrar na Canaã prometida por Deus não porque houvesse alguma falha nEle ou naquilo que prometeu, mas, sim, porque se lançaram ao pecado da murmuração (1 Co10.5).  

1 - O fim dos israelitas murmuradores

Examinando os textos de Números 14.29 e 16.41-49, percebemos que, por causa da murmuração, os israelitas daquela geração não entraram na terra da promessa, foram mortos e sepultados no deserto (Nm 14.29).  A peregrinação de Israel pelo deserto nos serve de exemplo e advertência em nossa jornada para que não adotemos seu comportamento murmurador.  Devido a esse pecado, os israelitas perderam de vista os propósitos divinos e não alcançaram o cumprimento da promessa.

Está plenamente provado nos acontecimentos envolvendo Israel que Deus não aceita ou tolera o pecado da murmuração.  Esse ato é por demais perigoso, contagiante, gera um espírito negativista, sem fé, sem amor, sem consideração, sem obediência, sem reconhecimento, sem gratidão.

Se formos desobedientes como foram os israelitas corremos o risco de sermos cortados da raiz como está  escrito na carta de Paulo aos Romanos 11.18-21.

2 - O destino dos murmuradores

Á luz dos relatos do livro de Números, o apóstolo Paulo faz uma séria advertência ao povo da Nova Aliança:  "E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor" (1 Co 10,10).  Isso significa que um crente que vive praticando a murmuração já se encontra espiritualmente morto, perdeu a comunhão com o Senhor e não tem mais prazer nas coisas espirituais.  Logo o seu destino é a morte, que, à luz do Antigo Testamento, infelizmente, tem caráter físico e espiritual.  A murmuração é um perigo ao longo da nossa trajetória cristã.

3 - Os males da murmuração

A murmuração pode provocar muitos males.  Por exemplo, na vida da igreja local a murmuração pode trazer desânimo espiritual, contendas comunitárias, rebeldias espirituais e divisões ministeriais.  Esse processo acaba com a vida de comunhão da igreja local.  Além disso, o nosso Senhor disse que o reino dividido contra sí mesmo é "devastado" e não subsistirá" (Mt 12.25; cf Lc 1.17-22).  Há também o mal de caráter espiritual.  Por exemplo, a murmuração também resulta em mentiras e calúnias, portanto o Espírito Santo não habita uma vida que é dominada por esse tipo de obras carnais (Ef 4.30; Gl 5.19-21).  Por isso, afirmamos que quem se entrega a tal prática acaba atraindo outros pecados para a sua vida, tais como: idolatria, rebelião, adultério, blasfêmias contra Deus.  Como consequência acaba prestando serviço ao Inimigo e estacionando no meio do trajeto celestial.

A murmução, além de trazer atraso para toda comunidade de salvo, isto é, a Igreja, compromete também aquele que tem o chamado ministerial, mas que se deixa seduzir por esse pecado.  Uma pessoa vocacionada retrocederá quando passar a murmurar contra os seus líderes, não querendo mais servir com prazer, alegria e voluntariedade, achando que poderia merecer alguma coisa melhor, um reconhecimento mais adequado, se esquecendo de tantas bençãos que já recebeu.

CONCLUSÃO

Evitemos o pecado da murmuração, o qual vem marcado pela incredulidade para com Deus. A prática desse mal poderá atrair para as nossas vidas consequências desastrosas, como a ira do Senhor.

Nesta lição, vimos o quanto a prática da murmuração é perigosa e destruidora tanto para a vida espiritual quanto para a vida comunitária na igreja local ao longo da nossa jornada cristã.  Não podemos, pois ignorar a advertência da Palavra de Deus quanto ao pecado da murmuração (Rm 15.4).  Ora, a vontade de Deus é a de que participemos de suas promessas.  Portanto, evitemos o mal da murmuração em nossas casas, igrejas e em qualquer lugar que nos relacionemos com o próximo.


Fonte : Bíblia Sagrada

Lições Bíblicas - Adultos - 2º Trimestre 2024 - CPAD

Osiel Gomes - A Carreira que nos está proposta - 1ª  edição - CPAD - 2024 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BÍBLIA E JESUS

A Bíblia e Jesus !                                      1. Em Gênesis Jesus é: O nosso Criador (Gn 1) e A Semente da mulher. (3:15)...